Buscar

Ad2 movimentos sociais cederj unirio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD2 de movimentos sociais 2023 aula 15 e 16
Questão 1 - A partir da leitura do texto conceitue letramento e alfabetização com exemplo de acordo com as abordagens da pesquisa da professora Leda Verdiani Tfouni (2002)
Enquanto a alfabetização está envolvida no processo de aprendizado da leitura e escrita por um indivíduo ou um grupo de indivíduos, o letramento direciona sua atenção para os elementos socioculturais da incorporação de um sistema escrito por uma sociedade. O conceito de letramento abrange a vivência das práticas sociais da escrita que os sujeitos experimentam independentemente de possuírem ou não habilidades de alfabetização. A alfabetização de acordo com TFOUNI (2002) estaria mais diretamente ligada à obtenção da escrita como aquisição de competências para a leitura, escrita e uso da linguagem. Essa capacidade de alfabetização seria formalmente adquirida, conforme a autora, por meio do processo de educação escolar, sendo, portanto, parte do âmbito pessoal. O letramento tem como meta investigar tanto as pessoas que possuem habilidades de alfabetização quantas aquelas que não as têm, afastando-se, assim, do enfoque individual e direcionando-se mais para o contexto social. Em termos simplificados, para essa autora, letramento representaria o processo de exposição aos usos sociais da escrita que os indivíduos experimentam, mesmo quando não têm a habilidade de leitura ou escrita. Exemplos: Um exemplo de alfabetização de acordo com essa abordagem seria um aluno aprendendo a reconhecer as letras do alfabeto, associá-las aos sons correspondentes e, gradualmente, formar palavras e frases. O letramento para o aluno envolve uma variedade de atividades que visam desenvolver as habilidades de leitura, escrita e compreensão crítica da linguagem em contextos sociais.
Questão 2- A instituição escolar é a única instituição formativa responsável pelo processo de letramento do aluno? Não, a instituição escolar não é a única instituição responsável pelo processo de letramento do aluno. O letramento é um processo mais amplo que ocorre ao longo da vida e é influenciado por várias instituições e contextos sociais. Embora a escola desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, outras instituições e ambientes também têm influência significativa no letramento de um indivíduo. Além da escola, a família, a comunidade, a mídia, o ambiente de trabalho e outros contextos desempenham um papel importante no desenvolvimento do letramento. Cada um desses ambientes oferece oportunidades para a prática e o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita, bem como para a compreensão de diferentes tipos de textos e a participação na sociedade. Portanto, a vivência do dia a dia desempenha um papel crucial no desenvolvimento do letramento de uma pessoa. O letramento é um processo que ocorre em diversos ambientes e é influenciado por uma variedade de fatores, não se limitando exclusivamente à instituição escolar.
A instituição escolar é a única instituição formativa responsável pelo processo de letramento do aluno? 
Disserte e justifique a sua resposta a partir dos pressupostos teóricos apresentados na Aula, “Bem-estar e felicidade: direção comum da ação humana”. Neste sentido a professora Sonia Kramer(1993) contribui para a nossa reflexão ao destacar que: “[...] o que configura a nossa humanidade é exatamente o fato de sermos sujeitos sociais e cidadãos ativos na história, mergulhados na e fazedores de cultura, de desejos, de sonhos, possuidores e produtores de linguagem [...].Ora, muito tem sido dito à criança como construtora de conhecimentos. Entendendo que a função da escola é aprofundar a inserção dos sujeitos no mundo da cultura”aa professora Sonia A segundo a professora Krame que à criança como construtora de conhecimentos. Entendendo que a função da escola é aprofundar a inserção dos sujeitos no mundo da cultura
A leitura começa antes mesmo da alfabetização, quando começamos a decifrar os sinais que nos são apresentados, como a imagem de uma refrescante e deliciosa Coca-Cola num dia de verão, enquanto ainda estamos nos braços carinhosos de nossas mães, que desejam o melhor para nós. No entanto, é na escola que aprendemos a decodificar formalmente os alfabetos e outros símbolos que contêm diversas ideologias, modos de pensamento e orientações para a conduta coletiva.
A professora Krame aponta que a criança é uma construtora ativa de conhecimento e que a escola tem a função de aprofundar essa inserção das crianças no mundo da cultura. Nessa perspectiva, a escola não seria apenas um lugar onde o conhecimento é transmitido passivamente para os alunos, mas sim um ambiente onde as crianças são incentivadas a explorar, questionar, experimentar e construir seu próprio entendimento do mundo. Isso pode envolver atividades práticas, projetos de aprendizado, discussões e interações sociais que ajudam as crianças a se tornarem participantes ativos na cultura em que estão inseridas.

Outros materiais