Buscar

Aula 8 - Nutrição Mineral em Plantas (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras
Roteiros de aula prática –Nutrição mineral em plantas
Materiais e preparo
Para os seguintes testes utilizando plantas de tomareiro (Solanumlycopersicum):
T1 - Solução completa com aeração 
T2 - Solução completa sem aeração 
T3 - Solução sem nitrogênio
T4 - Solução sem potássio 
T5 - Solução sem cálcio 
T6 - Solução sem boro
T7 - Solução com Fonte de N somente na forma de Amônio
T8 - Solução com Fonte de N somente na forma deNitrato
T9 - Solução com alumínio
Preencha cada vaso com 3 Litros de areia para fornecer aeração necessária e no tratamento sem aeração, utilize um vaso vedado no fundo para evitar o escoamento da solução nutritiva. Prepare as soluções nutritivas conforme as tabelas apresentadas no vídeo. Faça o transplantio das mudas de tomateiros para os vasos com areia e regue com solução completa em meia força (metade do volume de irrigação do vaso com solução completa + metade do volume com água). Após uma semanacomplete a solução para força inteira e aguardepor mais uma semana. Passado esse período de aclimatação das plantas, adicione as diferentes soluções em seus respectivos tratamentos. Regue diariamente os tratamentos com suas respectivas soluçõese após duas semanas observe os sintomas de deficiência nutricional.
Para discussão.
1. Descreva os sintomas deficiências minerais e ao mesmo tempo procure relacioná-las com as funções fisiológicas dos nutrientes ausentes.
O N é o elemento mais abundante nas plantas e consequentemente sua deficiência ocasionou maiores danos, afetando diretamente o desenvolvimento do tomateiro, além de por ser um constituinte importante da clorofila causou o amarelecimento das folhas. No caso da deficiência de K seus sintomas foram observados nas folhas mais velhas, devido sua importância na produção e translocação de carboidratos, ativação de enzimas e crescimento dos tecidos meristemáticos sua falta também causou danos consideráveis a planta. Já o Ca por sua vez por ser um constituinte da parede celular, auxiliar na estabilização de polissacarídeos e na integridade da membrana celular este elemento diminuiu o crescimento vegetal tanto aéreo quanto radicular. 
2. Com relação aos sintomas de toxicidade do alumínio e da baixa disponibilidade de oxigênio,os descreva e busque relacioná-los com os processos fisiológicos da planta.
Nas duas situações apresentadas houve redução no crescimento aéreo e radicular do tomateiro. A disponibilidade baixa de O2 no solo altera tanto os processos metabólicos quanto o Ph do meio alterando a disponibilidade dos nutrientes as plantas. A toxidade do alumínio tambem leva a alteração do ph e da mesma forma compromete a disponibilidade dos nutrientes, além de dificulta a absorção dos mesmos e da agua devido o baixo crescimento das raízes nesta situação.
3. Por que os sintomas de deficiência de potássio e nitrogênio aparecem primeiro nas folhas mais velhas das plantas?
Os sintomas de deficiência de K e N aparece primeiro nas folhas mais velhas devido a grande mobilidade desses nutrientes nas plantas, ou seja, eles são facilmente transportados as folhas jovens sendo assim quando estão deficientes ele faltam primeiro nas folhas mais velhas
4. Por que os sintomas de deficiência de cálcio e boro aparecem primeiro nas zonas meristemáticas?
Os sintomas de deviciencia de Ca e B aparecem primeiro nas zonas meristemáticas, pois esse nutrientes são pouco moveis, desta forma na falta desses nutrientes a planta não consegue leva-lo ate as folhas mais jovens.
5. Porque não é interessante utilizar NH4+ ou NO3- como única fonte de nitrogênio no substrato?
Pois utilizando apenas essas fontes de N ocorre alteração do ph do substrato, pois ao absorver o NH4+ há a liberação de H+ e no caso no NO3- tem a liberação de OH. O ideal é que ocorra a disponibilização de N por meio de da ação conjunta do amônio e do nitrato pois assim haverá a estabilização do ph.

Mais conteúdos dessa disciplina