Buscar

ASPECTOS JURÍDICOS DA ATUAÇÃO POLICIAL modulo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASPECTOS JURÍDICOS DA ATUAÇÃO POLICIAL – MÓDULO II
Sobre o dever-poder de polícia, assinale as alternativas corretas:
Escolha uma ou mais:
a. A doutrina moderna prefere o emprego do termo “Poder de Polícia”.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Corresponde à permissão social dada à administração pública para restringir o exercício de direitos individuais em benefício de toda a sociedade.
d. A interdição de via pública para promoção das ações de segurança configura-se como ação oriunda do dever-poder de polícia.
e. Para alcançar a finalidade pública o Estado e seus agentes podem agir segundo valores pessoais, não encontrando limitações legais.
As respostas corretas são: Corresponde à permissão social dada à administração pública para restringir o exercício de direitos individuais em benefício de toda a sociedade., A interdição de via pública para promoção das ações de segurança configura-se como ação oriunda do dever-poder de polícia.
A expressão “casa” compreende:
Escolha uma:
a. Taverna.
b. Compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade. 
Parabéns! você acertou.
c. Casa de jogo.
d. Hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitação coletiva, enquanto aberta.
e. Todos os veículos.
O Estado, antes de tudo, tem obrigações, encargos e deveres. E para tanto lhes foram disponibilizados poderes (autoridade, capacidade, domínio, faculdade, força, meios, recursos) como instrumentos para alcançar a finalidade pública.
Como podemos nomear esta faculdade?
Escolha uma:
a. Dever-poder de Polícia.
b. Discricionariedade.
c. Vinculação.
d. Poder Executivo.
e. Legalidade.
A resposta correta é: Dever-poder de Polícia..
Sobre a abordagem policial e os aspectos que circundam:
Escolha uma:
a. Suspeita é uma desconfiança ou suposição, algo intuitivo e frágil, por natureza, razão pela qual a norma exige fundada suspeita, que é mais concreto e seguro. Assim, quando um policial desconfiar de alguém, não poderá valer-se, unicamente, de sua experiência ou pressentimento, necessitando, ainda, de algo mais palpável, como a denúncia feita por terceiro.
b. A desconfiança e o pressentimento podem justificar a parada de alguém em uma abordagem policial.
c. A experiência policial, isto é, o tirocínio profissional, é suficiente para validar e tornar legítima uma abordagem policial.
d. A abordagem policial pode ser realizada por qualquer Policial desde que porte mandado judicial a fim de preservar a legalidade do ato.
e.
A discricionariedade é argumento suficiente para justificar qualquer abordagem policial.
A resposta correta é: Suspeita é uma desconfiança ou suposição, algo intuitivo e frágil, por natureza, razão pela qual a norma exige fundada suspeita, que é mais concreto e seguro. Assim, quando um policial desconfiar de alguém, não poderá valer-se, unicamente, de sua experiência ou pressentimento, necessitando, ainda, de algo mais palpável, como a denúncia feita por terceiro..
Considerando que todo profissional da área de segurança pública corresponde a um agente público e pratica atos administrativos, sendo responsável pelas suas consequencias, associe os elementos contidos na 1ª coluna com as assertivas contidas na 2ª:
	1.    Competência (Sujeito).
 
	( ) Para que o ato seja aperfeiçoado exige-se a exposição/demonstração dos fundamentos de fato (acontecimentos do dia-a-dia) e de direito (conforme previsto na ordem jurídica). Dentro da ideia de transparência e controle no regime democrático, o cidadão precisa saber das razões em que se basearam o comportamento do agente público, a fim de aferir o grau de cumprimento do interesse comum. Pode ser vinculado (conforme determina a lei) ou discricionário (disponibiliza uma conjunto de opções para se cumprir o bem comum, de acordo a aportunidade e conveniência).
	2.    Forma.
	( ) Trata-se da capacidade do agente público de praticar um ato, conforme definido em legislação. Não havendo lei conferindo essa capacidade, o ato praticado é passível de nulidade. Nesse sentido, destaca-se a tarefa para realizar busca pessoal durante as ações de segurança pública. Em outras palavras, a lei confere aos agentes policiais essa atividade, não sendo admissível outra agente do Estado exercê-la.
	3.  Motivo.
	( ) Trata-se do conteúdo do ato, ou seja, aquilo sobre o que o comportamento dispõe (ex.: fiscalização, proteção de pessoas e bens).
	4.  Objeto.
	( ) É o bem jurídico objetivado pelo comportamento do agente público (ex.: proteção de um bem da vida).
	5.  Finalidade.
	( ) Cuida-se da exteriorização da manifestação de vontade ou do comportamento. Em regra, é por escrito, salvo quando a lei autorizar de outra forma (ex.: gestos do agente de trânsito, gestos do policial durante uma intervenção).
 
 
 
 
A sequência encontrada é:
Escolha uma:
a. 4 – 3 – 5 – 2 – 1
b. 1 – 3 – 4 – 2 – 5
c. 3 – 1 – 4 – 5 – 2
d. 3 – 4 – 2 – 1 – 5
A resposta correta é: 3 – 1 – 4 – 5 – 2.

Outros materiais