Buscar

Disciplina Políticas Educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	No Capítulo V, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação trata da Educação Especial que possui em sua organização os artigos 58 ao 60. Estes artigos buscam definir o conceito e a regulamentação da Educação Especial. Desta forma, disserte sobre a organização, o conceito e a regulamentação relativa à modalidade de ensino da educação especial.
	Resposta Esperada:
A Educação Especial surge na Lei de Diretrizes e Bases como um elemento importante e de apoio total da sociedade. Uma sociedade que se torna inclusiva, que busca eliminar as diferenças que existem com relação às crianças com necessidades especiais. 
Neste artigo 58, a educação especial será oferecida de preferência em escolas da rede regular de ensino, para as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e alta habilidade ou para superdotados.
Podemos determinar como crianças com necessidades especiais as que possuem: deficiência mental, visual, motora, Síndrome de Down, déficit de atenção/hiperatividade, transtornos de pensamento e da linguagem, transtorno de personalidade, com dificuldades de aprendizagem, superdotado, alunos que estão hospitalizados (classes hospitalares) em centros de reabilitação e alunos doentes que necessitam de cuidados maiores por motivo de doença grave em suas residências.
Essas crianças devem ser recebidas nas escolas com a mesma atenção que as demais, incluindo as crianças com necessidades de um segundo profissional para auxiliar o professore regente da turma. Espaço físico adequado, além de materiais pedagógicos que auxiliem no desenvolvimento e socialização destas crianças.
	2.
	As escolas possuem em sua estrutura elementos que possuem a participação e representação da comunidade e dos alunos. Estes  mecanismos estão presentes em uma gestão democrática participativa. Além destes mecanismos, a escola possui a avaliação institucional da escola e da aprendizagem. Frente ao exposto, disserte sobre como ocorre a avaliação institucional da escola e da aprendizagem.
	Resposta Esperada:
As escolas, em sua estrutura democrática, buscam a avaliação institucional para determinar como estão sendo percebidas as mudanças que foram aplicadas na escola tanto em nível físico como pedagógico. Para tanto, a comunidade escolar é convidada a dar seu parecer através de pesquisas que são desenvolvidas para assim verificar qual o pensamento dos pais com relação a estas mudanças. Dá ainda a possibilidade de verificar se são necessárias mudanças nos projetos propostos e ao professor realizar com a equipe de gestores um feedback do que foi realizado.
Receber ideias e sugestões dos pais é outro ponto positivo nesta proposta.
Podemos dizer que este mecanismo é uma possibilidade de realizar um autorregulação institucional, demonstrando à comunidade que a escola está aberta e realizando um trabalho voltado aos interesses da comunidade, bem como apresentando suas prestações de contas à comunidade.
A avaliação institucional ocorre também em nível de aprendizagem, pois os professores precisam perceber qual foi o avanço e como está sua maneira de trabalhar (adequada ou não) aos alunos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais