Buscar

Geografia Social e Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia Social e Cultural
Atente para a seguinte passagem de texto: 
“Nesse momento histórico na Grécia, havia um esforço intelectual voltado para a compreensão do mundo, do universo e da realidade, ou como era conhecido à época, o cosmos. Para os gregos, o cosmos era uma totalidade organizada racionalmente, que só poderia ser descrito pela razão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, Agostinho; VIADANA, Adler. Fundamentos históricos da Geografia: Contribuições do pensamento filosófico na Grécia Antiga. In: GODOY, Paulo (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 11-35, 2010. p. 13. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa que corresponde aos três grandes e importantes centros filosóficos da antiguidade para a história do pensamento geográfico:
Nota: 20.0
	
	A
	Mesopotâmia, Egito e Itália
	
	B
	Inglaterra, Alemanha e França
	
	C
	Turquia Ocidental, Grécia e sul da Itália
Você acertou!
“Essa convivência não era necessariamente harmoniosa, conflitos entre esses povos percorreram o tempo, até aproximadamente 750 a.C., e, conforme foi surgindo uma identidade entre eles, as tensões passaram a reduzir-se num período próximo ao tempo em que viveu Homero, a quem se credita a autoria das obras Ilíada e Odisseia. Dessa aproximação, nascem três grandes centros filosóficos: A Turquia Ocidental, também conhecida como Ásia Menor, ou ainda, território da Lydia, próximo onde o rio Caister deságua no Mar Egeu, onde encontravam-se cidades como Mileto e Éfeso. Nesse ambiente floresceram as ideias de Tales de Mileto e Heródoto; a Própria Grécia, onde encontrava-se Atenas como o centro fundamental do pensamento filosófico e das bases da democracia; a Itália inferior (sul da Itália) ou região do Dodecaneso, arquipélago localizado a 50 km de Mileto, onde nasceu Pitágoras (ilha de Sámos), que figura entre os principais filósofos, matemáticos e astrônomos” (livro-base, p. 83).
	
	D
	Síria, Egito e Peloponeso
	
	E
	Turquia Oriental, norte da Itália e Espanha
Questão 2/5 - Geografia Social e Cultural
Leia a afirmativa a seguir: 
“Esses registros [os mapas] eram praticados entre os grupos humanos desde a mais remota época, como sobrevivência pela necessidade de referenciar suas rotas, caminhos e territórios, integrando o vivido e as práticas socioculturais, incorporando ao longo dos tempos, novos valores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZEL, Salete. Comunicando e representando: Mapas como construções socioculturais. Geograficidade. v. 3, p. 58-70, 2013. p. 59. 
Considerando a dada afirmação e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a afirmativa correta sobre a questão dos mapas na Geografia:
Nota: 20.0
	
	A
	Para se construir um mapa, é preciso fazer uso de avançadas ferramentas tecnológicas e softwares específicos.
	
	B
	Na Geografia, são utilizados exclusivamente mapas formais, isto é, aqueles produzidos por instituições legais, como, por exemplo, o IBGE.
	
	C
	Os mapas podem carregar conceitos, elementos históricos e culturais e, para que um mapa realmente comunique, é preciso fazer uma interpretação das informações contidas nele.
Você acertou!
“Assim sendo, quando observamos um mapa, uma planta ou carta topográfica, o que irá ser revelado ao leitor dependerá diretamente e proporcionalmente da carga de conhecimento previamente adquirido por esse leitor, ou seja, um mapa não poderá comunicar aquilo que não temos noção da existência. Para que um mapa realmente comunique, é necessária uma interpretação das informações contidas nele, o que demanda uma cognição tanto de quem o produziu como de quem o interpreta, além disso, os mapas podem carregar conceitos, elementos históricos e culturais, que, para serem percebidos, demandará do leitor informações prévias a esse respeito” (livro-base, p. 6).
	
	D
	Para ser considerado um mapa, é preciso que ele contenha uma base matemática, com escalas, longitudes e latitudes, em que questões subjetivas, como a cultura, por exemplo, não sejam consideradas.
	
	E
	Na construção de um mapa, é preciso ter a percepção do espaço geográfico, que se dá unicamente a partir da visão, isto é, a partir do olhar.
Questão 3/5 - Geografia Social e Cultural
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Território é também movimento, ritmo, fluxos, rede e não uma questão estática, fixa, imutável. Esses movimentos são dotados de significados, expressividade, ou seja, simboliza algo para quem constrói e/ou usufrui”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p. 281. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre o conceito de território para a Geografia:
Nota: 20.0
	
	A
	O conceito de território está vinculado às nossas experiências, sentimentos e emoções.
	
	B
	Yi-Fu Tuan foi um dos teóricos que mais se debruçou sobre o conceito de território.
	
	C
	O conceito de território não deve ser confundido com o de espaço e de lugar, estando muito ligado à ideia de relações de poder.
Você acertou!
Conforme Andrade, “o conceito de território não deve ser confundido com o de espaço e de lugar, estando muito ligado à ideia de domínio ou de gestão de área. Assim, deve-se ligar sempre a ideia de território à ideia de poder, quer se faça referência ao poder público, estatal, quer ao poder das grandes empresas que estendem seus tentáculos por grandes áreas territoriais” (livro-base, p. 40).
	
	D
	Na Geografia, o conceito de território é essencialmente estruturado em dois olhares, sendo um o território concreto e outro o território abstrato.
	
	E
	O conceito de lugaridade possui relação com a discussão sobre território e embrenha-se pelo entendimento de que os poderes existentes dentro do território são hegemônicos.
Questão 4/5 - Geografia Social e Cultural
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entendendo que a percepção não se limita ao sentido da visão, o estudo da paisagem na abordagem cultural da Geografia propõe ir além dos aspectos visuais, considerando toda a sua dimensão subjetiva; desvendar a ‘alma do lugar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZEL, Salete. Geopoética das paisagens: Olhar, sentir e ouvir a “natureza”. Caderno de Geografia, Belo Horizonte/MG, v. 22, n. 37, p. 65-78, 2012. p. 69. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre a elaboração da Geopoética:
Nota: 20.0
	
	A
	Em 1990, Paul Claval elabora o conceito de Geopoética.
	
	B
	Foi com Salete Kozel, na década de 1980, que se construiu o conceito de Geopoética.
	
	C
	Kenneth White elaborou na década de 1990 o conceito de Geopoética.
Você acertou!
“Buscando esse outro olhar, essa nova perspectiva, Kenneth White elaborou na década de 1990 o conceito de Geopoética, que prima por abrir espaço ao novo, ao sensível, ao vivenciado” (livro-base, p. 65).
	
	D
	Tal conceito surgiu na escola possibilista de Geografia no século XIX.
	
	E
	Friedrich Ratzel criou o conceito de Geopoética na escola determinista de Geografia.
Questão 5/5 - Geografia Social e Cultural
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Para Turri [...], a paisagem corresponde aos cenários visíveis que geram imagens e representações vinculadas à subjetividade do observador e decodificadas em consonância com a percepção das pessoas e com os valores de cada sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAQUET, Marcos Aurelio. Reflexões sobre o conceito de território e suas relações com os estudosde cultura e identidade. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Org.) Maneiras de ler: Geografia e cultura. Porto Alegre, Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, p. 37-51. 2013. p. 44.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre o conceito de paisagem para a Geografia:
Nota: 20.0
	
	A
	Para se compreender o conceito de paisagem, é preciso levar em consideração as relações de poder presentes nos contextos de análise.
	
	B
	Paisagem é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; passado e presente.
Você acertou!
Segundo o MEC, “a categoria paisagem, porém, tem um caráter específico para a Geografia. É definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; passado e presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho. [...] quando se fala de uma paisagem de uma cidade, dela fazem parte seu relevo, a orientação dos rios e córregos da região, sobre os quais se implantaram suas vias expressas, o conjunto de construções humanas, a distribuição de sua população, o registro das tensões, sucessos e fracassos da história dos indivíduos e grupos que nela se encontram” (livro-base, p. 39).
	
	C
	Observar a categoria paisagem nos leva a perceber que questões políticas devem e se fazem presentes na discussão para entender e conceituar esse termo.
	
	D
	Para a existência de uma paisagem, pressupõe-se uma delimitação (limite, fronteira, divisa) e a existência de um poder administrativo (político) que reforce essa ideia.
	
	E
	No que tange às categorias de análises do espaço geográfico, a paisagem é concebida como um elemento abstrato e, assim sendo, é irrelevante.

Continue navegando