Buscar

PROJETO INTEGRADOR

Prévia do material em texto

PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA 
A Importância da drenagem linfática em pacientes Mastectomizadas: Uma revisão bibliográfica
Ana Carolina S. Santana
Clariane Cristina de Oliveira
Karini Cristina Cestari 
Natalia da Silva Morais 
BATATAIS
2020
A IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM LÍNFATICA EM PACIENTES MASTECTOMIZADAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
2
Trabalho apresentado à Professora Esp. Aline Ligiane da Silva Tavares, como parte das exigências do Projeto Integrador da disciplina Massofilaxia do curso Tecnólogo em Estética e Cosmetologia.
ORIENTADORA: Prof.ª Aline Ligiane da Silva Tavares
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2. OBJETIVOS...........................................................................................................5 
3. METODOLOGIA....................................................................................................6
4. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................7
5. CONCLUSÃO........................................................................................................8
6. REFERÊNCIAS......................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO 
O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns na mulher. ode estar referido com padrão alimentar, hormônios, fatores genéticos entre outros fatores de risco. É um câncer de detectação precoce, podendo ser descoberto pela própria paciente com o autoexame do toque nas mamas.
Após a mastectomia (cirurgia de retirada da mama), podem ocorrer ou não a formação de linfedema, que resulta no excesso de linfa acumulado fora do vaso linfático, sendo comum em dois a cinco anos após a mastectomia. Ocorrendo, devido à retirada dos gânglios linfáticos axilares resultando assim em uma interrupção da circulação linfática em membros superiores. O linfedema pode vir acarretar diversas adversidades como a diminuição da amplitude de movimento, alterações na sensibilidade, processos inflamatórios infecciosos e também grandes transtornos para paciente esteticamente, fisicamente e psiquicamente.
A drenagem linfática é uma forma de tratamento muito importante para estes casos, sendo uma técnica de conjunto de manobras que drena o excesso de grande líquido acumulado no interstício, atuando na otimização ou restauração do sistema linfático lesionado impulsionando a linfa que está acumulada. Para obter tais resultados é de suma importância que a esteticista possua profundo conhecimento na técnica.
O tema desta revisão bibliográfica foi escolhido para poder mostrar à importância da atuação do esteticista no cenário do pós-operatório de uma paciente mastectomizada, com indícios de linfa edema, podendo ser utilizado como método de tratamento a massagem de drenagem linfática.
2
2. OBJETIVOS 
O principal objetivo é apresentar a forma que o profissional da estética pode atuar no tratamento pós-operatório de pacientes mastectomizadas obtendo resultado não só na redução de volume no membro afetado como também na melhora funcional e estética do paciente utilizando como pratica a drenagem linfática. 
3. METODOLOGIA 
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica descrita é exploratório. O estudo bibliográfico se baseia em levantamentos de dados obtidos de artigos científicos. A drenagem linfática é uma forma de tratamento muito importante para estes casos, sendo uma técnica de conjunto de manobras que drena linfática que optou-se em utilizar a técnica de análise temática. Essa técnica consiste em identificar os núcleos de sentido que compõe uma comunicação, cuja frequência ou ausência possam ter significado para o objeto analítico visado
4. DESENVOLVIMENTO
A drenagem linfática, a associação de procedimentos é recomendada no tratamento do linfedema. As bandagens, os cuidados da atividade da vida diária, as infecções e os cuidados higiênicos fazem parte desta abordagem. 
Sugerimos aa eliminação dos movimentos circulares da técnica convencional e a utilização de movimentos mais objetivos, seguindo as regras da hidrodinâmica, da anatomia e da fisiologia do sistema linfático.
Podemos concluir também que a drenagem linfática é muito importante pois irá ajudar a manter a circulação linfática e prevenir infecções, ajudando o paciente a conseguir fazer as funções diárias com mais facilidade.
O diagnóstico e a prevenção precoce do linfedema também são importantes para obter um melhor tratamento, a rede linfática axilar, propõem-se vários métodos de detecção precoce. Alguns são muito simples, como a palpação mamária ou o auto-exame da mama, podendo este ser realizado pela própria mulher. Existem métodos mais precisos, embora mais sofisticados, como a mamografia, ultrassonografia e outros.
5. CONCLUSÃO
Concluímos que a drenagem linfática é uma forma de tratamento muito importante para pacientes mastectomizadas, pois ajuda na redução de líquido acumulado no interstício e atua restaurando o sistema linfático lesionado impulsionando a linfa acumulada promovendo maior sensação de alívio e bem estar.
Podemos concluir também que a drenagem linfática é muito importante pois irá ajudar a manter a circulação linfática e prevenir infeções, ajudando o paciente a conseguir fazer as funções diárias com mais facilidade.
6. REFERÊNCIAS
CARDOSO, Natália Farias. et al. A importância da Estética em Pacientes Mastectomizadas: Centro Universitário IBMR, Rio de Janeiro, 2017.
CORRÊA, Luiz Eduardo, A eficácia da drenagem linfática manual em pacientes pós-cirúrgicos de mastectomia: Faculdade de Apucarana, Apucarana- PR, 2018.
DOLZANE, Viviane Negreiros. et al. Drenagem linfática manual no pós-operatório imediato de mastectomizadas: Faculdade Cambury.
FELICIANO, Taize Dagostim. et. al. Drenagem linfática na paciente mastectomizada com linfedema: Universidade do Sul, Tubarão, Santa Catarina.
LIMA, Lyenne. et. al. O papel da drenagem linfática na melhora da qualidade de vida e na redução de linfedema em mulheres mastectomizadas em pós-operatório tardio: Faculdade Ávila. 
NUNES, Jessica Espíndola, A eficácia da drenagem linfática manual no linfedema pós mastectomia: UNIJUÍ, Ijuí, Rio Grande do Sul, 2018.

Continue navegando