Buscar

Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos Prova

Prévia do material em texto

Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos
1. Painel
2. Meus cursos
3. Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos
4. Módulo 1 - Licitação, Atos de Dispensa e Inexigibilidade
5. Avaliação Parcial Objetiva - Módulo 1
	Iniciado em
	quarta, 22 jul 2020, 19:24
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 22 jul 2020, 20:06
	Tempo empregado
	41 minutos 7 segundos
	Avaliar
	16,00 de um máximo de 20,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as alternativas abaixo e marque verdadeiro ou falso para cada uma delas.
 
( ) Em caso de inviabilidade de competição, a licitação deverá ser dispensada.
(   ) É vedado o uso eletrônico no pregão.
(  ) No pregão, é possível o estabelecimento do estabelecimento do critério de melhor técnica na classificação na classificação das propostas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
 
a. F – F – F.
b. V – F – V. 
Opção incorreta. Procure revisar o conteúdo estudado.
c. F – V – F.
d. V – V – F.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
De acordo com o art. 25, caput da Lei nº 8.666/93 é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição.
Pelo art. 2º § 1º da Lei nº 10.520/02, “Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica".
No pregão, o critério de julgamento será sempre o de menor preço (artigo 4º, VII e VIII da Lei nº 10.520/02).
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere a seguinte informação:
 
Nos contratos administrativos, mesmo naqueles não precedidos de licitação, a Administração pública estabelece todas as cláusulas contratuais; justamente por tal razão, são tidos como contratos de adesão.
 
A frase em questão:
 
a. Está correta porque, embora a Administração pública nem sempre esteja vinculada ao ordenamento jurídico, é ela quem dita todas as cláusulas contratuais.
b. Não está correta, porque a Administração pública não estabelece previamente todas as cláusulas contratuais.
c. Não está correta, porque, embora a Administração pública estabeleça previamente todas as cláusulas contratuais, os contratos administrativos não são tidos como contratos de adesão.
d. Está correta, uma vez que os contratos administrativos são considerados contratos de adesão. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
Feedback
Sua resposta está correta.
As cláusulas do contrato são aquelas previstas na Lei nº 8.666/93, em particular no art. 55, e outras conforme dispuser o edital de licitação. Ademais, os contratos administrativos são considerados contratos de adesão, uma vez que seus termos são todos estipulados pela Administração, cabendo ao contratado apenas concordar com os termos ali previstos.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Determinado órgão da Administração Pública pretende se desfazer de grande número de bens inservíveis. Para essa alienação, a Administração pública poderá:
 
a. Promover a venda direta a qualquer interessado, tendo em vista que se trata de hipótese de dispensa de licitação.
b. Realizar licitação, sob a modalidade pregão, em face da natureza dos bens objeto da alienação.
c. Promover licitação, sob a modalidade leilão, independentemente do valor da avaliação dos referidos bens inservíveis. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
d. Realizar licitação, sob a modalidade pregão ou leilão, tendo em vista que as duas se prestam a compatibilizar a urgência da demanda, não sendo relevante o valor dos bens.
Feedback
Sua resposta está correta.
Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, prevista no art. 19 da Lei nº 8.666/93, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (art. 22, § 5º, da Lei nº 8.666/93).
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A empresa XYZ constatou irregularidade em edital de concorrência na qual pretende participar. Nesse sentido, conforme os ditames da Lei nº 8.666/93, qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei de licitações, devendo protocolar o pedido antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação até o prazo de:
 
a. 1 (um) dia útil.
b. 3 (três) dias úteis.
c. 5 (cinco) dias úteis. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
d. 2 (dois) dias úteis.
Feedback
Sua resposta está correta.
Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar os termos do edital, no prazo de até cinco dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação. A Administração tem o prazo de até três dias úteis para julgar e responder à impugnação art. 41, § 1º, Lei nº 8.666/93).
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A celebração de contratos administrativos é precedida, na maioria das vezes, da realização de licitação, procedimento no qual se escolhe a melhor proposta para o Poder Público. As condições que vigoraram por ocasião da licitação:
 
a. Podem ser alteradas em razão da prerrogativa da Administração pública de alteração unilateral do contrato, sempre visando ao interesse público, inclusive para alteração do objeto principal, sem qualquer tipo de limitação.
b. Constituem ato jurídico perfeito que exauriu seus efeitos, porque finda a licitação não há mais como alterar os atos praticados no decorrer do certame, razão pela qual não impactam no conteúdo do contrato administrativo.
c. Ficam substituídas pelas disposições do contrato, que podem dispor de maneira a melhor disciplinar a execução da avença, ficando obrigada a Administração a manter o valor objeto da proposta ganhadora.
d. Continuam a projetar efeitos, pois devem estar representadas nos termos do contrato firmado, cuja minuta integrou o edital de licitação, sob pena de ofensa ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
Feedback
Sua resposta está correta.
A minuta do edital integrará sempre o edital ou ato convocatório da licitação, de forma que o contrato esteja em consonância com seus termos. Ademais, o contrato é definido, pela doutrina, como sendo “de adesão” exatamente por isso: é elaborado previamente, conforme os termos da licitação que o precede.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A modalidade de licitação denominada pregão:
 
a. É utilizada entre quaisquer interessados, para a venda de bens móveis, produtos penhorados e bens imóveis a quem oferecer maior lance, igual ou superior ao da avaliação.
b. É utilizada entre os interessados do ramo pertinente ao objeto, cadastrados ou não, em um número mínimo de três, e seu edital deve ser publicado com antecedência mínima de vinte e quatro horas da apresentação das propostas.
c. É utilizada entre interessados devidamente cadastrados para a celebração de contratos relativos a obras, serviços e compras de pequeno vulto.
d. É sempre do tipo menor preço, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
Feedback
Sua resposta está correta.
O pregão destina-se à aquisição de bens e serviços comuns. O art. 1º da Lei nº 10.520/02, em seu parágrafo único, procura definir o que seriam bens e serviços comuns: “[...] aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado”.
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o disposto nas leis sobre licitações, selecione a modalidade licitatória aplicável aos itens abaixo:
 
I – Venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados;
II – Aquisição de bens de natureza comum;
III – Obras com valor estimado não elevado, em que os licitantessão convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa.
 
a. I – Concorrência, II – Pregão, III – Convite.
b. I – Leilão, II – Convite, III – Tomada de Preços.
c. I – Pregão, II – Leilão, III – Tomada de Preços.
d. I – Leilão, II – Pregão, III – Convite. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
Feedback
Sua resposta está correta.
De acordo com a Lei nº 8.666/93, leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis.
O pregão destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, definidos no art. 1º, parágrafo único, da Lei nº 10.520/02 como “[...] aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado”.
Nos termos do artigo 21, §3º, da Lei nº 8.666/93: Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
NÃO se incluem dentre as modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666/93:
 
a. Concorrência, concurso e convite.
b. Tomada de preços, convite, concurso e leilão. 
Opção incorreta. Procure revisar o conteúdo estudado.
c. Menor preço, melhor técnica e técnica e preço.
d. Tomada de preços, convite e leilão.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Em 1993, foi promulgada a Lei nº 8.666/93, a qual instituiu as normas gerais para licitações e contratos da Administração Pública, prevendo as modalidades concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual pode ser efetivada:
 
a. mediante inexigibilidade de licitação, desde que o licitante convocado seja um dos classificados na licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor.
b. mediante inexigibilidade de licitação, desde que atendida à ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor.
c. mediante dispensa de licitação, desde que o licitante convocado seja um dos classificados na licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor.
d. mediante dispensa de licitação, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
Feedback
Sua resposta está correta.
De acordo com o art. 24, XI, da Lei nº 8.666/93 é dispensável a licitação:
“XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido;”.
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa INCORRETA:
 
a. As licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.
b. A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
c. O procedimento licitatório previsto na Lei nº 8.666/93 caracteriza ato administrativo informal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública. 
Parabéns! Você está atento ao conteúdo!
d. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.
Feedback
Sua resposta está correta.
De acordo com o art. 4º, parágrafo único, da Lei nº 8.666/93, “O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.”.
Parte inferior do formulário

Continue navegando