Buscar

Bombeio Hidráulico a Jato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bombeio Hidráulico a jato:
É um sistema de elevação artificial onde os fluidos produzidos pelo reservatório, geralmente de baixa pressão, são elevados para cabeça do poço, através da misturas com fluido de alta pressão (Fluido de potência), o qual é bombeado desde a superfície.
A simplicidade dos equipamentos de fundo de poço, consistindo somente de um sistema de jato e um difusor que permite controlar os níveis de energia dos fluidos envolvidos no processo, e seu baixo índice de intervenção nos poços, tornam este sistema muito atraente em termos de custo operacional de produção e mais ainda em campos offshore.
Dentro da indústria do petróleo, a redução de custos tem-se trazido em sistemas que empregam equipamentos de sub-superfície de maior resistência, simplicidade, flexibilidade e facilidade de manutenção, refletindo-se diretamente na redução da intervenção dos poços, a qual é um dos itens de maior peso no custo operacional, pois além de custo por sonda, significa parada de produção.
De acordo com isto, o bombeio hidráulico tem despertado muito interesse, já que dentro de sua estrutura (No fundo do poço) não emprega parte móveis, incrementando a continuidade operacional do sistema. Além disso é possível retirar o conjunto de fundo sem necessidade do emprego de sonda, ( Implica operações de Wire-line).
O fluido motriz chega ao fundo do poço com elevada pressão, e passa através de um bocal que converte energia potencial (Pressão) em energia cinética resultando em altíssima velocidade.
Devido à queda de pressão que ocorre na saída do bocal os fluidos produzidos são succionados para dentro de uma garganta juntamente com o fluido motriz. Durante a mistura ocorre a transferência de quantidade de movimento do fluido de potência para os fluidos do reservatório. Na saída da garganta, os fluidos, intimamente misturados apresentando alta velocidade, portanto alta energia cinética, entram em um difusor, onde um contínuo aumento na área aberta ao fluxo promove a conversão de energia cinética em energia pressão, permitindo que a mistura, desviada para o espaço anular, chegue até a superfície.

Outros materiais