Buscar

PROVA 2 CHAMADA MILENA NUNES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL – CAMPUS TUBARÃO - SC
DISCIPLINA: ELETROTERAPIA APLICADA A DERMATOFUNCIONAL – CURSO DE FISIOTERAPIA
PROFESSORA: PRISCILA PERES CANTO
ACADÊMICO: Milena Nunes___________________________________________ 30 DE MAIO DE 2020.
PROVA DE SEGUNDA CHAMADA
Atenção as Orientações: 
1- Esta atividade é individual. 
2- Utilize a norma culta da língua portuguesa. Erros ortográficos e o não uso de linguagem técnica apropriada serão contabilizados.
3- Sendo identificada cópia não referenciada “plágio” será atribuída nota zero a questão. 
4- Sendo identificadas cópias entre os colegas será atribuída nota zero as questões de ambos. 
5- A Atividade devo ser postada no formato DOC.X . Se for utilizado outro formato será atribuída nota zero a atividade.
6- Preencha o gabarito no final da prova. 
1) Sobre as estruturas dos folículos pilosos e as características dos pelos, sabemos que ele é uma matéria semiviva, que sofre influência direta dos hormônios e é vascularizado. Para que tenha um resultado satisfatório e duradouro, quais as estruturas essenciais da reprodução do pelo que precisa-se destruir. Marque a alternativa correta: 
a) ( ) Bulge, papila dérmica e vasos sanguíneos
b) ( ) Bulge, papila dérmica e glândula sebácea
c) ( ) Papila dérmica, glândula sebácea e músculo
d) ( ) papila dérmica, músculo e haste
2) Sobre as fases de crescimento dos pelos, qual a fase alvo no qual deve-se realizar a técnica de fotodepilação. Marque a alternativa correta: 
a) ( ) telógena
b) ( ) catágena
c) ( ) anágena
d) ( ) todas as alternativas corretas.
3) A luz intensa pulsada e o laser possuem características e diferenças no que tange o seu espectro, coerência, fluência e comprimento de onda. Marque a alternativa correta sobre a luz intensa pulsada: 
a) ( ) A LIP é monocromática, coerente, fluência alta e comprimento de onda único.
b) ( ) A LIP é monocromática, incoerente, fluência baixa e comprimento de onda único.
c) ( ) A LIP é policromática, incoerente, fluência baixa e comprimento de onda variável. 
d) ( ) A LIP é policromática, incoerente, fluência baixa e comprimento de onda único. 
4) Marque a alternativa incorreta sobre o laser de baixa potência – LEDs: 
a) Enquanto os lasers provocam um aquecimento intenso da pele e esse calor estimula o colágeno, os LEDS atuam, diretamente no nível celular.
b) Favorecem o estímulo de colágeno pelos fibroblastos e a redução da produção da colagenase (enzimas que destroem o colágeno).
c) Terapia Invasiva, pois há agressão, dor ou risco de marcas ou cicatrizes. 
d) Inibe as enzimas metaloproteinases que destroem o colágeno cutâneo, sendo possível modular, corrigir e/ou equilibrar as funções metabólicas que foram alteradas nas células da pele.
5) Sobre os efeitos fisiológicos do laser de baixa potência – LEDS, assinale a alternativa incorreta: 
a) Aumento do trofismo local e da reparação tecidual.
b) Aumento da velocidade de regeneração das fibras nervosas.
c) Incremento da atividade fagocitária dos linfócitos e macrófagos;
d) Todas as alternativas estão incorretas.
6) A sigla LASER possui sua origem na língua inglesa, abreviando “light amplification by stimulated emission of radiation”. A palavra laser é consagrada pelo uso e define fonte de luz monocromática, intensa, coerente e colimada, cuja emissão de radiação se faz pelo estímulo de campo externo, com aplicações variadas e crescentes na indústria, na engenharia, na medicina humana e mais recentemente, na medicina veterinária. Assinale a alternativa incorreta abaixo: 
a) Os lasers são classificados em alta e baixa potência. Os lasers de alta potência geralmente são aplicados para a remoção, corte e coagulação de tecidos.
b) Os lasers são classificados em alta e baixa potência. Os lasers de baixa potência são mais comumente aplicados em processos de reparação tecidual, tais como traumatismos musculares, articulares, nervosos, ósseos e cutâneos.
c) A laserterapia de baixa potência pode gerar aumento da atividade mitocondrial, com consequente aumento de adenosinatrifosfato (ATP), vasodilatação, síntese proteica, decréscimo nos níveis de prostaglandinas, presença de mitose celular, migração e proliferação de queratinócitos e ocorrência do fenômeno de neoangiogênese.
d) A terapia com laser tem sido administrada com o objetivo de promover melhor resolução de processos inflamatórios, redução da dor, evitar a ocorrência de edema, bem como, preservar tecidos e nervos adjacentes ao local da injúria. Tais efeitos podem ser alcançados através de comprimentos de onda entre 600 e 1000nm e potências de 1mW a 5W/cm.
e) Nenhuma das alternativas acima estão corretas. 
7) A luz intensa pulsada (LIP) é dispositivo que emite luz de alta intensidade, policromática, não coerente e não colimada, incluindo feixe de luz com comprimentos de onda que variam de 400 a 1200nm, com duração de pulso de dois a 200ms. Os equipamentos atuais de LIP consistem em câmara contendo gás xenônio e atravessada por corrente elétrica que libera pulsos de energia na forma de energia luminosa por uma ponteira de safira ou quartzo. Assinale a alternativa incorreta em relação a IPL: 
a) Por meio do uso de filtros, também chamados de cut offs, seleciona-se a faixa de comprimento de onda desejada: somente comprimentos de onda acima do filtro utilizado passam por ele e atingem a superfície cutânea.
b) Comprimentos acima de 950nm devem ser omitidos, pois possuem mais afinidade com a água e consequentemente contribuem para o aquecimento epidérmico, que não é desejado.
c) Os aparelhos de LIP mais modernos emitem uma onda quadrada a cada disparo; essa onda é fragmentada em múltiplos pulsos de emissão, o que permite que a energia seja entregue de forma eficaz ao cromóforo-alvo, evitando danos às estruturas adjacentes.
d) O mecanismo de atuação da LIP é baseado na captação de energia por determinados alvos teciduais, denominados cromóforos, cujo princípio é o da fototermólise seletiva. Os três principais cromóforos da pele humana são a hemoglobina, a melanina e a água; cada um desses possui picos específicos de absorção de luz.
e)  versatilidade da LIP permite combinar parâmetros e tratar várias lesões cutâneas vasculares e melanocíticas e realizar a epilação e o fotorrejuvenescimento, com alta taxa de cobertura da pele graças a um spot grande.2 É alternativa útil quando os pacientes não estão dispostos a assumir os efeitos adversos de outros procedimentos que requerem tempo mais prolongado de recuperação.
f) As alternativas: a, b, c, d, e, estão incorretas. 
8) O sistema de luz intensa pulsada foi desenvolvido por Goldberg, a partir de experimentos com uso do laser. A diferenciação neste processo é que a luz intensa pulsada representa uma luz não coerente, de amplo comprimento de onda, e que trata o alvo a partir de um feixe específico de luz, utilizando, para tanto, filtros de corte e regulagem do tempo de exposição do pulso de luz e o respectivo intervalo entre esses filtros. Assinale a alternativa correta abaixo:
a) Aparelhos de luz intensa pulsada podem emitir luz monocromática de modo mais potente do que muitos tipos de laser.
b) Nos aparelhos mais modernos, já é possível o controle por meio de computadores e filtros moduladores de espectro, o que dá à luz intensa pulsada uma versatilidade em relação a outros métodos que utilizam a luz como terapêutica.
c) O avanço tecnológico nessa área permite, inclusive, a minimização do desconforto causado ao paciente em função do calor emitido pela luz, e não há contraindicações quanto ao seu uso em pacientes com pele de tipo V e VI, ou em pacientes com pele II, III e IV bronzeados.
d) A luz intensa pulsada como um procedimento que utiliza flash de luz pulsada de alta potência, provocando o resfriamento da raiz do pelo, em temperatura acima de 70 graus, ocasionando a coagulação das proteínas do bulbo, causando atrofia e destruição completa do mesmo.
9) O laser de baixa potência só surgiu na década de 1970, com o médico e professor húngaro Endre Mester, sendo utilizado na cicatrizaçãode feridas e úlceras abertas inicialmente, com a finalidade de estimular a cicatrização tecidual. Se difere do laser de alta potência por não produzir nenhum efeito térmico considerável e suas reações são praticamente somente de fotobioestimulação celular. Assinale a alternativa incorreta abaixo:
a) O laser tem como características alguns aspectos básicos: Policromática: tem várias cores; emite onda eletromagnética de um único comprimento de onda, ou seja, uma cor específica para cada tipo de laser.
b) Coerência: a fase relativa entre as ondas de luz se mantém; o termo é usado para exprimir o grau de monocromia e colimação.
c) Todas as ondas emergentes do laser são altamente ordenadas no espaço e correlacionadas no tempo.
d) Colimação: a luz é emitida em uma única direção, e as ondas são paralelas, com feixe estreito, que assim permanece à medida que se propaga.
10) Nos tratamentos estéticos, devido as várias evidências sobre a atuação da luz nos diferentes processos dos metabolismo celular, pode-se intuir que sua aplicação obtém resultados bastante satisfatórios na melhora da flacidez tissular, na prevenção do envelhecimento precoce, na eliminação de edemas, na melhora da cicatrização em processos pós-cirúrgicos, na estimulação dos folículos pilosos nos tratamentos de terapia capilar, no clareamento de manchas e nos tratamentos de acne. Assinale a alternativa incorreta abaixo: 
a) O laser infravermelho é responsável por aumentar a circulação, estimular o sistema imunológico, com ação analgésica e antiinflamatória, aumentar a permeabilidade da membrana celular, promover a reparação de tecidos ósseos e nervosos e possui ação fibrinolítica.
b) O Laser vermelho, com comprimento de onda de 660 nm, não pode ser utilizado nos tratamentos estéticos de pós-cirúrgicos e acne e não é indicado nos tratamentos de revitalização cutânea, melhora da flacidez tissular, em rugas e estrias.
c) O laser possui contraindicações que incluem: neoplasias, tratamento direto sobre o olho, tratamento sobre o útero gravídico, tratamento sobre infecções, tratamento sobre as gônadas (ovários e testículos), tratamento sobre áreas fotossensíveis ou fotossensibilizadas da pele, tratamento sobre áreas hemorrágicas, áreas com aplicação de toxina botulínica. 
d) A terapia com laser é indicada tanto para disfunções estéticas como para tratamentos de vários processos patológicos, visto que a luz do laser sobre os tecidos aumenta o grau de atividade mitótica e biológica nas células, e a luz sendo um tipo de energia é essencial para manter a homeostase do organismo.
GABARITO:
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	A
	C
	C
	C
	D
	E
	F
	B
	A
	B

Outros materiais