Buscar

RESUMO QUIZ TERMO E FOTO UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quis termo e foto unip
A reparação tecidual é um processo fisiológico que busca manter a homeostasia corporal após uma lesão. Este processo, que visa restaurar a arquitetura tecidual e a função após uma lesão. A mesma pode ser ocorrer de duas formas: regeneração ou cicatrização. Sobre as fases do processo de reparação tecidual, responda: I) A inflamação crônica é considerada um evento benéfico e eficaz visto que potencializa a limpeza da área afetada por uma lesão por mais tempo. II) A inflamação aguda pode durar entre 10-14 dias. III) Os linfócitos agranulados dividem-se em quatro classes (neutrófilo, eosinófilo, basófilos e mastócito) e são responsáveis pela fagocitose. IV) Os linfócitos granulados liberam diferentes mediadores químicos responsáveis pela quimiotaxia e por provocarem dor. V) Os mediadores químicos organizam e controlam os eventos da fase proliferativa e disparam os eventos subsequentes da fase de remodelagem. Sobre as questões acima, assinale a alternativa correta:
Somente a alternativa IV está correta.
O aparelho de ondas curtas é muito utilizado atualmente, pois tem a capacidade de produzir ações analgésicas, antiespamolítico e hiperemiante. Por se tratar de um recurso de uso importante, faz-se necessário entender que existem inúmeras maneiras de aplicação terapêutica desse aparelho. Porém, deve-se empregá-lo de forma ímpar, ou seja, adequar sua utilização para cada finalidade específica e regulá-lo para o uso em cada paciente, respeitando suas características individuais. Fonte: TEIXEIRA et al, 2001. Segundo Kottke (1994), o tratamento empregando a diatermia de ondas curtas pode ser usado para tratar lesões de grandes áreas, tanto profundas quanto superficiais. Esse método é muito utilizado, pois produz uma elevação das temperaturas profunda e superficial mais rapidamente do que qualquer outro método. Com relação à dosimetria desse equipamento, responda: I) Para garantir que haja calor significativo produzido pelas ondas curtas, deve-se optar pelo modo contínuo de emissão da radiação. II) Quando um paciente refere que o calor que está sentindo é demasiado, o fisioterapeuta deve explicar a ele que esse é o efeito terapêutico esperado. III) Uma sessão de ondas curtas dura, em média, 20 minutos. IV) Deve-se optar pelo uso de ondas curtas contínuo, sempre que o paciente apresentar-se em fase inflamatória aguda. V) As placas devem ter uma distância de 2-4 cm da pele, para que o campo possa distribuir-se de forma mais homogênea pelos tecidos. Sobre as questões acima, assinale a alternativa correta:
 Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
A fisioterapia pode oferecer uma diversidade de recursos terapêuticos, que visam diminuir ou eliminar a dor de um paciente de maneira prática e econômica. O frio e o calor são recursos que podem facilitar este processo, através dos efeitos fisiológicos que podem produzir no organismo quando aplicados diretamente ao corpo. Sobre ambas modalidades, responda: I) O aquecimento do Órgão Tendinoso de Golgi (OTG) gera um aumento do tônus muscular. II) À temperaturas terapeuticamente aplicáveis 50-55ºC há aumento da extensibilidade do colágeno (se o alongamento for realizado concomitantemente). III) A liberação de ácido láctico e dióxido de carbono é aumentada pelo calor e estimula a dilatação vascular. IV) Leva-se cerca de 30 minutos para baixar 3,5º C da temperatura de um músculo a uma profundidade de 4 cm com a aplicação de gelo. V) O resfriamento do fuso muscular gera a redução do espasmo muscular. Sobre as questões acima, assinale a alternativa correta:
Somente a alternativa III, IV e V estão corretas.
Em um atendimento domiciliar de PSF (Programa de Saúde da Família), um paciente relata que sofreu um entorse no tornozelo direito à cerca de 30h, e que não tem conseguido movimentar a articulação, devido ao inchaço e a dor. No exame físico observou-se hematoma e calor na região. Sobre os sinais flogísticos da inflamação apresentados por este paciente, responda: I) A resposta homeostática leva a formação de Hematoma (sangue coagulado) que não limita a amplitude de movimento e a função. II) A resposta vascular aumenta a permeabilidade dos capilares aumentando o fluxo sanguíneo para área lesionada e o calor local. III) O extravasamento de fluidos para o interstício leva ao surgimento do edema e do desconforto local. IV) A liberação dos mediadores químicos alivia a dor local. V) O hematoma é formado pela agregação de plaquetas e deposito de fibrinas. Sobre as alternativas acima, assinale a questão correta:
Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
Assim como o ondas curtas, o micro-ondas gera diatermia. Esta diatermia é causada por eventos semelhantes e também produzem efeitos fisiológicos semelhantes. Sobre a diatermia causada pelo micro-ondas, responda: I) O microondas é um recurso que gera diatermia através da rotação de dipolos e vibração de íons; II) O microondas aquece principalmente tecidos ricos em vasos sanguíneos, como cartilagem e tendões; III) O microondas gera intenso aquecimento sobre áreas com implantes metálicos; IV) A parte da corrente eletromagnética que é absorvida pelos tecidos para gerar aquecimento é a que reflete, ou seja, a que penetra profundamente nos tecidos; V) Tecidos superficiais não são aquecidos pelo microondas. Sobre as alternativas acima, marque a questão correta:
Somente a alternativa III está correta;
O US de 1MHz é somente para utilização da fisioterapia ortopédica;
Questão de Concurso Público) O laser de Baixa intensidade é um aparelho muito utilizado na fisioterapia por seus efeitos fototerapêuticos. Em relação à radiação laser de baixa intensidade, responda: I) O laser de He/Ne age mais profundamente do que o de Ga/As. II) O efeito analgésico do laser de Ga/As é mais eficaz do que o do He/Ne. III) O laser de Ga/As é mais eficaz do que o laser de He/Ne na cicatrização de feridas superficiais. IV) O laser de baixa intensidade sofre maior absorção em áreas ricas em proteínas e vascularização. V) O efeito cicatricial do laser de baixa intensidade ocorre por aumento da temperatura dos tecidos irradiados. Sobre as alternativas acima, assinale a questão correta:
Somente a questão IV está correta;
Paciente B.C., com diagnóstico médico de Fibromialgia deu entrada no setor de Fisioterapia com finalidade de ser submetido a tratamento. Tendo em vista a indicação de fonoforese, indique qual o efeito fisiológico que justificaria o uso do ultrassom nesta técnica.
Somente a alternativa I está correta;
Na aplicação das ondas ultrassônicas é possível observar efeitos térmicos e não térmicos nos diferentes tipos de tecidos biológicos: células, tecidos e órgãos. São efeitos mecânicos ou não-térmicos do ultrassom terapêutico: I- Micromassagem; II- Correntes acústicas; III- Ondas estacionárias; IV- Cavitação estável; V- Cavitação instável. Sobre as alternativas acima, assinale a questão correta:
Todas as alternativas estão corretas;
O laser representa um dispositivo constituído por substâncias de origem sólida ou gasosa que produzem um feixe de luz, frequentemente denominado de “raio laser”, quando excitadas por uma fonte de energia. Tal dispositivo pode ser classificado em duas categorias: lasers de alta potência ou de baixa potência. Incluem-se nesta última categoria o laser de hélio-neon (He-Ne), o laser de arseneto de gálio alumínio (Ga-As-Al) ou laser de arseneto de gálio (Ga-As). Sobre estes, responda: I) Os lasers de baixa potência ou terapêuticos, apresentam propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e de bioestimulação. II) O laser de hélio-neon (He-Ne), possuí comprimento de onda por volta de 632,8nm, ou seja, possuí comprimento de onda que se situa fora do espectro de luz visível (luz infravermelha); III) Os lasers de baixa potência podem ser utilizados na realização de incisões cirúrgicas; IV) Os lasers de baixa potência ou terapêuticos não devem ser utilizados em pacientes com marca-passo; V) O laser de arsenato de gálio (Ga-As) ou laser de diodo, possuí comprimento de onda que se situa dentrodo espectro de luz visível (luz vermelha). Sobre as alternativas acima, assinale a questão correta:
Somente a alternativa I está correta;
Crioterapia Aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim, a temperatura dos tecidos (resfriamento)
Diatermia = aquecer através de ◼ Utilização da radiação eletromagnética com fins terapêuticos ◼ Cria um campo elétrico e um campo magnético nos tecidos biológicos.

Continue navegando