Buscar

Planejamento Estratégico1

Prévia do material em texto

1.
	Na gestão empresarial, existem vários tipos de estratégias, que podem ser classificadas como escolas ou tendências estratégicas. Existem estratégias que estarão alinhadas mais como planos de ação e outras como táticas, visando à empresa se posicionar no mercado. Sobre estas escolas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola de Planejamento.
II- Escola de Posicionamento.
III- Escola Empreendedora.
IV- Escola Cognitiva.
(    ) Esta tendência de estratégia é mais um processo formal de técnicas, programas e planos de ação. A partir desta, pode-se, por exemplo, melhorar pontos críticos e processos produtivos.
(    ) Este tipo de escola é mais um processo de análise e raciocínio lógico. Por meio desta, faz-se um estudo de informações vindas tanto do meio ambiente interno como externo da organização, visando desenvolver ideias, modelos, processos, e conceitos para delinear planos de ação e processos.
(    ) Esta escola é considerada um processo proativo de pensamentos e ações, possibilitando inovações nos processos produtivos e diferenciação dos produtos no mercado, tornando-se, assim, um processo visionário nas atividades da empresa.
(    ) Esta tendência de estratégia é vista mais como um processo sistemático e analítico, levantando-se uma análise de fatos históricos e estatísticos para fins de posicionamento e conseguir definições positivas à empresa no futuro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	III - IV - I - II.
	2.
	As empresas, em função de suas necessidades, devem abordar estratégias diferenciadas para desenvolver suas atividades específicas. No momento que uma empresa precisar desenvolver mudanças estruturais, ela poderia estabelecer uma estratégia de configuração. Em função deste tipo de estratégia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quando a estratégia for de configuração, a gestão de uma empresa deverá levar em consideração a análise das estruturas físicas, assim, poderá se enxergar a empresa como um todo.
	 b)
	Neste tipo de estratégia, a estrutura organizacional e financeira da empresa é peça-chave para poder configurar cenários de atuação nos mercados atuais e potenciais da empresa.
	 c)
	Na análise de configuração, considera-se a empresa desde uma perspectiva de organograma empresarial, deste modo, podemos configurar diferentes cenários da gestão da empresa.
	 d)
	Nesta estratégia, as empresas podem ser enxergadas como configurações, com características comportamentais e agrupamentos coerentes. Assim, podemos analisar mudanças e transformações estruturais.
	3.
	O diagnóstico estratégico irá determinar as condições atuais de uma empresa, observando todos os aspectos, tanto internos como externos, considerando cinco fases de diagnóstico. Levando em consideração a terceira fase, isto é, a análise externa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nesta situação, a empresa analisa todos os elementos do ambiente produtivo organizacional em função dos acontecimentos vindos de fora da empresa.
	 b)
	Nesta situação, a empresa analisa todos os elementos externos que influenciam no sucesso de um novo empreendimento ou produto a ser desenvolvido.
	 c)
	Nesta fase, observam-se as fraquezas da organização em função das ameaças vindas de fora da empresa, isto é, capacidade de produção em função das ameaças do mercado.
	 d)
	Nesta fase, observam-se tanto as ameaças como as oportunidades vindas de fora da empresa, isto é, o mercado, mudanças tecnológicas, fornecedores, situação econômica, entre outros.
	4.
	Para gerar eficácia e eficiência nas atividades empresariais, os gestores precisam planejar-se com o intuito de definir ações e mapear processos e, assim, atingir os grandes objetivos empresariais. Podemos definir o planejamento como um processo a ser desenvolvido com o objetivo de atingir um alvo no futuro, levando em consideração toda uma gestão e o uso de recursos necessários para isso. No contexto empresarial, podemos visualizar o planejamento por meio de cinco dimensões básicas: assunto a ser abordado; elementos do planejamento; tempo de execução do planejamento; unidades organizacionais e o detalhamento da estratégia. Levando em consideração esses itens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dimensão do tema a ser abordado é o escopo do que será planejado, assunto que pode abranger a produção, pesquisa de mercado, novos produtos, recursos financeiros etc.
(    ) Os elementos do planejamento correspondem à real dimensão do escopo a ser abordado, como tempo de execução, detalhe de atividades, consumo de recursos etc.
(    ) O tempo do planejamento fica em função da sequência das atividades dos ciclos produtivos empresariais, podendo ser tempos sequenciais curtos, médios e de longo prazo.
(    ) As áreas organizacionais definem onde o planejamento será realizado, podendo ser planejamento corporativo, de unidades estratégicas, de unidades departamentais etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	Planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competência) e fracos (incompetência ou possibilidades de melhoria) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externos, com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégias com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade (PEREIRA, 2010). Sobre os objetivos do planejamento estratégico, analise as sentenças a seguir:
I- Levar a organização a atingir a resolutividade e aumentar a competitividade.
II- Manter os potenciais de competitividade da organização e diminuir os riscos de tomar uma decisão errada.
III- Integrar decisões isoladas das áreas funcionais da organização (Finanças, Recursos Humanos, Produção e Serviço e Marketing, Vendas ou Comercial) em um plano único e consistente com a estratégia global da organização.
IV- Manter o ambiente sustentável, apresentando resultados pontuais no longo prazo com a coordenação dos esforços e energias, linearmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Conforme expresso pela literatura, não há um tipo ideal de estratégia. Por isso, cabe ao gestor identificar qual é o tipo de estratégia mais indicado para sua empresa, de acordo com as circunstâncias nas quais ela se encontra. Sobre os tipos de estratégias organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estratégia de liquidação do negócio.
II- Estratégia de joint venture.
III- Estratégia de desenvolvimento de capacidades.
IV- Estratégia de desinvestimento.
(    ) Consiste em encerrar a produção de bens e serviços que não atendem às necessidades do mercado e geram lucros insuficientes para a empresa.
(    ) Após analisar em profundidade a situação da empresa e constatar que não há mais o que ser feito, opta-se por encerrar as atividades de negócio.
(    ) Ocorre por meio da associação de duas ou mais empresas, visando à fabricação de um produto.
(    ) Corresponde à associação entre empresas, com o objetivo de desenvolver e/ou aprimorar suas capacidades, bem como aproveitar as oportunidades de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	IV - III - II - I.
	7.
	Os instrumentos prescritivos e quantitativos determinam os objetivos da organização e o que ela fará para atingi-los, ou seja, essa fase determina aonde se quer chegar e como chegar à situação desejada. Sobre os tipos de instrumentos utilizados nessa fase, associe os itens, utilizando o códigoa seguir:
I- Instrumento prescritivo.
II- Instrumento quantitativo.
(    ) Esse tipo de instrumento explicita o que deve ser realizado para que seja possível atender à missão da empresa.
(    ) Esse tipo de instrumento prevê a análise dos recursos necessários para o alcance dos objetivos definidos.
(    ) Objetivos.
(    ) Estratégias.
(    ) Orçamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II - I.
	 b)
	I - II - I - I - II.
	 c)
	I - II - II - I - I.
	 d)
	I - I - I - II - II.
	8.
	O estudo de estratégias empresariais está fundamentado historicamente nos conceitos militares sobre como vencer os inimigos. Carl von Clausewicz, pai da estratégia militar moderna, definia três alvos para vencer o inimigo. O primeiro relacionava-se à avaliação das forças do inimigo; o segundo, avaliar os recursos do inimigo; e o terceiro alvo dizia respeito a sua disposição para lutar. Assim, Clausewicz enfatizava os fatores psicológicos da guerra, os fatores acidentais e, por fim, o caráter situacional das estratégias (FERNANDES; BERTON, 2005). Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Apesar de sua origem militar, a estratégia evoluiu chegando às áreas da gestão, ganhando mais espaço nas organizações que desejam conquistar o mercado e ganhar destaque com relação aos seus concorrentes.
PORQUE
II- A estratégia torna-se uma vantagem competitiva quando desenvolvida com comprometimento e dedicação de todos os envolvidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é resultado da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	9.
	Todo planejamento deve levar em consideração princípios de gestão que devem acompanhar o que a empresa procura fazer quando iniciar processos de planejamento. Esses princípios são divididos em dois grandes grupos: princípios gerais e princípios específicos. Sobre os princípios gerais de planejamento, analise as seguintes sentenças:
I- O princípio da maior influência e abrangência aborda a questão das mudanças recorrentes do planejamento, como as alterações provocadas no uso de novas tecnologias.
II- O princípio da maior influência e abrangência aborda a questão das mudanças recorrentes do planejamento, como as alterações provocadas no uso de novos sistemas.
III- O princípio de maior eficiência, eficácia e efetividade aborda a questão de que o planejamento objetiva potencializar a gestão. Como resultado disso, haverá maior crescimento organizacional e socialização do que se deseja executar.
IV- O princípio de maior eficiência, eficácia e efetividade aborda a questão de que o planejamento objetiva potencializar resultados e aprimorar processos. Como resultado disso, consegue-se maior eficiência, eficácia e efetividade na gestão empresarial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	O ambiente interno de uma empresa apresenta diversas situações, tanto de infraestrutura como de organização institucional, sendo que esses dois elementos fazem parte da capacidade de gestão e de produtividade perante as necessidades do mercado que uma empresa procura satisfazer. Sobre o ambiente interno, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as oportunidades e fraquezas a serem consideradas nas estratégias operativas.
	 b)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as forças e fraquezas que uma organização poderia ter perante potenciais mercados.
	 c)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as ameaças e oportunidades a serem consideradas para diminuir os riscos de perda de lucro.
	 d)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as forças e oportunidades a serem aproveitadas para melhorar o potencial de gerar lucro.

Continue navegando