Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL - APOL 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/7 - Cenário Econômico Mundial
De acordo com a globalização como tema atual, analisar as sentenças abaixo:
I. A globalização possibilitou um aquecimento de mercado em todo o mundo e criou possibilidades de mercados mais abertos às empresas estrangeiras em muitas nações.
II. Crises financeiras locais raramente afetam o mercado e o comércio exterior pois não estão associadas à investimentos de situações e risco elevado, geralmente focando em um único mercado.
III. O mercado globalizado atual é mais inconstante do que alguns anos atrás devido ao alto grau de complexidade de relações entre empresas, governos e investidores e principalmente devido à especulação financeira.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III
	
	D
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Você acertou!
Rota 1. Tema 2. Página 10,11 e 12: As crises financeiras locais rapidamente podem se tornar regionais ou mundiais, e afetar o comércio exterior. Por isso, deve-se ter cuidado e negócios sólidos ao lançar-se no mercado internacional. Cuidado ao investir em situações e títulos de risco elevado, bem como não vender apenas para um único mercado, mas diversificar os compradores no maior número possível possíveis ao redor do mundo.
	
	E
	As afirmativas II e III são verdadeiras.
Questão 2/7 - Cenário Econômico Mundial
Leia com atenção o texto a seguir:
O cenário econômico mundial é composto pelo comportamento de diversas economias nacionais e regionais, bem como dos interesses e práticas de empresas locais, multinacionais e especialmente das empresas transnacionais.
 
Em relação as condições econômicas mundiais, as afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Em países desenvolvidos não há intervenção do Estado nas regulamentações econômicas.
	
	B
	O ativo financeiro que torna os países mais competitivos no cenário econômico é o ouro.
	
	C
	A globalização visa estabelecer barreiras econômicas para proteger mercados subdesenvolvidos do ataque especulativo financeiro.
	
	D
	O mercado internacional é estável porque tem muitos países fazendo transações comerciais, portanto a crise em um país não afeto todo o sistema.
	
	E
	O dólar pode variar de acordo com premissas econômicas de oferta e demanda, normalmente é regulado pelo Banco Central dos EUA.
Rota 1. Tema 1. Página 5: 
Mesmo em países desenvolvidos, de certa forma há intervenção do Estado em regular moedas, taxas de juros e outros instrumentos que afetam todo o sistema. A competitividade dos países está em estabelecer um bom ambiente de negócios para empresas crescerem e desenvolverem. O fato de haver muitos participantes no mercado internacional, não garante ao sistema estabilidade. A globalização visa justamente estabelecer uma integração dos mercados e não a premissa contrária.
Questão 3/7 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto abaixo:
O Sistema Financeiro é responsável por viabilizar a transação entre os agentes superavitários (poupadores) e agentes deficitários (demandantes de crédito) através de diversos instrumentos de repasse.
Em relação ao conjunto de procedimentos relacionados ao Sistema Financeiro Internacional especificamente, é correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	O SFI e seus instrumentos apresentam riscos não sistemáticos para as empresas, ou seja, são riscos de mercados locais e afetam pontualmente um ou outro mercado;
	
	B
	O SFI é baseado em padrões de conversão que estabelecem valores universais de bens e serviços;
Você acertou!
Rota 3. Tema 1. Página 9: Para o SFI, o risco financeiro é um risco sistemático, ou seja, afeta a todos justamente pelas relações de mercado que ocorre entre os países. A precificação dos ativos nem sempre é livre, ocorrendo em alguns países controle sobre determinadas variáveis, como no Brasil em determinados períodos onde a variação cambial era controlada pelas autoridades monetárias e não pelo mercado (flutuante). O ouro já foi utilizado como lastro, atualmente essa relação é com a moeda americana dólar. A aceitação de um sistema financeiro internacional faz com que este país fique atrelado as condições globais e, portanto, restrinja a autonomia de suas decisões.
	
	C
	A precificação dos ativos internacionais é livre, o que permite que SFI seja estável em todo o mundo;
	
	D
	O principal ativo financeiro considerado como lastro nas transações comerciais atualmente é o ouro
	
	E
	A aceitação de um SFI permite a um país autonomia para decisões de precificação e controle da sua moeda;
Questão 4/7 - Cenário Econômico Mundial
Em relação aos blocos regionais da América Latina
A América Latina apresenta enormes desafios em relação ao desenvolvimento e participação econômica frente a outras regiões do mundo, como por exemplo o sudeste asiático e recentemente o leste europeu. Embora com crescimento nas últimas décadas, estabilizar algumas práticas ainda exige atenção especial por parte dos Estados e empresas em relação a algumas escolhas para o pleno desenvolvimento.
Diante deste cenário, em relação aos blocos regionais da América Latina, avalie as seguintes afirmações:
I. Atualmente está vigente a ALCA com forte influência econômica dos Estados Unidos da América.
II. Por apresentar estruturas econômicas diferentes atualmente ocorrem blocos regionais como por exemplo o Mercosul e o bloco Comunidade Andina.
III. Embora com arranjos locais e iniciativas primárias para financiamentos, os blocos latinos americanos são dependentes de empréstimos via Banco Mundial financiados por Estados de outras regiões.
Em relação aos dados apresentados, é verdadeiro afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	D
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Rota 3. Tema 4. Página 19: A ALCA se refere a unificar todos os países das américas e não avançou por propor somente arranjos econômicos sem respeitar as diferenças  entre os estágios de desenvolvimento entre os países.
Questão 5/7 - Cenário Econômico Mundial
Definir qual é o melhor modelo econômico a ser adotado por um país para se beneficiar das transações comerciais e permitir o desenvolvimento social e econômico é ainda debatido intensamente pelos economistas, porém entender o contexto e as condições que levaram os Estados a fazerem algumas escolhas anteriormente contribui para o melhor entendimento e principalmente para planejamentos mais adequados a realidades diferentes dos Estados. 
A partir do contexto histórico e da evolução das características dos modelos econômicos, considere as seguintes afirmativas:
I. O modelo do economista John Maynard Keynes prevê a intervenção do Estado em algumas situações, como por exemplo em momentos de crises e foi aplicado com êxito, por exemplo, após a crise do mercado financeiro de 1929 com investimentos em infraestrutura interna dos EUA, possibilitando a geração de renda pelo Estado.
II. O modelo “keynesianismo” prevê uma forte intervenção do Estado em políticas públicas na área fiscal, cambial e de crédito, incentivando a demanda e impedindo o livre comércio entre as empresas
III. O modelo neoliberal, principalmente a partir dos anos 1980 prevê uma iniciativa de livre comércio e uma redução do papel do Estado em investimentos estatal para se evitar endividamento do país, inclusive transmitindo à iniciativa privada empresas que pertenciam ao estado, fenômeno denominado privatização de empresas públicas.
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Você acertou!
Rota 3. Tema 3. Página 8 e 9: A terceira e a quarta afirmativas não são aceitas como verdadeiras neste contexto porque a discussão atual a respeito dos Modelos Econômicos ideais, que consideram a possibilidade de sustentabilidade e desenvolvimento.
Página12