Buscar

Planejamento e Desenvolvimento de Bibliotecas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	Disciplina:
	Seminário Interdisciplinar: Organização de Bibliotecas (BIB112)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:597207) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17902972 Nota: 10,00
	1.
	Quando chegamos a uma biblioteca, principalmente, em uma grande biblioteca, dificilmente temos a noção dos diversos espaços que compõem o seu todo, bem como as especificidades dos seus setores. Não conhecemos também os bastidores de sua criação, ou seja, a lista de cuidados que antecederam sua instalação para que sua estrutura funcione com eficiência, atendendo às demandas de seus usuários. Para os bibliotecários fazerem o planejamento do espaço físico da unidade de informação é uma tarefa que precisa de planejamento. Diante disso, disserte sobre o planejamento do espaço físico das Unidades de Informação. ( * Máximo 1000 caracteres )
	
	
O planejamento de uma biblioteca/unidade de informação, sempre inicia com análise do espaço físico disponível, como primeira atividade de qualquer organização, considerando seu crescimento progressivo, e seu melhor aproveitamento. Define-se linhas de ação e detalhes para atingir objetivos, provendo os recursos necessários para tal. Para a instalação de uma unidade devemos, observar o local e o acervo. Entre tanto estes itens vão depender dos objetivos da unidade, da quantidade de usuários e funcionários, dos serviços prestados, das perspectivas futuras e dos recursos financeiros de que a biblioteca/unidade informacional dispõe.
O espaço planejado leva em conta a área de atividade (espaço dos leitores e bibliotecários); a área de circulação e a área de armazenamento; E entre estes três espaços, estão incluídos diversos outros como: a recepção; os espaços de leitura; áreas de estudo; banheiros; áreas de processamento técnico; acervo de livros e outros tipos de acervos além dos espaços de multimídia. O planejamento é fundamental para se ter um ambiente eficiente e agradável aos usuários. 
Resposta Esperada:
O planejamento do espaço físico de uma biblioteca pode ser pensado considerando a criação de uma nova unidade. Este aspecto inclui a previsão dos espaços necessários para seu crescimento progressivo, e seu melhor aproveitamento. Ou ainda, na adequação de um espaço já existente, pensando sua ampliação e/ou sua modernização. Podemos levar em consideração alguns fatores como: percebida a necessidade de espaços para circulação e atuação de funcionários e usuários. ? Readequação e distribuição do acervo nas estantes, considerando o crescimento natural da coleção. ? Previsão de ampliação da abrangência da comunidade atendida. ? Alteração da missão, objetivo ou finalidade da biblioteca, por exemplo, criação de cursos superiores em uma escola de ensino técnico. ? A oferta de novos serviços ou produtos, no qual o exemplo anterior bem se encaixa.
	2.
	Na Biblioteconomia como em outras áreas do conhecimento estudamos diversas disciplinas no decorrer do curso, e todas essas disciplinas têm como objetivo preparar o acadêmico para atuar em diferentes tipos de bibliotecas, bem como apresentar aos discentes os subsídios para desenvolver suas atividades. Nesse sentido, qual a importância da Formação e desenvolvimento de coleções para as Bibliotecas? ( * Máximo 1000 caracteres )
A denominação “formação e desenvolvimento de coleções” vem sendo usada para definir atividades referentes à composição do acervo bibliográfico. Essa gestão tem fator fundamental na formação, no desenvolvimento e na organização do acervo. Requer sistematização, criação de procedimentos para seleção, aquisição, avaliação e desbastamento do acervo. Portanto, o desenvolvimento de uma coleção é um processo intelectual que envolve questões sociais, éticas e políticas, as quais constantemente vão direcionar suas decisões técnicas. Lembrando que cada biblioteca possui suas singularidades e ambiências, e isto determina o processo de seleção e aquisição dos itens bibliográficos e o relacionamento com a comunidade usuária.
Resposta Esperada:
A formação e desenvolvimento de coleções são importantes, pois ao se realizar as suas etapas o bibliotecário terá uma visão do acervo da instituição bem como suas coleções. Além disso, quando existe uma política de formação de desenvolvimento de coleções é possível retirar do acervo livros que não são mais utilizados, estão desatualizados ou não são mais objetos de estudo à instituição e a seus usuários. Sendo assim, percebe-se que ao aplicar as técnicas de formar e desenvolver acervos pode-se fazer o remanejamento das coleções, adquirir novos materiais bibliográficos, bem como manter constantemente o acervo atualizado.

Outros materiais