Buscar

Doutrinas e diversidades religiosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doutrinas e diversidades religiosas
A religião é definida como a um ser supremo, se considerada no sentido piedoso, religioso. Porém, também pode ser definida em um sentido menos virtuoso, quando indica a superstição. A adoração religiosa externa consiste em cerimônias que seguem determinada disciplina religiosa.
E qual a relação entre doutrina e religião? A fim de estabelecê-la, é necessário comparar as definições de cada uma: 
- Doutrina: está relacionada a um conjunto de princípios de ou dogmas de uma religião. 
- Religião: se define como conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade em sentimento de veneração e obediência perante Ela. Abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social.
Como a doutrina está relacionada a um conjunto de princípios ou dogmas de uma religião e a religião diz respeito a um conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade e abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social, logo ambas estão inter-relacionadas.
Vale lembrar que o fenômeno religioso está presente em todos os povos, culturas e civilizações. No entanto as concepções religiosas variam como cada indivíduo ou coletividade idealiza o mundo superior. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Art. XVIII, 
“toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
A religião e a doutrina desempenham um papel significativo na vida individual e social da humanidade. Em um mundo multicultural, é imprescindível respeitar diferentes valores e pontos de vista diferentes, tendo em vista a liberdade de consciência, o direito de seguir a religião que desejar, sempre tendo a consciência de que tem princípios e doutrinas a seguir.
A religiosidade é uma dimensão inerente ao ser humano, que contribui para a busca de respostas ás grandes interrogações da existência. É o desejo daquilo que transcende o mundo visível, daquilo que é considerado Sagrado, espiritual, mas que incide significativamente no cotidiano das pessoas, pois se trata de uma experiência com o Transcendente, que pode ser realizada por meio de atitudes, orações, comportamentos e etc. A religiosidade engloba um conjunto de sentimentos que se manifestam por meio de rituais, cultos, festas, nomes de pessoas, nomes de escolas e cidades, entre outras expressões que revelam a presença do Sagrado como elemento da cultura.
A religiosidade serve de base para os grupos humanos estruturarem e/ou institucionalizarem o que conhecemos por Tradição Religiosa, Religião ou outras denominações. Nesse sentido, a religiosidade está presente em todas as culturas, pois nelas encontram-se crenças e diferentes maneiras de expressá-las. Negá-las é negar e violar o direito à dignidade e à liberdade de crença ao Outro.
É preciso lembrar que todo ser humano nasce em uma cultura em que ele, geralmente, vai aprendendo sobre o que é favorável ou não à vida, inclusive com relação ao que convém em termos de religiosidade, construindo, assim, sua identidade. Passa a cultivar sua religiosidade conforme os costumes, os preceitos e as crenças do grupo familiar, das pessoas do convívio.
Portanto, aquele desejo inerente ao ser humano assume as características culturais de como acreditar, em que acreditar e por que acreditar, bem como as formas de expressar e cultivar crenças por meio dos ritos, símbolos, objetos, gestos e outros.
O que é diversidade religiosa?
Qual a relação entre cultura e religiosidade?
Cite três religiões e descreva suas doutrinas.
No nosso cotidiano, é possível encontrar expressões de religiosidade em uma cultura ou na Tradição Religiosa. Pesquise e envie uma imagem de um objeto que represente uma expressão de religiosidade de uma determinada cultura.
Pesquise e identifique nas festas populares brasileiras as expressões/manifestações de religiosidade e envie.

Continue navegando