Buscar

Avaliação Final (Objetiva - Contabilidade e Legislação Trabalhista

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade e Legislação Trabalhista (CTB50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:514137) ( peso.:3,00)
	Prova:
	16905396
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A jornada de trabalho, de acordo com o artigo 7º, inciso XIII da Constituição Federal, tem "duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva". Conclui-se, portanto, que o trabalho prestado, além do citado, deve ser compreendido como extraordinário. Sobre hora extraordinária, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 9 jul. 2014.
	 a)
	Até 30 minutos após o término da jornada normal de trabalho não pode ser considerada como hora extraordinária.
	 b)
	O empregado possui amparo legal para laborar além de sua jornada normal por até três horas diárias, sem restrições.
	 c)
	O permitido legalmente é, no máximo, duas horas diárias, isso referendado por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
	 d)
	A empresa pode obrigar o empregado ao cumprimento de até duas horas extras diárias, desde que não ultrapasse 24 mensais.
	2.
	A Constituição Federal é norma máxima em nosso ordenamento jurídico, o que significa que nenhuma relação laboral poderá deixar de contemplar os comandos lá previstos. Contudo, existem também outras normas que contemplam a legislação trabalhista, em que podemos citar a convenção coletiva, o acordo e o dissídio coletivo de trabalho. Sobre as normas citadas, analise as afirmativas a seguir:
I- O acordo coletivo é aquele realizado entre o sindicato da categoria e a empresa.
II- Os acordos celebrados entre os sindicatos patronais geram efeitos para os trabalhadores, que deverão cumprir suas determinações, e é chamado de convenção coletiva.
III- Quando os sindicatos (patronal e empregado) não chegam a um acordo, eles ingressam na Justiça do Trabalho com o dissídio coletivo, a fim de que o Judiciário resolva o impasse.
IV- Um dos requisitos para ingressar com o dissídio coletivo econômico e jurídico no Judiciário é a aprovação em Assembleia Geral.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	3.
	Todo empregado possui legalmente o direito da contraprestação pelos serviços realizados. No entanto, existem várias formas de o empregador fazê-lo, dentre elas o salário por unidade de tempo, unidade de obra e salário por tarefa. Com relação aos tipos de salários supracitados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os salários por tarefa e por obra levam em consideração a situação da unidade de tempo despendido.
	 b)
	Exemplos de salário por unidade de tempo são salário por hora, por dia, por semana.
	 c)
	O salário por unidade de obra tem por objetivo o resultado, levando em consideração o tempo despendido para a execução da obra.
	 d)
	O salário por tarefa leva em consideração o número de horas trabalhadas como fator preponderante.
	4.
	Maria laborava há dois anos na empresa Jovem Malhas e estava insatisfeita com seu salário, motivo pelo qual a levou a pedir demissão. Durante o cumprimento do aviso prévio, acabou arrependendo-se, pois as ofertas de emprego ofereciam muito aquém do seu salário atual. O que Maria deve fazer para continuar trabalhando na empresa Jovem Malhas?
	 a)
	Deverá pagar uma multa, correspondente a dois salários mínimos, e após 30 dias poderá retornar ao antigo cargo.
	 b)
	Deverá cumprir o aviso prévio e depois ser readmitida com novo salário e cargo.
	 c)
	Fazer pedido de reconsideração do aviso prévio.
	 d)
	Não existe possibilidade de continuar laborando na empresa, pois já está cumprindo o aviso prévio.
	5.
	Em 1990, foi criada a Lei nº 7.998, que regula, entre outros, o seguro-desemprego. No ano de 2011, a citada lei sofreu algumas alterações, dentre elas o trabalhador que solicitar o benefício pela segunda vez num período de 10 anos deverá passar por um curso de qualificação profissional. Avaliando os pressupostos do seguro-desemprego, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O seguro-desemprego está destinado aos trabalhadores que foram dispensados sem justa causa, que não tenham pedido demissão, sendo benefício temporário.
	 b)
	O empregado rural não faz jus ao seguro-desemprego, pois, nesta situação, não está em equivalência com o empregado urbano.
	 c)
	O seguro desemprego é pago a todos que têm direito, com a mesma quantidade de parcelas e as mesmas bases de valores, independente de seu salário enquanto empregado.
	 d)
	O empregado doméstico tem direito ao seguro-desemprego independente de sua contribuição ao FGTS.
	6.
	Para ter validade, o contrato de trabalho precisa ser pactuado por agente capaz, o objeto do contrato deve ser permitido por lei (lícito), e a forma deve estar prevista em lei, ou ao menos não ser proibida por ela (escrito, verbal, tácito). O contrato de trabalho também é apresentado através de algumas modalidades/espécies. Sobre o contrato de trabalho por prazo determinado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser convertido por prazo indeterminado, caso ultrapasse o período acordado.
(    ) Se o último dia do contrato cair no domingo, esse será prorrogado para segunda-feira ou para o próximo dia útil subsequente.
(    ) Sua duração depende das variantes apresentadas na agricultura.
(    ) O contrato de experiência é uma espécie de contrato por prazo determinado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	Toda vez que o empregado precisar ausentar-se do trabalho, deverá haver uma justificativa. Às vezes, elas são amparadas por lei, outras não. Um exemplo de falta amparada pela lei é quando o empregado estiver realizando provas para o vestibular. Sobre as faltas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As faltas somente podem ser descontadas se notificado o empregado.
(    ) O descanso semanal remunerado somente poderá ser descontado com mais de duas faltas mensais.
(    ) É amparada por lei a falta do empregado que deixar de comparecer ao trabalho por culpa de terceiros, como greve dos ônibus.
(    ) O empregador pode advertir e suspender o empregado em caso de faltas frequentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	A Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento que registra a relação de emprego estabelecida entre empregado e empregador. Encontramos nesta todo o histórico da vida laboral do empregado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente é permitido ao empregador admitir sem a CTPS no caso de localidades onde esta não é emitida, concedendo prazo de 30 dias para entrega.
	 b)
	A emissão da CTPS somente é feita de forma definitiva após os 16 anos, contudo a partir dos 14 anos é emitida de forma temporária.
	 c)
	As anotações na carteira de trabalho, quanto à remuneração, devem ser feitas pelo empregado no momento em que houver alteração salarial.
	 d)
	Ao empregador é proibido admitir sem a CTPS, com exceção do empregado enfermo, ou que a tenha extraviado.
	9.
	A legislação trabalhista prevê que o empregado pode faltar sem prejuízo do salário em algumas situações, como no nascimento de um filho. As dispensas legais são contadas em dias de trabalho, dias úteis para o empregado. Sobre as faltas amparadas pela lei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Faltas que antecedem feriadosnacionais.
(    ) Comparecimento como jurado no Tribunal do Júri.
(    ) 1 dia por ano, para doação de sangue.
(    ) Alistamento eleitoral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	A jornada de trabalho normal é de 8 horas diárias. Contudo, a legislação contempla a possibilidade de redução dessa jornada, sendo considerado trabalho parcial. Para validação dessa jornada de trabalho parcial, é necessário observar alguns aspectos. Assinale a alternativa CORRETA acerca da jornada de trabalho parcial:
	 a)
	Cabe apenas ao empregado optar pela redução da jornada, haja vista que o sindicato não pode interferir na relação direta entre empregado e empregador.
	 b)
	O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.
	 c)
	O empregador, aceitando a redução de jornada, não poderá reduzir o salário do empregado, nem mesmo através de convenção coletiva.
	 d)
	Esse é um poder dado ao empregador, que decide pela aceitação ou não do pedido de redução de jornada.

Continue navegando