Buscar

PROVA 2 Fundamentos Filosóficos do Direito 25-05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rosangelo Regis Ramalho de Sousa (2512830)
	Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito (16784)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:515350) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	18459023
1-A Filosofia é resultado da tradição grega, conhecida também como "Milagre Grego". Com relação aos fatores que contribuíram para a criação, a consolidação e a expansão da Filosofia grega, segundo os historiadores do helenismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) descobrimento da Oceania através das viagens marítimas.
b) A invenção da bússola, da moeda e do relógio.
c) A invenção da matemática, do processo de codificação e da democracia na pólis.
d) A criação da política e a invenção do calendário, da moeda e do alfabeto.
2-Para o jusfilósofo Miguel Reale (2002, p. 5-6), o "filósofo autêntico, e não o mero expositor de sistemas, é, como o verdadeiro cientista, um pesquisador incansável, que procura sempre renovar as perguntas que formula, no sentido de alcançar respostas que sejam condições das demais". Acerca do pensamento e atitude filosófica, analise as sentenças a seguir:
I- A atitude filosófica envolve um estado de inquietação, de questionamento das crenças e de valores, estado de consciência que não envolve renovação e reinvenção de ideias, conceitos e a realidade que nos cerca. 
II- A aceitação passiva de que certas realidades e fatos são inquestionáveis, é o que denominamos atitude filosófica. 
III- A finalidade da reflexão filosófica é desenvolver capacidade questionadora do que parece ser óbvio e natural, ato de pensar de forma crítica e livre de preconceitos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.
3-Hans Kelsen foi um dos mais importantes pensadores do direito, seu principal legado decorre de sua obra "Teoria Pura do Direito", de 1934. A partir dessa teoria, o Direito passa a ser transformado em uma ciência dogmática estática, tendo na "pureza" metodológica do Direito como principal característica de sua cientificidade. Com relação às teorias kelsenianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Teoria neoconstitucionalista que inspirou a promulgação de todas as constituições do mundo ocidental moderno pelo seu caráter de verificação de validade da norma. 
(    ) Kelsen elaborou uma das mais completas e complexas sistematizações do positivismo jurídico e do normativismo jurídico. 
(    ) A teoria kelseniana associa duas esferas similares: o fenômeno jurídico e a ciência do Direito. 
(    ) A validade normativa pressupõe que deve ser justa e elaborada com base nos pressupostos morais da ordem social, sendo desnecessária a percepção dos pressupostos formais estabelecidos pelo sistema normativo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V – F
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - V.
4-"Filosofia" não pode ser considerada como um conhecimento sobre a vida nem tampouco uma habilidade ou capacidade de conhecer o mundo a nosso redor, mas uma ciência sistemática que opera com conceitos rigorosos obtidos desde a observação, experimentação e demonstração das ideias e concepções adotadas. Partindo desta concepção de Filosofia, analise as afirmativas a seguir: 
I- Filosofia é um saber metódico e rigoroso que possibilita chegar à raiz das coisas na interminável e incessante busca do sentido do "ser" e universo existencial.
II- A reflexão filosófica é um tipo de razão que orienta um agir impessoal e social, tendencioso e inconsciente, distanciando-se dos questionamentos, das crenças e dos sentimentos em sua essência.
III- Filosofia é uma ciência identificada a partir de um parâmetro de validades absolutas que buscam se aproximar de um conceito interpretativo sobre valores próprios da natureza humana. 
IV- A atitude filosófica é o ato de reflexão própria do filósofo, que tendo a consciência de que o saber é sempre provisório e também infinito, renova e reinventa sempre as perguntas que formula. 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e III estão corretas 
b) As afirmativas II e IV estão corretas. 
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
5-No pensamento grego havia um permanente fluxo entre a vida interior e exterior - "tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo", defendia Heráclito de Éfeso - e, assim, desde as divindades e os arquétipos serão elaborados os fundamentos de filosofia e justiça daquela sociedade. Sobre as divindades e os arquétipos gregos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Protegida pelos deuses a polis era regida por normas tradicionais - themistes (regulamentações) - que codificadas constituíam o nomos - ordem da polis. As polis constituíam formas diversas de organização que concretizavam a convivência dos valores de todos por todos. 
b) Era mantida uma visão de cosmo - kósmos (universo humano e não humano harmônico e estruturado), ordenado por princípios dinâmicos e relativos, que eram sempre exteriorizados em conceitos divinos de anjos ou demônios. 
c) A vida na polis representava uma possibilidade de conviver pacificamente com os arquétipos e deuses com harmonia e equilíbrio social.
 d) A visão de mundo pouco complexa e muito singular da sociedade grega não pode ser compreendida a partir dos arquétipos, visto a irrelevância histórica daquela cultura.
6-Aristóteles foi um importante filósofo grego que nasceu em 384 a.C., na Macedônica. Segundo seu pensamento, "[...] se cada indivíduo isolado não se basta a si mesmo, assim também se dará com as partes em relação ao todo. Ora, aquele que não pode viver em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a si próprio, não faz parte do Estado [...]" (ARISTÓTELES, 1988, p. 15). Com relação ao pensamento aristotélico, analise as sentenças a seguir:
I- Para Aristóteles, o que distancia os seres humanos dos animais é seu vínculo natural e necessário de relação com a pólis, pois a superioridade humana é adquirida na convivência na cidade ao se compartilhar um processo civilizatório comum.
II- O grande tratado político de Aristóteles encontra-se na obra A República, sendo considerada é um dos grandes clássicos da filosofia política. 
III-  Para Aristóteles o homem é um animal político por natureza, pois a política é condição inerente ao homem. 
IV- Considera a filosofia política como princípio de construção da cidade, na qual atrvés da política existe a possibilidade de formação de um ser humano moralmente elevado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARISTÓTELES. A Política. Tradução de Nestor Silveira Chaves. São Paulo: Ediouro, 1988.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas. 
c) As sentenças I, II e III estão corretas. 
d) As sentenças I e II estão corretas.
7-Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão e fundador do Liceu, foi um pensador que se aproxima do que atualmente consideramos um cientista. Escreveu inúmeros temas, da botânica e matemática à ética e política. Após sua morte, durante toda Antiguidade e a Idade Média suas obras foram consideradas extremamente bem elaboradas e de grande sofisticação. Dentre suas obras, destaca-se na política a obra:
a) A Política.
b) A Farsa em Atenas.
c) Odisseia
d) A República
8-Refletir sobre o tempo presente nos possibilita ampliar a percepção da realidade e do horizonte compreensivo dos limites e contradições dos paradigmas dominantes na atualidade. Nas últimas décadas do século XX, diversos pensadores se debruçaram a analisar o fenômeno multifacetado denominado Crise da Modernidade e sua racionalidade justificadora. Acerca deste fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Hermenêutica substitui a estrita legalidade demonstrando as contradições e limites do direito tradicional, abrindo possibilidades de compreensão de múltiplos espaços defonte normativa. 
b) Concepção do Direito Moderno enquanto norma ou instituição, reduzido ao direito estatal, com ausência de diálogos, vínculos e relações com demais campos de saber.
 c) Incapacidade do modelo jurídico hegemônico em dar respostas satisfatórias a conflitos contemporâneos, demonstrando a ausência de um descompasso entre a teoria e a prática. 
d) A concepção do Direito enquanto um conjunto ordenado e racional de princípios universais, tende à homogeneização do modo de ser e viver, ignorando outras formas de expressões e compreensões sociais, culturais e jurídicas (pluralismo jurídico).
9-A Teoria Crítica é oriunda dos movimentos intelectuais da Escola de Frankfurt. Tem sua origem em 1937, por Max Horkheimer, quando este elabora um escrito que indica um ideário contraposto ao paradigma cartesiano. Sobre a Teoria Crítica do Direito, analise as sentenças a seguir:
I- A Teoria Crítica é uma concepção teórica que não perde de vista seu contexto social de origem e sua possibilidade de aplicação prática, pretendendo cumprir a tarefa de transformação radical da ordem social existente.
II- A intenção do comportamento crítico não é o de ultrapassar a ordem social dominante, mas, sim, fundar uma corrente teórica moderna e coerente com o contexto político do pós-guerra. 
III- A Teoria Crítica é resultado das contradições do século XX, como o regime nazista, as consequências mundiais da Segunda Guerra Mundial e o Julgamento de Nuremberg.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas. 
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) Somente a sentença I está correta.
10-O pensamento jurídico moderno resulta de uma soma de múltiplos fatores e grandes pensadores de vulto, tais como Hobbes, Kant, Locke e Rousseau. A convergência entre o contexto histórico e a inovação teórica se expressam de maneira clara em uma lógica política, social e econômica adotada pela burguesia emergente. Sobre a corrente que mais expressa esse inédito momento histórico, assinale a alternativa CORRETA:
a)Liberalismo.
b) Positivismo. 
c) Filosofia. 
d) Mercantilismo.
11-(ENADE, 2015) A sujeição do juiz à lei já não é, como no velho paradigma positivista, sujeição à letra da lei qualquer que fosse seu significado, é apenas a sujeição à lei enquanto válida, ou seja, coerente com a Constituição. Considerando o paralelo entre a concepção juspositivista e a concepção pós-positivista (neoconstitucionalismo) do Direito, apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- As regras, no positivismo jurídico, são preponderantes, enquanto, no neoconstitucionalismo, preponderam os princípios.
 II- O magistrado tem maior destaque no positivismo jurídico, ao passo que o legislador possui maior destaque no neoconstitucionalismo.
III- A subsunção é o principal processo de interpretação da lei, característico do positivismo jurídico, ao passo que a ponderação de princípios é característica relevante do neoconstitucionalismo. 
IV- A figura do juiz como "a boca da lei" remete à concepção normativista, típica do positivismo jurídico, em que cabia aos juízes interpretarem e adaptarem as leis aos casos concretos. 
É correto o que se afirma em:
FONTE: PIETRO S. L. Neoconstitucionalismo y ponderación judicial. In: Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Editorial Trotta, 2003.
a) I e IV.
b) II, III e IV
c) I e III.
d) I, II e IV.

Continue navegando