A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
hidraulica pneumatica - Atividade de Pesquisa 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Hidráulica e Pneumática
Aluno (a): 
Data: 5 / 08 /2020
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de pesquisa 02 
1 – Cite Vantagens e desvantagens da implantação da automação pneumática.
R: Em Pneumática temos bastante vantagens, como por exemplo:
Volume: o ar a ser comprimido se encontra em quantidades ilimitadas.
Transporte: é facilmente transportável por tubulações.
Armazenagem: pode ser armazenado m reservatórios.
Temperatura: é insensível às oscilações de temperatura.
Velocidade: permite alcançar altas velocidades de trabalho, ou seja, se você quer velocidade na sua aplicação a melhor escolha é a Pneumática, se você que força use Hidráulica... Desvantagens:
Preparação: impurezas e umidades devem ser evitadas, pois provocam desgastes nos elementos pneumáticos.
Compressibilidade: não é possível se mantes constante as velocidades de elementos de trabalho. 
Potência: o ar é econômico até uma determinada força, cujo limite é 3000 kg. 
2 - Demonstre os diversos tipos de atuadores pneumáticos mais comuns existentes, indicando as possibilidades de regulagem de velocidade dos cilindros pneumáticos.
R: Atuador Pneumático é um dispositivo que converte a energia pneumática entrante em energia cinética, ou seja, em movimento mecânico. Tipos de Atuadores Pneumáticos podem ser SIMPLES AÇÃO ou DUPLA AÇÃO e ainda LINEAR ou ROTATIVO. Suas principais VANTAGENS são: Alta durabilidade, baixo custo de manutenção e preço. Atuador pneumático rotativo- O atuador pneumático rotativo é utilizado, principalmente, para automação de válvulas de processo de ¼ de volta, como válvulas borboleta ou válvulas de esfera. Atuador pneumático linear- O atuador pneumático linear, também conhecido como cilindro ou pistão pneumático, vai realizar um deslocamento linear. O deslocamento é chamado de curso (ou extensão) do cilindro. Existem vários diâmetros de cilindros pneumáticos para atingir diversas forças de sua atuação. 
3 - Um circuito pneumático é representado em forma gráfica, demonstrando a relação entre os componentes do comando, o que evidencia a operação do mesmo. Pesquise e demonstre as principais Simbologias dos elementos pela norma DIN ISO1219-1, 03/96.
4 - Quais as principais partes que formam a estrutura de uma máquina pneumática e quais suas características principais?
R: Uma aplicação pneumática normalmente terá cilindros pneumáticos, válvulas de controle, a parte de preparação de ar e acessórios. Cilindro pneumático: Usa o ar comprimido para exercer uma força em um determinado curso ou extensão. Eles podem ser de diferença tamanhos e formatos, normalmente o mais importante é determinar o diâmetro e o curso do cilindro. Quanto maior o diâmetro, maior a força que o cilindro vai exercer. O curso é a distância que o cilindro irá percorrer entre a extensão e retração do cilindro. Sensores para o cilindro: São usados para enviar um sinal elétrica dizendo quando o cilindro está estendido e outro sinal quando está retraído. Válvula pneumática: Controla a direção do ar comprimido. Similar a um interruptor em um sistema elétrico. Preparação de ar: Componentes utilizados para filtrar, regular e lubrificar o ar comprimido e aumentar a vida útil dos componentes pneumáticos. Também é interessante colocar válvulas de bloqueio para remover o ar da aplicação em caso de manutenção. Conexões pneumáticas: Diversos tipos de conexões para ligar os componentes pneumáticos entre si com mangueiras, principalmente utilizando conexões com rosca e engate rápido. Pressostatos: Usados para indicar para o controlador quando o sistema supera ou abaixa uma determinada pressão de ar. É uma boa prática adicionar um pressostato para monitorar se a pressão do sistema está dentro dos parâmetros adequados. Outros elementos de controle:  Existe uma variedade de componentes de controle para ajudar na sua automação pneumática, como reguladores de fluxo e pressão, válvulas de bloqueio, válvulas lógicas, botões e alavancas, entre muitos outros.
5 - O que é representado num diagrama espaço-fase?
R: O diagrama de fases é um gráfico utilizado para indicar as condições de temperatura e pressão necessárias para obter uma substância em um determinado estado físico (sólido, líquido ou gasoso). O eixo x (horizontal) contém os valores de temperatura, e o eixo y (vertical) contém os valores de pressão. Além disso, há três curvas conectadas a um único ponto (denominado de ponto triplo), dividindo o gráfico em três áreas bem delimitadas, como podemos observar no diagrama: 
6 - O que caracteriza um sistema eletropneumático simples?
R: circuito eletropneumático simples, o qual realiza o acionamento do cilindro “A” (cilindro pneumático de simples ação e retor-no por mola) através de uma botoeira elétrica pulsante “S0”.
7 - Qual a principal diferença entre um sistema eletropneumático simples e um que possui cilindro de dupla ação?
R: Um cilindro de ação simples se estende apenas pela pressão que é formada na bomba, e aí se retrai pelo peso da carga ou por uma mola embutida. Um cilindro de ação dupla utiliza a energia hidráulica tanto para estender quanto retrair. Um jeito simples de saber qual é qual é observando o número de saídas. Um cilindro de ação simples terá apenas uma conexão para mangueira hidráulica. Já o cilindro de dupla ação terá duas conexões, a primeira é onde a mangueira avançada se conectará, e a segunda é para a mangueira de retração.
8 - O que caracteriza um sistema eletropneumático e quais seus componentes?
R: Os sistemas eletropneumáticos caracterizam-se por possuir um sistema de potência que utiliza pneumática, porém com um sistema de controle elétrico. Por este motivo, nestes casos, passaremos a ter dois circuitos para representar o sistema. a) Circuito pneumático – apresenta os atuadores, válvulas e todos os com-ponentes pneumáticos do sistema. b) Circuito elétrico de comando – apresenta os componentes elétricos do sistema, que realizarão o controle do mesmo. 
9 - Como ocorre a interação entre sistema elétrico e pneumático?
R: A interação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.