Buscar

1ª Avaliação de História do 2º ANO NOTURNO DA 3ª unidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLÉGIO ESTADUAL PAULO CESAR DA NOVA ALMEIDA
Turma 2º ano Noturno Disciplina: História DATA:______/________/ 2019.
PROFESSOR: Adelton Neves	
Aluno(a):___________________________________________________________
1ª Atividade de História do 2º ano noturno 3ª unidade
1ª QUESTÃO (UFRGS 2014) Leia o enunciado abaixo.
 O comércio marítimo triangular deu uma contribuição enorme ao desenvolvimento industrial da Inglaterra. Seus lucros fertilizaram todo o sistema de produção do país.
WILLIAMS, Eric. Capitalismo e escravidão. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. p. 157.
 Considere as seguintes afirmações sobre o comércio triangular.
 I - O comércio triangular britânico consistia, principalmente, no envio de produtos manufaturados ingleses para a África; de escravos africanos para o Caribe; e de produtos coloniais, especialmente o açúcar, para a Inglaterra.
 II - Os lucros obtidos pelo comércio triangular forneceram um dos principais fluxos de acumulação de capital que financiaram a Revolução Industrial inglesa.
 III- A utilização de mão-de-obra livre nas plantations produtoras de açúcar garantia altos níveis de lucratividade para seus proprietários.
 Quais estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) Todas.
2ª QUESTÃO (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:
(A) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.
(B) baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
(C) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
(D) consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
(E) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
3ª QUESTÃO Leia o texto a seguir: “As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as europeias.” (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).
De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA:
(A) era marcado pela submissão e falta de liberdade.
(B) era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma.
(C) não tinham nenhuma expressividade.
(D) era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos.
(E) nenhuma das alternativas.
4ª QUESTÃO (Cesgranrio-RJ) Durante o século XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas idéias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias. A colonização inglesa nessa região foi facilitada:
(A) pela propagação das idéias iluministas, que preconizavam a proteção e o respeito aos direitos naturais dos governados.
(B) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.
(C) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru
(D) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.
(E) pelas consciências políticas dos colonos americanos, desde logo treinados nas lutas coloniais.
5ª QUESTÃO (UFMG–2007) Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das colônias inglesas da América do Norte:
Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
(A) A autonomia concedida pela Inglaterra às suas colônias na América facilitou o surgimento de relações comerciais diversificadas, com o chamado comércio triangular, assim o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveram nas colônias inglesas da América do Norte.
(B) as colônias inglesas do Norte e do Centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das colônias inglesas do Sul, que estavam isoladas.
(C) as Antilhas britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos quanto nos intercâmbios comerciais das colônias inglesas da América do Norte.
(D) os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão de obra barata.
(E) esse trajeto do mapa acima não demonstra em nada o tipo de negócios que era feito pelas 13 colônias.
6ª QUESTÃO (UEG-GO) Seja qual for o termo utilizado para descrever o encontro de indígenas e europeus no continente americano no final do século XV, é consenso que seu resultado foi, ao mesmo tempo, lucrativo para os europeus e desastroso para as populações indígenas. Sobre as consequências de tal encontro, analise as seguintes proposições:
I. A colonização da América do Norte foi empreendida por famílias inglesas em fuga da Inglaterra por causa das perseguições religiosas. Ao implementá-la, os colonos dizimaram grande parte da população nativa, considerada um empecilho para os seus interesses.
II. A estrutura básica da economia colonial na América do Norte foi a pequena propriedade fundamentada no trabalho familiar, na policultura e em uma indústria rudimentar, principalmente na área têxtil.
III. A partir da descoberta da América, pode-se notar o interesse da Igreja em cristianizar os nativos, preservando as culturas locais, ao mesmo tempo em que se introduzia pacificamente a nova religião.
IV. Nas possessões portuguesas, houve pouco interesse na efetiva ocupação do território, devido à prioridade dada pelo reino lusitano ao comércio com as Índias e ao fato de não terem sido encontrados metais preciosos nos primeiros contatos.
Assinale a alternativa correta.
(A) As proposições I, II e IV são verdadeiras. (B) As proposições II, III e IV são verdadeiras.
(C) As proposições I, II e III são verdadeiras. (D) As proposições I e III são verdadeiras.
(E) Todas as proposições são verdadeiras.
7ª QUESTÃO Observe as colunas abaixo.
I) Colônias do Norte (a) Monocultura baseada em produtos tropicais de exportação para a Europa e 
utilização de força de trabalho escrava africana.
II) Colônias Centrais (b) Caracterizada pela policultura e pela produção manufatureira, fomentando o 
mercado interno.
III) Colônias do Sul (c) Dinamismo econômico, com importantes centros comerciais, aliados a uma 
tolerância religiosa.
Qual das alternativas abaixo relaciona corretamente as duas colunas?
(A) I-c; II-a; III-b (B) I-b; II-a; III-c. (C) I-c; II-b; III-a. (D) I-a; II-b; III-c. (E) I-b; II-c; III-a. 
8ª QUESTÃO Os calvinistas que habitavam a Inglaterra foram os primeiros a se deslocarem para a América do Norte para povoá-la e colonizá-la, fugindo da perseguição religiosa decorrente da criação do anglicanismo. 
Qual o outro nome pelo qual os calvinistas ingleses eram conhecidos?
(A) Huguenotes (B) Quackers (C) Anabatistas (D) Puritanos (E) Mórmons
9ª QUESTÃO Os puritanos, no entanto, não foram o único grupo a viajar para a América. Além deles, muitos órfãos, miseráveis, mulheressem posses e degredados foram enviados forçosamente para o Novo Mundo a mando das autoridades inglesas que viam na colonização uma oportunidade para livrar-se das pessoas consideradas indesejáveis.
Grande parte dessas pessoas não tinham condições de arcar com os custos da viagem para a América. Como solução comprometia-se a trabalhar para um colono, em troca do financiamento da viagem. Essa modalidade de trabalho ficou conhecida como:
(A) escravidão (B) servidão temporária (C) cooperação trabalhista 
(D) emprego colonial (E) trabalho obrigatório. 
10ª QUESTÃO É sabido que, nos séculos XVI e XVII, o continente europeu viveu um período de grandes tensões provocadas pelas guerras civis religiosas. Essas guerras desencadearam-se em virtude do uso político das Reformas Protestantes, que tiveram início em 1517 com as 95 teses de Lutero, contra a Igreja Católica. Nações como Alemanha, Holanda, Suíça, França e Inglaterra foram as primeiras a aderirem ao protestantismo. O caso inglês foi bem peculiar porque, além da penetração das idéias calvinistas, a reforma religiosa foi operada pela própria Coroa, na pessoa de Henrique VIII, que criou o anglicanismo.
Os chamados pilgrims fathers, isto é, “pais dos peregrinos”, foram os primeiros ingleses protestantes a emigrarem para a América do Norte e lá fundarem as primeiras colônias, que, a posteriores, deram origem aos Estados Unidos da América. Esses imigrantes partilhavam da fé puritana (resultante do calvinismo que se desenvolveu na Inglaterra) e, assim como os católicos ingleses, eram perseguidos, no século XVII, pela monarquia absolutista anglicana. Essas perseguições acabaram por levá-los a sair dos domínios britânicos. Ao todo o navio transportou cerca de 102 passageiros e 25 tripulantes. O navio utilizado para a viagem dos peregrinos para a America chamava-se:
(A) Amistad (B) Steamship (C) Glasgow (D) Saint Lawrence (E) Mayflower 
GABARITO RASURADO, É QUESTÃO PERDIDA.
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	A
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	B
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	C
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Mensagem: TUDO é difícil quando não se sabe. TUDO é fácil quando se aprende!
 ***** BOA AVALIAÇÃO ****

Outros materiais