Buscar

Resenha do filme A Onda

Prévia do material em texto

Tarefa de Ciência Política e Política Geral do Estado - Profº Leandro Ortunes.
Resenha do filme A Onda.
O filme lida com o pscicológico, retratando um grupo de alunos do ensino médio que sofreram lavagem cerebral através de lições práticas sobre as ditaduras narrando uma fato verídico que ocorreu nos Estados Unidos por uma escola alemã
Um professor é encarregado por dar aulas sobre ditadura a pedido do diretor e foi sugerido aos alunos que não estavam motivados a incorporarem experimentos de ditadura, como segurar as mãos ao falar, utilizar uniformes, entre outras atitudes. 
O professor desta classe queria adotar um projeto sobre o anarquismo, mas um outro professor havia adquirido esse projeto, então ele ficou responsável pela prática da ditadura.
Antes de tudo, ditadura é o controle das massas por indivíduos ou grupos, e a palavra tem origem no latim, dictatūra, ou 'dignidade de magistrado ou regente supremo, dignidade do ditador'
Durante a implementação do projeto, o professor ficou impressionado com o interesse dos estudantes pela ditadura, embora ele prefirisse o anarquismo.
O professor propõe aos alunos que "podemos provar que a disciplina e o poder podem ser criados". 
O experimento foi além das expectativas do professor, os estudantes ficaram fascinados com a ditadura e começaram a se envolver em atividades radicais fora da escola.
 A tentativa desse professor de estudar o assunto não parou e permeou os alunos em toda a escola em poucos dias. Era como o movimento nazista. Em troca de sua liberdade, eles discriminaram e atacaram com igualdade entre seus membros e superioridade sobre aqueles que não pertencem ao grupo "The Wave". 
Ao professor os alunos seguiam e acrescentava que "agir de acordo com as crenças deste movimento é poderoso". Os alunos criaram a bandeira para o movimento, criaram o crachá de ativista e o movimento se espalhou para as pessoas de fora da classe com grande velocidade.
Ao final do projeto, o professor reuniu os alunos e disse-lhes que o que eles estavam fazendo era o mesmo que os nazistas haviam feito, explicando-lhes que há o risco de a história se repetir.

Continue navegando