Buscar

Relatório de Estágio em Gestão Escolar durante a Pandemia

Prévia do material em texto

emanuelly silva moraes preto
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA: GESTÃO ESCOLAR
REFORMULAÇÃO DEVIDO À PANDEMIA COVID-19
Rio Verde - GO
2020
 ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA: GESTÃO ESCOLAR
REFORMULAÇÃO DEVIDO À PANDEMIA COVID-19
SUMÁRIO
1	6
2	6
3	99
4	111
CONSIDERAÇÕES FINAIS	15
REFERÊNCIAS	16
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Incluir o texto elaborado com base nas leituras obrigatórias, conforme estipulado Plano de Trabalho Licenciaturas Covid.
· Plano de trabalho;
· Ficha de acompanha;
· Modelo de Relatório;
· Manual de Estágio.
2 
REGIMENTO ESCOLAR
QUAL A FUNÇÃO DO REGIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR?
O Regimento Escolar constitui um documento de grande valor para a gestão. Sua importância nasce no valoroso papel de preservar o interesse comum na execução dos objetivos sociais da escola. Portanto, trazer aos diversos atores do processo educativo o conhecimento do Regimento Escolar torna significativamente visível a sua importância na condução da convivência e trabalho na instituição de ensino.
Um trabalho pautado na desmitificação do caráter punitivo de normas a serem seguidas torna-o mais produtivo para a construção de uma consciência coletiva de cidadania e respeito mútuo.
QUAIS ASPECTOS SÃO CONTEMPLADOS EM UM REGIMENTO ESCOLAR?
O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma, porém, deve estar de acordo com a legislação e a ordem que é aplicada no país, estado e município. Ele é um o documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica e coordena o funcionamento da escola, regulamentando ações entre os representantes do processo educativo. Ele deve ser baseado em um texto referencial e em princípios democráticos, adotados pela Secretaria de Estado da Educação que são a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola, buscando respostas às questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem.
Toda instituição deve possuir um conjunto de normas e regras que regulem a suas propostas explicitadas em um documento que deve está disponível para a consulta de toda a comunidade escolar.
O momento de construção do Regimento Escolar deve propiciar o aperfeiçoamento da qualidade da educação, estabelecendo a responsabilidade de cada um dos segmentos que compõem a instituição escolar como forma de garantir o cumprimento de direitos e deveres da comunidade escolar.
Ele deve estar de acordo com uma proposta de gestão democrática, assim ele possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola.
A escola deve ser percebida como um espaço que favorece a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos críticos capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos conclui que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva democrática.
7
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
DESCREVA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO (A) DIRETOR DA ESCOLA.
· Coordenar a elaboração e implementação da proposta pedagógica e sua operacionalização através dos planos de ensino, articulando o currículo com as diretrizes da Secretaria.
· Incentivar a utilização de recursos tecnológicos e materiais interativos para o enriquecimento da proposta pedagógica da escola.
· Estimular e apoiar os projetos pedagógicos experimentais da escola.
· Garantir o cumprimento do Calendário Escolar, monitorando a prática dos professores (regentes e coordenadores pedagógicos) e seu alinhamento com a proposta pedagógica, organizando o currículo em unidade didática. 
· Acompanhar as reuniões de atividades complementares – AC, avaliando os resultados do processo de ensino e de aprendizagem, adotando, quando necessário, medidas de intervenção.
· Articular-se com as Coordenadorias Regionais e setores da SMEC na busca de apoio técnico-pedagógico, socioeducativo e administrativo, visando elevar a produtividade do ensino e da aprendizagem.
· Acompanhar a frequência e avaliação contínua do rendimento dos alunos através dos registros nos Diários de Classe, analisando, socializando os dados e adotando medidas para a correção dos desvios.
· Assegurar o cumprimento do sistema de avaliação estabelecido no Regimento Escolar.
· Monitorar a rotina da sala de aula através da atuação do Coordenador Pedagógico.
· Coordenar a elaboração e implementação do Regimento Escolar. 
· Promover o envolvimento dos pais na gestão da escola, em atividades educacionais e sociais, incentivando e apoiando a criação das associações de pais e as iniciativas do Conselho Escolar.
· Estimular a participação dos pais na educação dos filhos, envolvendo-os no acompanhamento do desempenho dos alunos e fortalecendo o relacionamento entre pais e professores.
· Administrar os programas compensatórios direcionados ao aluno e à família de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos promotores.
· Manter comunicação frequente com os pais, mediante o repasse de informações sobre o processo educativo, normas e orientações do funcionamento da escola.
· Viabilizar a integração entre a escola e a comunidade, criando e monitorando projetos em parceria com as diversas organizações, visando apoio às atividades educacionais, sociais, culturais e de lazer.
· Maximizar a atuação da comunidade junto à escola, identificando os recursos e sendo hábil nas relações com os seus diversos segmentos.
· Promover campanhas educativas e programas com temas que despertem o interesse da comunidade escolar.
DESCREVA A ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL QUANTO AO ATENDIMENTO AOS ALUNOS E AOS DOCENTES.
Muitas pessoas não enxergam qual é a função do diretor escolar, acreditando se tratar daquela figura distante, que se encontra atrás de uma mesa, delega funções aos colaboradores de uma escola e castiga os alunos que não são obedientes ou estudiosos. Essa é uma visão distorcida de um profissional que é fundamental para o funcionamento das instituições de ensino.
O diretor exerce uma importante função no cotidiano escolar. Entre suas obrigações, podemos destacar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente e até a integração família-escola. Seu papel corresponde ao de um líder, podendo influenciar a todos de maneira positiva ou negativa.
Desse modo, ele é de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar. Isto é, ele deve desenvolver suas habilidades constantemente, com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como estimular as equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive pais e responsáveis.
O atendimento seja ele interno (funcionários e alunos), seja ele externos (pais, comunidade) se faz sempre importante para um bom relacionamento entre todos os públicos da instituição, visando uma gestão voltada para uma gestão democrática e participativa.
Em casos específicos de conflitos, considerados brutos, o diretor acaba por intervir, mas apenas em casos extremos.
Para atender os docentes sempre buscam atender os pedidos de materiais.
Fazer reuniões, chamar representantes de pais e alunos para que saiba o que fazer com determinado acontecimento é sempre importante para o convívio escola/ comunidade.
É necessário saber orientar, motiva e ouvir os docentes, buscando sempre uma melhor maneira de comunicação para que estes não levem para o lado pessoal em casos de chamada atenção.
4 PLANO DE AÇÃO
· Tema 
Plano de Contingência CoVid-19· Dados de identificação 
O estágio curricular em pedagogia: gestão escolar - ocorreu na EMEF “’Dr. Checo” EDSEL EMRICH PORTILHO, localizada na Rua 21 Qd 12 Vila Santa Cruz 2.
A instituição EMEF “Dr. Checo” tem como principal objetivo geral desenvolver vínculos de cumplicidade entre comunidade escolar e sociedade unindo todos em uma proposta – A Educação.
A unidade escolar mantém o Ensino Fundamental com duração de nove anos, na faixa etária de 06 a 12 anos e educação infantil de 04 a 05 anos.
· Realidade social e educacional da comunidade escolar 
Sabemos que não são todas as crianças que tem acesso aos equipamentos eletrônicos (celular, tablete, computador) e internet o que acaba dificultando as aulas on-line.
Portanto estabelecemos também o dia de entrega de atividades impressas na unidade escolar para que os responsáveis possam pegar no colégio e levar para que as crianças façam em casa, no entanto ainda assim temos problemas com a resolução dessas atividades, visto alguns responsáveis não são sequer alfabetizados e desta forma não conseguem auxiliar a criança.
· Descrição da situação-problema 
O currículo em tempos de COVID-19 se manterá dando continuidade aos planejamentos e serão adequados nas proposições dos planejamentos estratégicos e de acordo com os recursos digitais
As adaptações das aulas online variam gerando em alguns casos maior produtividade e constituindo a melhor opção para a manutenção e continuidade do ambiente escolar, além de ampliar as habilidades e competências dos alunos na área da tecnologia e na cultura digital, aspectos fundamentais na educação da contemporaneidade e também contemplados na BNCC.
É claro que as relações pessoais e presencias não são substituídas em sua íntegra, mas diante das impossibilidades IMPOSTAS momentaneamente, o canal digital supre de modo adequado, em tempos de COVID-19. Desde a mais tenra infância, a falta do espaço escolar se estabelece de modo intenso. As crianças sentem falta da rotina, dos amigos, dos professores e do ambiente escolar e, nesse momento ao encontrá-las virtualmente, reencontra-se a alegria, a vontade de aprender, simulando o espaço escolar e mantendo a curiosidade necessária para as crianças e jovens em formação.
· Objetivos do plano de ação 
· Permanecer a relação socioafetiva e emocional na Educação Infantil;
· Garantir a continuidade do programa curricular do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
· Garantir evidências de aprendizagem no processo on-line;
· Controlar presença dos alunos e atenção ao tempo de tela;
· Reinventar e adaptar estratégias e recursos pedagógicos para canais digitais;
· Proporcionar uma educação de qualidade com evidências de aprendizagem;
· Garantir o conhecimento necessário na prevenção da COVID-19.
· Abordagem teórico-metodológica 
Já era anunciado uma nova era de organização da sociedade. Iniciamos o ano de 2020 preparando nossos professores no aprofundamento da temática sobre as Escolas do Futuro – novos modelos de educação para a 4ª revolução industrial. Um dos principais pontos a ser considerado nas escolas do futuro trata-se da capacidade de aprender de modo permanente (lifelonglearning) como condição inerente a nossa sociedade. Nenhuma outra geração viveu um acúmulo de tecnologia e mudança de modo tão intenso.
Nossos alunos são de uma geração digital. E é justo nesse contexto que somos acometidos por uma situação inusitada, com a necessidade de adaptabilidade com demonstração de habilidades tecnológicas. Determinou-se o fechamento das escolas e criamos a solução apoiados nos órgãos reguladores para que pudéssemos manter o processo educativo durante o período de reclusão.
De maneira rápida, seguimos as determinações do Governo, fechando as portas físicas da escola e abrindo um novo mundo de educação virtual. Todo nosso empenho visou ao acolhimento imediato daquela transformação imposta à rotina de nossos alunos e, consequentemente, das famílias.
Sabíamos que a rapidez na construção de uma escola a distância cumpriria uma função de dar continuidade ao aprendizado, além de garantir o bem-estar dos alunos pela rotina preservada.
· Síntese dos procedimentos 
A partir do dia 31 de março, um sistema de aulas on-line foi implantado e um processo de reprodução das aulas presenciais em modelo de videoconferências com o encontro de todos os alunos com seus respectivos professores. Desse modo as aulas foram:
· Suspensas do dia 17 a 30 de março sendo decretada antecipação de férias por 15 dias, com o objetivo de adaptação de toda a comunidade escolar aos tempos de reclusão e também para a preparação aos recursos virtuais;
· A partir de 31 de março as aulas passaram a ser obrigatórias com continuidade do calendário escolar, garantindo a qualidade da educação e a evidência de aprendizagem, pontos essenciais para a execução do plano. 
Considerando:
· A gravidade do momento mundial da COVID-19;
· A imprevisibilidade do tempo necessário previsto de fechamento das escolas;
· A necessidade de adaptação de todas as famílias;
· As vicissitudes que a atual situação impõe.
Entendemos ser imprescindível a necessidade das crianças e jovens continuarem seus vínculos com a instituição escolar, com os colegas de classe, assim como os professores, garantindo a aprendizagem de modo eficaz.
A relevância dessa ação auxiliará as crianças e jovens permanecerem com suas rotinas escolares, seus compromissos de aprendizagem auxiliando no seu bem estar e na ocupação de suas mentes deslocadas da tensão em que os assuntos são prioritariamente voltados para a tensão do momento.
· Recursos 
· Vídeo aulas;
· Materiais pedagógicos;
· Equipamentos eletrônicos;
· Atividades impressas;
· Materiais didáticos (livros, apostilas);
· Salas de vídeo conferência.
· Considerações finais 
Esse Plano de ação tem como objetivo realizar a adaptação das aulas em sala de para aulas virtuais, trabalhando e buscando a continuidade do desenvolvimento dos alunos, de forma que o afastamento da unidade escolar não afete no aprendizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este Trabalho teve como objetivo apresentar as principais reflexões realizadas no estágio em Gestão Educacional, realizado na EMEF da cidade de Rio Verde- GO, a qual se centrou nas concepções e desafios do Diretor Escolar diante da situação atípica que estão vivendo por conta da disseminação do Covid 19.
O Momento que estamos enfrentando tem afetado de maneira direta o trabalho do Diretor que tem buscado novos recursos para manter funcionários, pais, alunos e a comunidade integrada com a unidade escolar, a fim de que os alunos não sejam prejudicados em seu desenvolvimento e nem eu haja evasão escolar.
Além disso trabalha para a que participação dos pais seja frequente, que as crianças recebam os recursos necessários para estudar, se proteger e se alimentar.
Cuida para que a unidade esteja em plena ordem para quando retornar as aulas o prédio tenha condições de atender a todos, sendo assim está sendo realizada reformas no prédio e manutenção da limpeza e jardinagem.
Desta forma podemos concluir que o trabalho do Diretor nessa época de pandemia tem sido ainda mais árduo, mas nem por isso o tem sido feito com menos dedicação.
REFERÊNCIAS
http://www.eduforics.com/br/educacao-covid19-plano-contingencia-10passos/ Acesso realizado 09/06/2020.
https://www.ufrb.edu.br/portal/images/coronavirus/plano-contingencia-ufrb-covid19.pdf Acesso realizado 11/06/2020
https://www.anexo1_plano_acao_escola_sp2015.pdf Acesso realizado 12/06/2020
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25525_13083.pdf Acesso realizado 12/06/2020

Continue navegando