Buscar

confecção 2

Prévia do material em texto

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Disciplina: Tecnologia da Confecção 2
Professora: Patrícia Mellero
Machado Cardoso
Aluna: Letícia Sanches Leal 
 CARACTERISTICAS DAS CLASSES DE COSTURA
· Primeira classe SS
Nos tipos de costuras classe SS  duas ou mais folhas de material são sobrepostas sobre a borda do tecido e unidas por uma ou mais carreiras de pontos. Esse tipo de costura da classe SS pode ser costurado utilizando uma só agulha e utilizando fios texturizados nas lançadeiras. Esse tipo de costura apresenta uma característica elástica, utilizadas em malhas, lingeries, camisas, entre outros. 
Amostra da classe SS.
· Segunda classe LS
Nos tipos de costuras classe LS, duas ou mais folhas de material são sobrepostas nas bordas, sendo unidas por uma ou mais carreiras de pontos, costuradas simultaneamente ou em sequência. Uma das costuras mais importantes nesta classe é o tipo LSc-2, que envolve apenas uma operação de costura e produz uma borda resistente que protege o tecido de desfiamento, além de ser bastante utilizada em peças como o jeans.
Amostra da classe LS. 
· Terceira classe BS
Os tipos de costuras classe BS utilizam uma tira de material que é dobrado em volta da borda do tecido, sendo essas costuras unidas por uma ou mais carreiras de pontos. Esse procedimento resulta numa borda de bom aspecto para uma costura que fica exposta.
Amostra da classe BS.
· Quarta classe FS
Nos tipos de costuras classe FS, não há sobreposição das folhas a serem costuradas, podendo estas apresentar dobradas ou não. As duas folhas são unidas borda com borda e costuradas com pontos de recobrimento. Esse tipo de costura é utilizado, principalmente, em roupas íntimas.
Amostra da classe FS.
· Quinta classe OS
Pontos ornamentais são pontos de decoração e para acabamentos com desenhos ou tubos recobertos dando uma aparência de relevos nas peças. 
Amostra da classe OS.
· Sexta classe EF
Na classe de pespontos EF, forma-se uma carreira de pontos junto a volta de uma borda de tecido simples ou dobrado. Essa borda pode ser unida a outra borda na mesma operação. A costura mais simples na classe de pespontos EF é o pesponto cerzido tipo EFd, no qual a borda de um único tecido é reforçado com pesponto à volta para melhorar o aspecto e evitar o desfiamento do tecido. 
Amostras das classes EF.
· Sétima classe - Anexação de itens
É uma costura que anexa mais de uma forma de costura, como por exemplo, quando usamos a overloque e o ponto corrente de galoneira para rebater os elásticos de lingeries.
Amostra da sétima classe.
Referência: ARAÚJO, M. Tecnologia do Vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

Continue navegando