Buscar

Avaliação Final - Discursiva - Multiculturalismo -Flex

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Multiculturalismo (SES26)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma discussão presente no debate a respeito da identidade é ligada à noção de essencialismo identitários. Essa noção implica no tipo de produção social de identidades que tende a supervalorizar a própria identidade. Disserte sobre o essencialismo identitário.
	Resposta Esperada:
- O essencialismo identitário tende a não perceber o trabalho de produção social da identidade, minimizando o papel da diferença e alteridade. 
- Pressupõe a identidade como uma essência, uma unidade, possuindo um núcleo comum e unitário, isto é, um conjunto de característica autênticas e que são partilhadas e experimentadas por um grupo inteiro. 
- Estimula a ação social e as mentalidades em termos de lógicas binárias, ?nós-outros?, reforçando fronteiras. 
- Tem estimulado o ressurgimento de identidades étnicas, locais e regionais.
	2.
	A sociedade brasileira é culturalmente plural e socialmente desigual. As visões clássicas sobre a realidade nacional apontaram para a existência de abismos profundos entre classes e grupos sociais, oriundos da nossa concentração de renda. Outros, são vinculados a muros simbólicos erguidos em torno da cor da pele ou gênero, por exemplo. Disserte sobre a violência de gênero no Brasil.
	Resposta Esperada:
- As mulheres representam a ampla maioria dos casos registrados de assédio moral.  
- Além do assédio moral, são vítimas do assédio sexual, caracterizado como uma conduta de natureza sexual, a qual deve ser repetitiva, sempre repelida pela vítima e que tenha por fim constranger a pessoa em sua intimidade e privacidade. 
- A violência sexual é uma das formas mais recorrentes de violência contra a mulher. A forma mais recorrente é o estupro e o assédio sexual. 
- De acordo com estudos e pesquisas nacionais e internacionais, no Brasil, a violência contra mulheres e crianças continua sendo uma prática comum.  
- Nosso país também continuou sendo o país onde mais morrem pessoas transgênero no mundo. 
- Outra situação recorrente é a violência doméstica, geralmente realizada por parentes. 
- Por fim, aponta-se a forma violenta para a maneira como são assassinadas as mulheres: enquanto os homens morrem por armas de fogo, as mulheres são vítimas de estrangulamentos e instrumentos perfurantes e cortantes.
Parte inferior do formulário

Continue navegando