Buscar

10 CONSELHOS PARA O EXITO COM ALIMENTAÇÃO NATURAL

Prévia do material em texto

10 CONSELHOS PARA O EXITO COM ALIMENTAÇÃO NATURAL
Anne-Sophie Bertrand (França. Mora em Foz do Iguaçu)
- Provavelmente você está procurando algum tipo de mudança ou porque sua alimentação não é tão saudável ou porque a sua saúde não está tão boa.
- Toda mudança exige tomada de consciência estudar sempre e questionar tudo para manter a mente flexível. 
- Que tal aproveitar os momentos no carro para escutar sobre princípios nutricionais do corpo humano, fisiologia, culinárias para crianças, nutrição saudável. 
- Peso x Saciedade condicionamento. 
1. LER RÓTULOS
Alimentos x Substâncias alimentícias provocam segundos de hiperestimulação dos sentidos.
2. ELIMINAR JUNK FOOD DA SUA DISPENSA
Fome = cérebro crododiliano quando com fome quer ser saciado com doce, salgado e gordura. Assim, se você teve um dia tenso, notícia triste, dia ruim, problemas de relacionamento, será muito difícil ter disciplina para resistir abrir o armário e pegar as guloseimas.
- Mesmo depois de 10 anos sem comer carne, a pessoa ainda saliva quando sente o cheiro de churrasco. Então não é apenas porque é mais fácil para determinada pessoa porque gosta de comida boa, houve todo um condicionamento para isso. 
3. IDENTIFIQUE AS COMIDAS QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA DE ABRIR MÃO E APRENDA A FAZER O EQUIVALENTE COM INGREDIENTES DO BEM.
- Na França gostam muito de ficar à mesa, é um prazer, e com isso é importante aprender a fazer aquelas comidas que agradam a todos mas com ingredientes mais saudáveis – waffles (comida festiva mas com muito açúcar, leite e ovos....), estrogonofe, lasanha, crepes, bolachas, pães, queijos, chocolates....
- Recrie os pratos que você gostaria que não faltasse em sua alimentação e seja carinhoso com você, não se cobre tanto. Identifique as receitas que sempre dão certo, testando várias, para garantir a adesão de seus familiares. O caminho certo para a adesão é o prazer. 
4. TER EM CASA SEMPRE OS CORINGAS NA MANGA para na hora em que vier o desejo. 
Ela tem vários vídeos que ensinam a fazer: aveia curtida, waffles, leite ou iogurte vegetal, hamburguer de lentilha, de feijão, de nozes com cenoura, barra de cereais, crackers.
- AVEIA CURTIDA. A aveia em flocos comprada tem antinutrientes – fitatos – para quem tem uma alimentação convencional faz bem, mas para quem já tem uma alimentação mais adequada, os fitatos “roubam” os nutrientes - tem que deixar pelo menos 8 a 10 horas de molho na água filtrada para remover. Pode deixar em água filtrada na geladeira até 1 mês. 
Daí você pode usar para fazer waffles, panquecas... não precisa untar a forma Deixa a forma bem quente e coloca a aveia na forma de waffle por 5 minutos, ou na frigideira. Daí recheia com banana, mel e canela, ou abobrinha, tomate, manjericão e azeite.....
- LEITE OU IOGURTE VEGETAL – dura 2 a 4 dias na geladeira.
Usa com granola, para shake, receitas, puro. Faz com girassol, castanha de caju, amêndoas. Ver no blog leite vegetal da Sophie.
- SUCO VERDE – deixa em cubos de gelo para quando quiser bater com maçã, gengibre, cenoura....
- BARRA DE CEREAIS, CRACKERS – ver como fazer no blog dela. 
- Não deixe seu estoque de comida do bem acabar, tem que ter pelo menos para 3 dias. Estabelecer uma rotina de compras e de preparo também ajuda.
6. QUALIDADE DO PRODUTO
Aproveitar a variedade de frutas que temos no Brasil. Deixar sempre frutas maduras e disponíveis, fáceis de pegar. Se você desenvolveu alergia a fruta, está com um desequilíbrio em sua homeostase.
7. FAÇA O SEU ALIMENTO
8. COMIDA ORGÂNICA, desprovida de veneno. Pequenos produtores, compre deles, os patrocine pqra que produzam cada vez mais e com melhor qualidade. Plante no seu jardim, isso vai melhorar a sua relação com a comida. Você vai conhecer mais o seu corpo, o que o nutre, o que o aborrece, te deixa irritada ou te incha. 
9. ENVOLVA SEUS FILHOS NAS TAREFAS – para ter adesão da família
Tablet, celular é condicionamento, igual a açúcar, produz dopamina. 
- vá ao produtor com eles, faça ele saber selecionar uma fruta boa, ajudar a preparar o seu alimento. Isso irá diminuir a resistência dele. 
10. SEJA O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SEU FILHO SEJA.
Tomar mais água, comer mais fruta.... você é o catalizador dessa mudança. Seja paciente com você, vá com calma. A verdadeira intenção é o mais importante.
Blog da Fernanda Martins – nutrição saudável e sustentável
8 de maio de 2017
96 4746943. Ordem dos nutricionistas 2849N
Fernandamartins.pt
nutricao@fernandamartins.pt ou fernandamartinsnutri@gmail.com
FITATOS – ácido fítico
Existem os macronutrientes (gorduras, proteínas e hidratos de carbono),
Micronutrientes (água, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibra...)
E os antinutrientes:
Substâncias naturais como as SAPONINAS E FITATOS, provenientes das plantas, como parte de sua estratégia de defesa, que interferem na absorção de outros nutrientes. Não conseguimos digerir e atacam a barreira permeável do intestino, causando síndrome do intestino frágil, dispepsia, problemas gástricos, deixando passar para o interior vírus, bactérias e macromoléculas, e causando inflamações. Também se ligam aos nutrientes, bloqueando a sua absorção. Sintomas dores de cabeça, menor desempenho cerebral, dores nas articulações e doenças autoimunes. 
- Diminuem a absorção de ZINCO (importante inclusive para a digestão de outros alimentos), e CÁCIO, proteínas e aminoácidos. Se ligam às proteínas e minerais, formando complexos insolúveis e impedindo-os de serem absorvidos. 
- Os fitatos são os armazéns de fósforo nas sementes dos cereais e leguminosas, mas esse P não está disponível quando nos alimentamos deles pois ficam guardados até a germinação da nova planta. 
- Verduras praticamente não tem
- Sementes de cereais, legumes e oleaginosas tem grande quantidade, sendo a soja a semente que tem maior quantidade. Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, algumas nozes, amendoim, arroz, trigo, milho, aveia, centeio e farelos, tofu, linhaça. – possuem inibidores da enzima tripsina, oxalatos e fitatos, que bloqueiam Ca, Fe, Mg e Zn.
- Deixar de molho na água reduz
	- Em 20%
	- A farinha de milho em 50%
	- Se de um dia para o outro promove a fermentação natural e reduz em 90%.
- Brotos de sementes como feijão não tem, pois a planta produz as enzimas fitases durante o crescimento. 
* Assim é importante deixar de molho e ao demolhá-lo (jogar fora a água), esfrega-los bem com as mãos e água limpa. Acrescentar a água de demolhar um pedaço de alga de Kombu, que vai facilitar a digestão das leguminosas. 
OXALATO – produto final do metabolismo de aa e ácido ascórbico, que não pode ser metabolizado pelo organismo humano, sendo excretado pela urina. Se aumenta a sua concentração na urina pode levar a saturação e consequente formação de cristais e cálculo renal.
- Folhas de beterraba, espinafre, acelga, quiabo, cacau em pó, ruibarbo, chá preto e mate, excesso de vitamina C. Espinafre é rico em Fe e Ca mas não os disponibiliza devido ao antinutriente oxalato. 
SAPONINAS – também antinutrientes, dão sabor amargo e se ingeridas em excesso podem ter efeito tóxico. 
- Os grãos devem ser lavados para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente.
- Grãos, berinjela, aspargos, inhame, acelga, semente de tomate, alcaçuz, girassol, leguminosas como a soja, feijões, ervilhas, pimentas, quinoa, feno-grego, chás e ginseng.
LECTINAS 
- Proteínas vegetais que si ligam aos hidratos de carbono e podem prejudicar os glóbulos vermelhos. São reservas de proteínas e podem funcionar como inseticidas naturais das plantas. São muito resistentes e não são destruídas pelas enzimas da digestão nem pela acidez do estômago, resultando em lesões nas células do intestino, estômago, interferindo na absorção de nutrientes, na flora intestinal e no sistema imunológico dos intestinos. 
- feijão, ervilha, soja, gérmem de trigo, jaca, arroz, cenoura, milho, alho, beterraba, amendoim, chá, salsinha, orégano, cerejas. Evitar comer cruas. Evitar quantidades exageradas de sementes como feijão e cereais como o trigo.

Continue navegando

Outros materiais