Buscar

EFEITOS BIOLOGICOS DO RAIO X

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EFEITOS BIOLOGICOS DO RAIO-X
Quando os raio-x foram descobertos ninguém sabia as consequências dessa radiação. Se olhar a historia muitos morreram por exposição a radiação.
As radiações podem ser divididas em dois grupos
1. Radiação ionizante - Produz ionização dos tecidos vivos. (raio-x)
2. Radiação não ionizante
O que as definem é o comprimento de onda, a luz visível é uma radiação, mas não é ionizante.
Por que a radiação provoca danos biológicos?
Quando a radiação interage com o meio ela perde energia para aquele meio e provoca ionização (formação de íons), um átomo estável tem o número de prótons e nêutrons igual ao numero de elétrons, se perde um fica instável. A ionização é a formação de íons pares. Os átomos ionizados podem gerar:
· Alterações nas moléculas – que vão provocar danos em tecidos importantes, muitas vezes órgãos vitais para o indivíduo e assim temos uma manifestação do efeito biológico, primeiro a radiação é absorvida e perde energia para o meio, pode haver alterações moleculares que vao causar danos e esses danos vao resultar em danos biológicos.
RELATIVO AO MECANISMO DE AÇÃO
Temos efeitos diretos e indiretos.
O que acontece se uma radiação interagir com uma célula? A radiação pode passar sem interagir ou causar alterações. Outra possibilidade é ele atingir uma molécula, mas não necessariamente produziu dano, a terceira possibilidade é causar dano. 
Esse DANO pode ser reversível ou irreversível.
Uma determinada dose recebida pelas gônadas no homem pode causar uma certa esterilidade permanente e na mulher se receber x radiação nos óvulos pode ficar estéril, se um homem receber nos testículos a mesma quantidade de radiação ele pode ter esterilidade temporária, a mulher pode ter um dano irreversível o homem reversível a depender da quantidade de raio-x a esterilidade seria um efeito biológico. O efeito biológico pode acarretar em morte celular ou durante a reprodução reproduzir a célula com defeito.
Probabilidade do efeito biológico
Cada probabilidade esta relacionada a uma quantidade diferente de zero. O fenômeno do aparecimento dos efeitos biológicos com a radiação é da natureza probabilística. Quanto mais se expõe ao risco (radiação), maior chance de efeitos biológicos, radiações são efeitos acumulativos (radiação da tv, luz solar), mas em relação a raio x, quanto maior a exposição maior a probilidade.
Sequencias dos eventos 
1. Estagio físico – Quando a energia (radiação) é absorvida e depositada no átomo e quando essa radiação é absorvida pode provocar excitação (átomo sofre leve instabilidade, mas não perde elétron, não foi ionizado) ele fica temporariamente instável, mas sem perca de elétron OU sofre ionização (perca de elétron) 
2. Estagio físico químico – um átomo que sofreu excitação ou principalmente ionização vai provocar queda de algumas radiações. Ex: quebra da molécula da agua, nosso organismo é composto em maior parte por agua, quando ocorre a quebra (processo fisico) e libera radicais livres (processo químico) se houver interações entre os hidrogênios e oxigênios formam outra substancia, como agua oxigenada, quando o organismo sofre radiação a molécula da agua forma esses radicais livres, dois radicais hidroxila interagindo vai formar agua oxigenada, quem provoca o dano em si? A queda da molécula da água ou a formação da água oxigenada? A água oxigenada é nociva, vai causar danos ao organismo, isso tudo é um efeito indireto da radiação porque os danos vão ser causados não pela absorção da água, pois isso é o que causa a quebra da molécula, quem vai provocar o dano é a agua oxigenada. Efeito direto é quando a própria radiação já quebra a molécula ou enzimas importantes, que vão causar diretamente um dano.
3. Estagio Químico – Estagio da liberação que vai provocar produtos tóxicos que vão causar danos ao DNA e RNA ou enzimas que podem ser inativadas, outras que não eram pra ser ativadas serem ativadas.
4. Estagio biológico – Vai realmente aparecer os resultados desses eventos, maiorias das reações se completa as mitoses das células irradiadas diminuem muito a capacidade de divisão algmas reações químicas são bloqueadas e as vezes ocorrem rompimento da membrana celular e com isso temos danos e assim vão aparecer os sintomas no individuo, resultado dessa sequencia de eventos.
CLASSIFICACAO DOS EFEITOS BIOLOGICOS (aparecimento de sinais e sintomas)
- Tempo de manifestação: Tempo que leva para o efeito aparecer. Existem os efeitos agudos que aparecem rapidamente após a exposição (ocorre em indivíduos que recebem grandes doses de radiação e grande parte do corpo é envolvida) esses efeitos vão se manifestar em no máximo 2 meses. Ex: Síndrome hematopoiética paciente morre de leucemia, síndrome gastrointestinal o indivíduo começa com náusea e desenvolveu náuseas, vômitos e acaba morrendo de desidratação, síndrome nervosa a pessoa tem tonturas e acaba entrando em coma, as síndromes agudas ocorrem quando o indivíduo recebe alta quantidade de radiação isso ocorre geralmente em acidentes nucleares. Os efeitos tardios são resultantes de exposições fracionadas em pequenas doses durante a vida, as radiações são acumulativas exemplo disso é o câncer, podendo aparecer anos depois. 
- Tipo de célula atingida – Os efeitos são somados ou genéticos, os somáticos são os que vão se desenvolver no próprio indivíduo afetado radiado, alterações provocadas pela radiação ionizante em qualquer célula do organismo exceto as reprodutivas, exemplo, câncer, catarata, eritema. Outro tipo são os genéticos ou hereditários, jovem recebe radiação e a célula reprodutora sofre dano ao reproduzir a célula aparece nos descendentes, EFEITO BIOLOGICO manifesta nos descendentes. Sobre o tipo de células, nem todas as células reagem da mesma forma a radiação, lei de (não entendi mais são dois estudiosos franceses) a radio sensibilidade celular é diretamente proporcional ao grau de divisão da célula e inversamente proporcional ao seu grau de diferencial, quanto mais jovem e mais divisão mais sensível a radiação do que quanto mais madura, diferenciada ela for. Tecido sanguíneo é super sensível a radiação sendo o primeiro a dar baixa, sofrer alteração o mais resistente é o sistema nervoso que é maduro e altamente diferenciado, escala de células radio sensíveis – tecido linfoide, hematopoiético, epitélio, epitélio gastro intestinal e células germinativas, radio resistentes – fígado, pâncreas, suprarrenais, paratireoide, ossos, células musculares e células nervosas. Temos fatores que agravam, o que determina isso é: Dose (existe uma dose máxima que um indivíduo pode receber de radiação por ano, quanto maior a dose maior os danos) , tamanho da área irradiada (Só no braço eritema, corpo todo síndrome), sensibilidade dos tecidos, estágio de desenvolvimento das células (evitar radiografar gestante, por conta do embrião) e o tempo.
- Quantidade de energia depositada. 
A unidade de medida da radiação é dada por rat que mede a dose de radiação recebida, se uma pessoa recebe 100 ml de energia por grama de tecido recebe um radio de radicao, isso é radiação de absorção, esse rat foi substituída pelo Gy, que é a nova unidade de radiação absorvida que não tem medidas equivalentes, cada Gy corresponde a 100 rats de energia da unidade antiga. 1 secret (?) é igual a 1 Gy que é igual a 100 unidades de absorção (mas se alteram). Falu (?) – radiação levada pelo vento. 
O que fazer com o lixo contaminado com radiação? Eles geralmente são colocados em contêiner e lançados ao mar.
Radiação não existe uma dose segura sobre o ponto de vista genético nem somático.

Outros materiais