Buscar

Adg1 Morfossintaxe da Língua Portuguesa 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adg1 - Morfossintaxe da Língua Portuguesa 2020
Corrigido pelo AVA
1) A morfologia e a sintaxe são elementos de um sistema mais abrangente das línguas naturais conhecido como gramática.
Considerando o estudo das diferentes manifestações desse sistema, é correto afirmar que:
Alternativas:
· a) a morfologia envolve a análise das unidades mínimas, significativas e não significativas, de uma língua e do modo como essas unidades se relacionam para a construção das palavras.
· b) quando analisamos a relação entre fenômenos morfológicos e fenômenos sintáticos, estamos lidando com o que se pode intitular morfossintaxe, e essa união de fenômenos corresponde ao sistema gramatical como um todo.
· c) tanto a palavra quanto o morfema são unidades linguísticas que interessam ao estudo da morfologia, uma vez que uma das funções dos morfemas é se combinarem para constituir palavras. Alternativa assinalada
· d) a sintaxe é a parte da gramática que lida exclusivamente com a unidade linguística da sentença, uma vez que unidades menores estão no escopo de outras disciplinas gramaticais.
· e) os morfemas são unidades mínimas distintivas capazes de assinalar que duas palavras que se diferenciam formalmente por apenas um segmento fonológico têm significados diferentes.
2) Em nossa experiência cotidiana com a língua, estamos acostumados a usar os diversos elementos que a constituem (dos menores aos maiores) sem pensarmos conscientemente em seus limites. Usamos e percebemos fonemas, morfemas, palavras, frases, longas falas, e não ficamos, a todo momento, nos perguntando sobre o que eles individualmente significam, apenas processamos esse conteúdo. É verdade que há momentos em que paramos para refletir sobre o sentido de uma palavra ou de uma frase, talvez por não termos entendido bem o que significam, mas, ainda assim, esses momentos não são tão numerosos diante da quantidade de tempo em que simplesmente deixamos a conversa rolar.
 
Essa história muda quando decidimos estudar a língua de uma maneira mais sistemática. Nesse caso, é inevitável que façamos alguns "cortes" naquilo de concreto que a língua produz e destaquemos dela algumas unidades.
Sobre as diferentes unidades de análise da língua, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)Quando destacamos de uma conversa uma de suas partes para tratar especificamente dessa parte, conscientes de que ela integra um discurso maior, podemos nos referir a esse segmento de conversa como enunciado. Alternativa assinalada
· b) Expressão é um termo usado para designar as propriedades gramaticais de uma unidade linguística, não importando sua extensão (e.g. palavras, sintagmas, sentenças simples etc.).
· c) Quando nos referimos a uma unidade linguística destacada de um contexto discursivo, devemos chamá-la de frase, a unidade cujo sentido só se compreende pela consideração desse contexto.
· d) Podemos usar tanto o termo enunciado quanto o termo frase para nos referirmos às unidades linguísticas que têm um sentido completo e para as quais não é necessário supor um contexto.
· e) Quando nos referimos à realidade gramatical de uma unidade linguística que contém pelo menos um verbo, devemos nos referir a essa unidade por meio do termo frase.
3) O excerto abaixo faz parte do poema De gramática e de linguagem, de Mário Quintana:
 
"E havia uma gramática que dizia assim:
'Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta'.
Eu gosto é das cousas. As cousas, sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte. Multiplicam-se em excesso."
Considerando as ideias apresentadas no poema de Mário Quintana, é correto afirmar que:
Alternativas:
· a) no texto do poema, a palavra gramática, ao ser mencionada, designa o sistema linguístico que constitui as línguas naturais e que envolve o conjunto de regras que determinam como as diferentes formas linguísticas se relacionam.
· b) os estudos gramaticais têm como principal objetivo analisar as propriedades semânticas das palavras de diferentes classes, como a que é exemplificada no poema de Mário Quintana, o substantivo.
· c) os substantivos concretos representam o tipo de substantivo que deve ocupar a posição de núcleo de sintagmas nominais, e, nos livros de gramática, palavras desse tipo são estudadas em seções intituladas classes de palavras.
· d) nas línguas naturais, chama-se gramática o conjunto de formas linguísticas que se relacionam em virtude de determinadas regras, sendo que as disciplinas e os livros que tratam dessas regras recebem o mesmo nome. Alternativa assinalada
· e) as línguas naturais dispõem de um sistema que costumamos chamar de gramática, e os livros que descrevem o funcionamento desse sistema recebem o mesmo nome, sendo usados no processo de aquisição da linguagem.
4) A escola é um ambiente onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, e as aulas de português têm um papel essencial no desenvolvimento dessas habilidades. 
Sobre os modos de ensinar gramática na escola que privilegiam o epilinguismo e o uso de dados linguísticos reais antigos e atuais, assinale a afirmação correta:
Alternativas:
· a) As aulas de português têm como principal objetivo fazer os alunos dominarem a Nomenclatura Gramatical Brasileira, para que saibam classificar as unidades linguísticas e suas funções.
· b) Para que o professor de língua portuguesa trabalhe adequadamente a gramática com seus alunos, ele deve dar prioridade a atividades de análise sintática a partir de sentenças por ele inventadas.
· c) As reflexões do aluno sobre a gramática devem tomar como objeto, prioritariamente, usos da língua presentes em textos orais e escritos de diferentes gêneros discursivos. Alternativa assinalada
· d) O aluno de português deve, desde as primeiras aulas da disciplina, estudar sequencialmente o conteúdo da gramática tradicional, a fim de que, no avançar das séries escolares, obtenha domínio completo das análises morfossintáticas.
· e) As aulas de gramática devem tomar como base os textos escritos na norma padrão, como os da literatura brasileira e portuguesa, pois ela é a norma que todo aluno deve dominar.

Continue navegando