Buscar

AD1 Escola, Violência e Direitos Humanos 2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
AD1 – 2020.1
Disciplina: Escola, violência e direitos humanos
Aluno(a): 
Matrícula: 
Polo: 
 
1. Dilemas da globalização 
a) Quais são os dilemas da globalização? 
Resposta: Os dilemas da globalização são relacionados ao desenvolvimento tecnológico que geram uma enorme quantidade de poluentes ao mundo, além de desperdícios de materiais orgânicos e inorgânicos.
A globalização e o desenvolvimento também possibilitam a chamada “compressão tempo/espaço”, onde pessoas de diferentes culturas podem se relacionar e trocar experiências e conhecimentos. Porém, esse tipo de contato e interação gera disputas e conflitos de interesses e pelo poder.
b) Analise e registre por escrito suas considerações sobre a afirmação. Sobrevivência e convivência são certamente as duas questões centrais para a humanidade no mundo globalizado. 
Resposta: Para sobreviver é necessário saber se adaptar as condições nos cercam, isso inclui saber conviver com as diferentes culturas, criações, religiões e visões de mundo e política, visto que a compressão tempo/espaço possibilita a convivência e interação com o que é tido como diferente.
Com o passar dos anos, é possível observar que diversos conflitos, desde os menores, como no cotidiano, as maiores como guerras, ocorrem pelo fato dos indivíduos quererem impor suas visões e culturas ao próximo. Logo, por não saber conviver e respeitar as diferenças as chances de sobrevivência reduzem em razão de diversos conflitos e lutas por poder.
2. Afinal, o que é globalização? 
Nesta parte, são apresentadas diferentes concepções de globalização, o que é sintetizado na passagem transcrita a seguir: 
A primeira, é abordagem que apresenta globalização como um produto exclusivo dos países centrais com pouca ou nenhuma interferência dos periféricos. A segunda, sintetizada no quadro, fala do fenômeno como algo produzido na tensão das forças hegemônicas (de cima para baixo) e das forças contra hegemônicas (de baixo para cima). 
Registre por escrito sua compreensão sobre a diferença entre essas duas concepções.
Resposta: A globalização de cima para baixo ou hegemônica desestrutura os povos e países periféricos, tanto economicamente quanto culturalmente, por enfraquecer as identidades e culturas locais, tornando uma determinada cultura, idioma ou costume universal.
Já a globalização contra hegemônica parte do princípio que existem questões que não podem ser tratadas de maneira particular pois afetam toda a humanidade, é o chamado patrimônio comum da humanidade. Há também o a possibilidade de cosmopolitismo, onde grupos sociais se organizam na luta por direitos e interesses em comum.
3. Aspectos sociais da globalização 
A maioria dos países e pessoas é diretamente atingida pelos problemas gerados pela nova ordem mundial (como o desemprego e a poluição, por exemplo). Mas, para os habitantes das nações mais pobres, o acesso aos benefícios advindos da globalização chega de forma muito limitada. 
Comente o trecho acima, relativo aos aspectos sociais da globalização 
Resposta: As decisões das questões globais são realizadas de maneira unilateral, pois os países periféricos possuem pouca representatividade, assim, os benefícios advindos da globalização chegam de maneira limitada ou tardiamente nesses locais, o que pode gerar a exclusão social.
4. A convivência como questão 
Este item trata da intensificação da convivência multicultural provocada pela globalização. Que consequências, positivas e negativas, você considera que esta convivência produz? 
Resposta: Como consequências negativas oriundas da convivência multicultural, temos as manifestações de preconceitos e atitudes violentas contra o que é diferente (cultura, etnia, religião, etc).
Já como consequências positivas temos a facilidade de comunicação e transmissão cultural devido a compressão tempo/espaço.
5. Processos sócio – históricos contemporâneos 
Dentre os nove itens que descrevem eventos sócio históricos contemporâneos, destaque dois que você considere mais relacionados a sua vida. Explique essa relação.
Resposta: As transformações no mercado de trabalho, sobretudo, com a participação das mulheres e as manifestações estudantis – dessa maneira tenho a possibilidade de estudar, atuar no mercado de trabalho, ter independência financeira e voz na luta pelos direitos. As manifestações estudantis possibilitam o acesso a educação de qualidade para que eu me torne cidadão ativa socialmente.

Continue navegando