A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Av1 - Responsabilidade Social e Ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 1

1)Texto base:
As associações e fundações, também conhecidas por ONGs, são sociedades não empresárias. ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais sem fins lucrativos que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Isso significa dizer que podem ser entidades filantrópicas, associações e organizações que não visão lucro. Os projetos das ONGs são financiados pelas próprias ONGs que disciplina em seus Estatutos como os associados vão se compor.
Nesse sentido é correto afirmar:
Alternativas:
· a)
Que as ONGs não podem contar com doações de pessoas físicas e jurídicas e, pela sua credibilidade, necessidade e utilidade, recebem subvenção do Estado, Munícipio e União.
· b)
Que as ONGs não podem contar com doações de pessoas físicas e sim das pessoas jurídicas e, pela sua credibilidade, necessidade e utilidade, recebem subvenção do Estado, Munícipio e União.
· c)
Que as ONGs podem contar com doações apenas de pessoas físicas e pela sua credibilidade, necessidade e utilidade, recebem subvenção do Estado, Munícipio e União.
· d)
Que as ONGs podem contar com doações de pessoas jurídicas e, pela sua credibilidade, necessidade e utilidade, recebem subvenção do Estado, Munícipio e União.
· e)
Que as ONGs podem contar com doações de pessoas físicas e jurídicas e, pela sua credibilidade, necessidade e utilidade, recebem subvenção do Estado, Munícipio e União.
Alternativa assinalada
2)Texto base:
Os movimentos que mais destacam na atualidade são os ambientais, esse assunto remonta dos idos de 1970 quando as leis ambientais foram pauta de discussões mundiais. É importante considerar que o movimento ambientalista surgiu de forma desordenada em seus primeiros movimentos que se constitui por grupos esporádicos levantando-se conta as ameaças à natureza. Possuindo representantes em quase todo o mundo, os movimentos incorporam o desejo de corrigir a intervenção humana abrupta no meio ambiente. Tendo em vista que os movimentos se tornaram importantes na sociedade, principalmente em razão do lixo, como exemplo, o caso da decomposição difícil do plástico nos aterros e os efeitos disso, a relação homem-natureza e os movimentos passaram a ser além de ambientais também sociais.
É correto afirmar que por esses movimentos:
Alternativas:
· a)
Nasceu a Greenpeace, criada em 1971.
· b)
Nasceu a UICN, criada em 1948.
· c)
Nasceu a WWF, criada em 1961.
· d)
Nasceram as ONGs expressivamente atuantes em nosso país, como por exemplo, a SOS Mata Atlântica, criada em 1986.
Alternativa assinalada
· e)
Nasceu a OSS Mata Atlântica, criada em 1986.
3)Texto base:
No Brasil, a organização não governamental sem fins lucrativos ganhou força a partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Contudo, a partir da década de 1990, surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de ONGs da Mata Atlântica (1992), que reúne cerca de 312 instituições em 16 estados.
De acordo com o texto acima é correto afirmar que as ONGs representam:
Alternativas:
· a)
A falta de credibilidade do Estado, Munícipio e União.
· b)
As atividades de interesse privado.
· c)
O compromisso social e movimentos de cidadania voltados ao interesse privado.
· d)
O compromisso social e, por essa razão, é um movimento de cidadania que traz consciência que o Estado somos todos nós e que, por isso temos, responsabilidades com o nosso país e com o mundo.
Alternativa assinalada
· e)
As atividades de interesse público.
4)Texto base:
O interesse político se refere, assim como o interesse público, ao bem geral e está no poder de administrar recursos lançando mão, inclusive, de acordos internacionais para abastecer o mercado. Quase todos os indivíduos defendem que ajudar o bem-estar geral é positivo, mas existe uma certa confusão sobre o que constitui exatamente o interesse público. Contudo, há um consenso contemporâneo de que o interesse público está diretamente ligado aos Direitos Humanos, ao bem comum que se retrata pelos benefícios que podem ser compartilhados por várias pessoas pertencentes a um determinado coletivo ou comunidade.
Do exposto, no que se refere ao interesse político, é correto afirmar:
Alternativas:
· a)
O interesse econômico e político é o interesse de uma nação, ou seja, o interesse de uma sociedade determinada, sendo que o interesse econômico diz respeito aos recursos escassos e abundantes e a administração deles.
Alternativa assinalada
· b)
O interesse público opõe-se à sociedade, ao meio ambiente e a tudo que é importante à pessoa humana e nessa condição.
· c)
O interesse privado opõe-se à sociedade, ao meio ambiente e a tudo que é importante à pessoa humana e nessa condição.
· d)
O interesse escuso está em favor da sociedade, ao meio ambiente e a tudo que é importante à pessoa humana e nessa condição.
· e)
O interesse econômico e político não se refere a nação, ou seja, interesse de uma sociedade determinada, sendo que o interesse econômico diz respeito aos recursos escassos e abundantes e a administração deles.
5)Texto base:
O meio ambiente, por ser de interesse global, promove muitos movimentos internacionais dando ensejo a encontros, congressos, conferências e promove a formulação de compromissos entre os países para a sua melhoria. Os pactos são exemplos. Em 2002, em Johannesburgo, por meio do Plano de Implementação, a Agenda 21 tornou-se mais sólida, no Rio+10 foram assinados e aprovados a Declaração Política da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, essa tem como principal objetivo pedir anistia das dívidas adquiridas pelos países pobres, pois muitas vezes as desigualdades são provenientes dos esforços em pagar os débitos, dessa forma impossibilita a implantação efetiva de um desenvolvimento sustentável.
Diante da afirmativa assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
Entre as competências da UICN está a organização e suporte técnico aos governos para legislação ambiental proposta e criação e estratégia de gerenciamento dos recursos naturais e por essa razão é uma referência internacional e órgão consultivo, desde 1972, no Comitê do Patrimônio Mundial da ONU (Organização das Nações Unidas).
· b)
 A Declaração Universal do Direito Humanos, também de 1998, já preceitua o meio ambiente e ONU (Organização das Nações Unidas).
· c)
Em 1948, na França, em Fontainebleau, foi fundada a UICN – União Internacional para Conservação da Natureza e seus Recursos. Hoje com sede na Suíça, tem como diferencial ser composta por entidades públicas e governos além das pessoas jurídicas de direito privado, o que não é nada comum, haja vista que as ONGs não têm a participação direta no Estado como membro.
Alternativa assinalada
· d)
Em 1988, na França, em Fontainebleau, foi fundada a UICN – União Internacional para Conservação da Natureza e seus Recursos. Hoje com sede na Suíça, tem como diferencial ser composta por entidades públicas e governos além das pessoas jurídicas de direito privado, o que não é nada comum, haja vista que as ONGs não têm a participação direta no Estado como membro
· e)
Entre as competências da UICN está a organização e suporte técnico à corporações para legislação ambiental proposta e criação e estratégia de gerenciamento dos recursos naturais, e, por essa razão é uma referência internacional e órgão consultivo, desde 1972, no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.