Buscar

PROVA ONLINE UNIFACVEST SOCIOLOGIA GERAL 1 SEM MOD 1B

Prévia do material em texto

PROVA ONLINE - SOCIOLOGIA GERAL 
1° SEMESTRE MOD 1B
DATA:05/08/2020
Questão 1) Sobre os princípios norteadores das relações sociais e da organização das diferentes dimensões da vida social, marque a opção correta:
a ) Divisão racional do trabalho - cujo critério a identidade pessoal do trabalhador, a capacitação técnica dos trabalhadores e divisão tecnológica do trabalho no interior das empresas.
b ) Economia de mercado - que consiste em uma estrutura econômica organizada para a produção de mercadorias, ou seja, a produção em larga escala de bens e prestação de serviços para a troca por dinheiro no mercado de bens e serviços, com fundamento na livre iniciativa e na livre competição, posto que o Estado não regulamenta essa situação.
c ) Estado Moderno - fundado na autoridade legal-racional, cuja legitimidade advém da crença na superioridade da lei racionalmente elaborada pelo poder executivo que representante da vontade do povo e que governa a sociedade em nome da lei para fazer cumpri-la.
d ) Desigualdade de fato - expressada na formação de classes sociais, que consiste na formação de grupos de pessoas que ocupam diferentes posições no processo de produção da riqueza.
e ) Instituição da propriedade privada dos meios de produção - acessível juridicamente e na prática a todos.
Questão 2) Sobre a análise crítica ao taylorismo/fordismo, marque a opção correta: 
I - Remete à questão do conflito de classes nas sociedades capitalistas e ao problema fundamental com o qual se defronta o capitalista.
II - O taylorismo e o fordismo foram as respostas encontradas pelo capital, ao longo do século XX, para enfrentar o problema sobre a divisão de classes.
III - Mesmo com o sistema taylorista e fordista, os trabalhadores sempre reagiram - e sempre reagem - às condições impostas, organizando-se politicamente em sindicatos e em movimentos sociais reivindicatórios de diferentes naturezas, muitos deles bem-sucedidos que lhes garantiram alguma melhoria nas condições de trabalho e de vida.
IV - Conciliar interesses divergentes é o desafio maior a ser confrontado pelo capital, pelo administrador, pelos governos estabelecidos e pelos próprios trabalhadores, num esforço conjunto para a promoção do desenvolvimento e redução da desigualdade social.
a ) I, II, IV
b ) I, II
c ) I, II, III, IV
d ) II, III
e ) III, IV
Questão 3) A Revolução Industrial foi um dos fenômenos que contribuiu para o surgimento das Ciências Sociais, porque alterou profundamente as relações sociais daquele período histórico. Marque a opção correta sobre esse tema.
a ) A invenção da máquina a vapor, na Inglaterra de 1750, foi o único fator que contribui para a revolução nas técnicas de produção, o que possibilitou a mecanização do processo de trabalho em muitos ramos da atividade econômica.
b ) A consequência inevitável da Revolução Industrial foi o desenvolvimento acelerado da urbanização não planejada, em que o resultado se expressou no aperfeiçoamento das condições habitacionais dos trabalhadores.
c ) Apenas no século XX, houve uma revolução na organização da produção que, a partir de então, passou a ser realizada no interior de empresas com caráter permanente e racional.
d ) A Revolução Industrial, ao contrário de todas as expectativas, não gerou problemas sociais de extrema gravidade para a Europa, a única alteração social decorrente desse período foi o êxodo rural de enormes contingentes de trabalhadores entusiasmados com as perspectivas de melhoria de suas condições de vida.
e ) Ao propiciar o aumento da produtividade do trabalho, a redução dos custos de produção e, como decorrência, o barateamento das mercadorias, a Revolução Industrial permitiu que se vislumbrasse o nascimento de uma sociedade de abundância e mais justa, graças às possibilidades econômicas de uma distribuição mais igualitária da renda.
	
Questão 4) "Conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria."
No segmento de texto acima extraído da obra "Da divisão social do trabalho" de Durkheim trata, sobretudo,
a ) do fato social.
b ) da anomia social.
c ) da consciência coletiva.
d ) das representações coletivas.
e ) da solidariedade social.
Questão 5) As ciências sociais buscam compreender a forma pela qual a sociedade se organiza e assim viabiliza e condiciona a vida dos seus membros. Seu objeto, portanto, é a vida humana enquanto vida social, é o sistema social, sua estrutura, sua cultura, suas instituições. O objetivo do estudo das ciências sociais é o de fornecer elementos que orientem a ação individual dos membros de cada sociedade, facilitando a consecução dos seus objetivos comuns ou sociais. É o de permitir que os homens e as mulheres possam, de alguma forma, controlar suas próprias vidas e a mudança social a que estão permanentemente sujeitos.
Luiz Carlos Bresser-Pereira Nota para discussão na disciplina de Metodologia Científica para Economistas, Curso de Pós-Graduação, GV-Economia. Versão nº.3, 20/2/2005. Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2005/05.2.InstanciasECienciasSociais.pdf. Acesso em: 26/02/2018.
As Ciências Sociais são compostas por várias ciências que se interligam na análise do fenômeno social. Marque a opção correta.
I - Economia política estuda as ações sociais - voltadas à produção, à circulação, à distribuição e ao consumo de bens e serviços em seu contexto institucional nacional e internacional.
II - A História é a ciência que estuda o processo de produção da vida, na expectativa de apreendê-lo em suas diferentes manifestações e especificidades ao longo do tempo.
III - A Antropologia focaliza seus estudos na construção da cultura, ou seja, no mundo dos significados e dos valores sociais predominantes nas mais diferentes sociedades
a ) todas as afirmativas são incorretas;
b ) todas as afirmativas são corretas;
c ) apenas as afirmativas I e II são corretas;
d ) apenas as afirmativas I e III são corretas;
e ) apenas as afirmativas II e III são corretas;
Questão 6) Sobre as implicações políticas e sociais da associação dos conceitos de empregabilidade e competência, vários são os fatores que determinam a situação dos mercados de trabalho, sobretudo os de ordem macroeconômica que resultam da adoção de políticas econômicas e sociais e de conjunturas econômicas nacionais e internacionais que favoreçam a geração de empregos e que ultrapassam a vontade e o âmbito da atuação do indivíduo.
I - Diminuição dos empregos formais
II - Aumento do trabalho autônomo
III - Aquisição de novas competências profissionais
Marque a opção correta
a ) II e III
b ) II.
c ) I e II.
d ) I, II, III.
e ) I.
Questão 7) Sobre as alterações no mundo do trabalho que ocorreram na década de 1980, os principais estudos apontam algumas características. Marque a opção que traz representações de exemplos dessas características.
I - Contínua perda do domínio operário sobre o processo de trabalho.
II - Desenvolvimento das especializações, inclusive nas indústrias automatizadas, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática.
III - Superqualificação do trabalho de algumas categorias, como de manutenção, técnicos, engenheiros e profissionais de informática
a ) I e II.
b ) I.
c ) II.
d ) I, II, III.
e ) II e III.
Questão 8) Até a década de 1980, a maioria dos estudos sociológicos sobre o mundo do trabalho consagrou a tese da polarização das qualificações, segundo a qual a moderna tecnologia, ao intensificar a divisão do trabalho, seria responsável pelo desenvolvimento de um processo com duplo e contraditório efeito:
a ) de um lado, a desqualificação da grande massa de trabalhadores e, de outro, a superqualificação de uma minoria.
b ) de um lado, a precarização de uma pequena parcela dos trabalhadores e de outro, a melhoria das condições de trabalho para uma maioria.
c ) de um lado, a qualificação da grande massa de trabalhadores e, de outro, a desqualificação de uma minoria.
d ) de um lado, o uso intensivo de tecnologia para a minoria dos trabalhadores e, deoutro, o baixo uso da tecnologia para a maioria.
e ) de um lado, o emprego para uma grande massa de trabalhadores e, de outro, o desemprego para uma minoria.

Continue navegando