A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONCEITOS E PROCESSOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova Online
Disciplina: 101280 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS E PROCESSOS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Para Lemle (2007), quais são as capacidades necessárias para a alfabetização? Assinale a alternativa correta.
a )
 Capacidade de compreender a ligação simbólica entre letras e sons da fala; capacidade de enxergar as distinções entre as letras; capacidade de compreender que uma mesma letra pode ter formatos variados (P, p, P, p).
b )
 Capacidade de compreender a ligação simbólica entre letras e sons da fala; capacidade de enxergar as distinções entre as letras; capacidade de compreender que a ordem das letras na palavra não pode ser mudada.
c )
 Capacidade de compreender a ligação simbólica entre letras e sons da fala; capacidade de compreender os usos sociais da escrita; capacidade de ouvir e ter consciência dos sons da fala, com suas distinções relevantes na língua.
 
d )
 Capacidade de compreender a ligação simbólica entre letras e sons da fala; capacidade de enxergar as distinções entre as letras; capacidade de ouvir e ter consciência dos sons da fala, com suas distinções relevantes na língua.
e )
 Capacidade de compreender a ligação simbólica entre letras e sons da fala; capacidade de enxergar as distinções entre as letras; capacidade de compreender que pequenas variações nas letras mudam a sua identidade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
No campo educacional, em que consistia a oposição entre os ideais liberais e os ideais conservadores na época posterior à Primeira República?
a )
 Enquanto os ideais conservadores primavam por uma educação desvinculada de classes e credos políticos ou religiosos, os ideais liberais consideravam que o conservadorismo representava uma ameaça aos princípios e valores.
b )
 Somente os ideais liberais tinham o objetivo de alavancar a educação no país, pois os ideais conservadores representavam uma ameaça aos princípios e valores.
c )
 Somente os ideais liberais tinham o objetivo de alavancar a educação no país, pois os ideais conservadores representavam uma ameaça ao ensino universal e laico.
d )
 Somente os ideais conservadores tinham o impulso de alavancar a educação no país, pois os ideais liberais representavam uma ameaça aos princípios e valores.
 
e )
 Enquanto os ideais liberais estavam associados à ideia de que a educação não deveria estar a serviço de nenhuma classe e a nenhum credo político ou religioso, o pensamento conservador considerava os ideais liberais uma ameaça aos princípios e valores.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Qual é o papel do professor nas práticas de leitura? Assinale a alternativa correta.
a )
 O papel do professor é fornecer o maior número de textos possíveis, para que os alunos aprendam a decodificá-los e depreendam os sentidos transmitidos por eles, independentemente do sentido que os autores pretendiam dar.
 
b )
 O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de construção de sentidos que ocorrem na interação autor-texto-leitor.
c )
 O papel do professor é deixar os alunos livres para formularem suas próprias interpretações sobre o texto, sem considerar o sentido que o autor quis dar, tampouco o que se depreende pela decodificação do texto.
d )
 O papel do professor é fazer a leitura em voz alta e fornecer a sua versão ou interpretação dos textos, pois assim os alunos passam a formular as próprias interpretações.
e )
 O papel do professor é criar oportunidades para desenvolver e aprimorar os processos de interpretação e dedução dos sentidos, levando em consideração apenas o sentido que o autor quis atribuir ao texto.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Em linhas gerais, no que consiste alfabetizar considerando a psicogênese da língua escrita? Assinale a alternativa correta.
a )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no construtivismo e que considera o indivíduo como receptor, e não como um objeto do processo de aprendizagem. Alfabetizar segundo essa teoria é considerar que a escrita é um código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição, não sendo necessário o indivíduo compreender o seu funcionamento.
b )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no sociointeracionismo, desenvolvido por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, e que considera que a aprendizagem se constitui na interação do indivíduo com o meio em que está inserido. Alfabetizar segundo essa teoria é considerar que a escrita alfabética não é um simples código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição.
c )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no sociointeracionismo, que tem Vygotsky como seu principal pensador, e que considera que a aprendizagem se constitui na interação do indivíduo com o meio em que está inserido. Alfabetizar segundo essa teoria é considerar que a escrita alfabética não é um simples código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição.
 
d )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no construtivismo e que considera o indivíduo como sujeito do processo de aprendizagem, não como mero receptor ou objeto. Alfabetizar conforme essa teoria é considerar que a escrita alfabética não é um simples código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição; pelo contrário, é necessário compreender o seu funcionamento.
e )
 A psicogênese da língua escrita é uma teoria que se apoia no construtivismo e que considera o indivíduo como receptor ou objeto do processo de aprendizagem. Alfabetizar conforme essa teoria é considerar que a escrita é um código que pode ser aprendido mediante memorização e repetição, além de ser necessário compreender o seu funcionamento.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Segundo Magda Soares (2018), os métodos sintéticos são considerados associacionistas. Sob essa ótica, assinale a seguir a alternativa que apresenta o que isso significa:
a )
 Significa que o método, associado às habilidades de ensino do professor, é considerado o fator determinante da alfabetização.
b )
 Significa que o método, associado às habilidades de aprendizagem da criança, é considerado o fator determinante da alfabetização.
c )
 Significa que o método é considerado o fator secundário do processo de aprendizagem da língua escrita.
 
d )
 Significa que o método é considerado o fator determinante do processo de aprendizagem da língua escrita.
e )
 Significa que as habilidades de aprendizagem da criança são consideradas como fator determinante da alfabetização.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), qual é a demanda que se coloca para a escola, diante das práticas de linguagem contemporâneas, gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos? Assinale a alternativa correta.
a )
 Contemplar de forma crítica e ética o cânone das práticas de linguagem, pois as novas práticas trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) desconsideram as hibridizações, apropriações e mesclas.
b )
 Retomar o lugar privilegiado das práticas tradicionais de linguagem, visto que as novas práticas, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) causam distração no meio escolar e prejudicam o aprendizado.
c )
 Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, que têm um caráter reducionista em razão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), mas sempre procurando retomar o cânone dessas práticas.
 
d )
 Contemplar de forma crítica e ética as novas práticas de linguagem, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), além de fomentar o debate sobre a cultura digital e os diferentes letramentos.
e )
 Retomar o lugar privilegiado das práticas tradicionais de linguagem, visto que as novas práticas, trazidas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) não precisam ser ensinadas na escola à geração que nasceu e