Buscar

Odontogênese: Formação dos Dentes

Prévia do material em texto

ODONTOGÊNESE
FÁBIO R. BELLINI
Origem
Exócrinas
Origem: Exócrinas e Endócrinas
Exócrinas
Exócrina
Tireóide
Endócrinas
Epitélio Oral = Lâmina Vestibular + Lâmina Dentária
A- o epitélio oral primitivo cresce em direção ao tecido conjuntivo, ectomesenquima subjacente, que possui células originárias da crista neural. Dessa interação surge uma bifurcação. Uma é a lâmina vestibular e outro a lâmina dentária. 
A – a lamina vestibular forma o sulco vestibular pelo processo de morte celular programada – apoptose. A lâmina dentária formará o germe dentário que passará anteriormente pelos fases representadas na próxima figura: botão (A), capuz (B e C), sino (campânula)(D e E) e após a erupção dentária (rizogênese) (F a I).
FASES
botão (A), capuz (B e C), sino (campânula)(D e E) e após a erupção dentária (rizogênese) (F a I).
B – Com o crescimento diferencial da lâmina dentária (botão dentário) que está em contato com o ectomesenquima, forma-se uma estrutura semelhante a um capuz ou boné (C). 
D – Com o crescimento das extremidades do capuz forma-se uma estrutura parecida com um sino (campânula), estabelecendo a forma da coroa do dente. Na região da cúspides, inicia-se a formação da dentina e do esmalte (E).
F, G, H e I – A raiz do dente cresce com a deposição da dentina radicular, cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.
Botão
Capuz
Sino (Campânula)
Sino (Campânula)
Dentinogênese/Amelogênese
As células do EIOE sobre influência das células ectomesenquimais da papila dentária sofre modificações com a inversão da polaridade dos seus organóides celulares . Desta maneira, essas células do EIOE transformam-se em pré-ameloblastos. Estes, por sua vez, induzem as células da papila dentária que estão em contato com os pré-ameloblastos a se diferenciarem em odontoblastos. Os odontoblastos depositam a primeira dentina (do manto). A dentina induz os pré-ameloblastos a produzir o esmalte (aprismático) transformando-se em ameloblastos.
Alça Cervical
A união entre o EIOE e o EEOE forma a alça cervical. A proliferação celular na alça cervical origina o diafragma epitelial e a bainha radicular de Hertwig . O crescimento da alça traciona o dente para erupção. 
Com o crescimento da Bainha Radicular de Hertwig, o seja, do EIOE induz as células da papila dentaria o diferenciarem em odontoblastos e produzir a dentina. A dentina rompe regiões da bainha radicular de Hertwig e entra em contato com as células do folículo dentário. As células em contato com a dentina diferenciam-se em cementoblastos e inicia a secreção de cemento.
Do lado oposto do folículo dentário forma-se osteoblastos que forma a matriz óssea do osso alveolar, na região entre o cemento e o osso, células diferenciam-se em fibroblastos e formam os ligamentos periodontais. Tudo ocorre ao mesmo tempo!
Dentinogênese/Amelogênese
Rizogênese
Coroa e Raiz
Epitélio Juncional
Periodonto de inserção

Continue navegando