Buscar

TCC Aspectos Antropológicos Ge

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
VILA DOS REMÉDIOS 
PEDAGOGIA 
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
 CEL0466/3525902
Prática como Componente Curricular (PCC)
Observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local
GEISA DE CARVALHO BLANCO
201908490934
SÃO PAULO
2020
Objetivos
Busco por este instrumento estabelecer uma estreita relação entre a comunidade e suas nuances com o processo de ensino e educação abordado nas escolas. Demonstrar que a cultura se associa a comunidade em geral e analisar como a cultura influencia a comunidade de Osasco-SP, transmitindo conceitos e saberes.
	Município de Osasco
	"Osasco, Cidade trabalho"
	
Centro de Osasco
		
	
	Bandeira
	Brasão
	
	Fundação
	19 de fevereiro de 1962 (57 anos) 
	Gentílico
	Osasquense
	Lema
	Urbs labor
"Cidade trabalho"
	Padroeiro
	Santo Antônio de Lisboa
Introdução
Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962.
Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços.
Vista aérea de Osasco, em 1961
Origens e povoamento
No período pré-cabralino, inúmeras tribos indígenas da família tupi-guarani habitavam a região onde hoje se situa Osasco. 
O primeiro núcleo de povoamento de colonizadores de origem portuguesa foi a Vila de Quitaúna (atualmente o nome de um bairro de Osasco), fundada no século XVII em plena época do Brasil Colônia, onde residiu o bandeirante Antônio Raposo Tavares. Durante a época do Império, na região onde hoje se situa o Centro e em seus arredores, existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Rio Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e também grandes fazendas. Já no final do Império, uma delas foi vendida ao italiano Antônio Agù e outra ao português Manuel Rodrigues. 
Criação do município
Osasco cresceu tanto em população, quanto comercialmente, mas apesar desse progresso, até então não passava de mero subdistrito da cidade de São Paulo. Em 1953 foi feito primeiro plebiscito pela emancipação. O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após o segundo plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco tornou-se um município. Em 16 de julho de 1968 teve início a greve da Cobrasma, organizada por José Ibrahim‎. Operários protestaram contra as mortes de seus colegas em caldeiras e o rebaixamento dos salários. Ato esse já um sintoma de resistência contra o Regime Militar da época. No ano seguinte, o Banco Brasileiro de Descontos (atualmente denominado Bradesco), sediado na Cidade de Deus, bairro de Osasco próximo à divisa com São Paulo, organizou e colocou em operação a Companhia Telefônica Suburbana Paulista - Cotespa. A nova companhia inicialmente proveu o novo município de três mil terminais telefônicos, que operavam com o prefixo 48. A COTESPA foi incorporada à Telecomunicações de São Paulo (TELESP) em 1976. A área do município de Osasco foi gradativamente subdividida em novos centros telefônicos - Rochdalle, Santo Antônio, Quitaúna e Menck, além da área central.
Fatos notáveis
O primeiro voo em aparelho mais pesado que o ar efetuado na América Latina aconteceu em Osasco, em 7 de janeiro de 1910. O autor da façanha foi o engenheiro espanhol Dimitri Sensaud de Lavaud, então morador de Osasco. 
Lavaud no primeiro voo da América Latina.
Composição étnica e religiosa
Segundo o IBGE, a população de Osasco era predominante branca (66,3%), vindo a seguir os pardos (27,5%), os negros (4,5%), os amarelos (0,8%) e, por fim, a população indígena (0,2%).
Quanto à religião, a maioria dos habitantes são católicos: 422 553 (cerca de 64,75%). Em seguida, vêm os evangélicos: 134 043 (cerca de 20,54%); os sem religião: 60 886 (cerca de 9,33%); espíritas: 5 873 (cerca de 0,90%); budistas: 1 500 (cerca de 0,23%); e judeus: 261 (cerca de 0,04%).
Educação
Osasco possui um sistema de ensino primário e secundário, público e privado. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que indica a qualidade do ensino nas escolas públicas, Osasco ultrapassou a meta no primeiro ciclo do ensino fundamental, com nota 5.9 e meta de 5.8 (numa escala de avaliação que vai de nota 1 à 10). No segundo ciclo, a cidade permanece com a mesma nota de 2013, com 4.3 pontos, sem bater a meta de 5. 
a cidade tinha 49 escolas municipais e 76 escolas particulares. A Prefeitura do Município de Osasco presta assistência aos alunos de todas as escolas das redes municipal e estadual, que recebem diariamente merenda escolar, preparada sob supervisão de merendeiras especializadas, contratadas pelo município. 
O Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) é um dos mais antigos Centros universitários de Osasco. A Fundação tinha por primeira finalidade criar na região uma faculdade de Direito e, posteriormente diversos outros cursos que foram criados. 90% dos Professores que passaram no Concurso Público de professores do Governo do Estado de São Paulo em 2010, eram provenientes da UNIFIEO, colocando a Universidade a frente de outras renomadas como PUC e USP. A cidade ainda conta com universidades como a Anhanguera, UNINOVE, e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Cultura de Osasco
Osasco apesar de contar com uma infinidade de equipamentos culturais de São Paulo, vem crescendo a sua quantidade de equipamentos voltados a cultura. Dentre eles, bibliotecas, teatros, museus, casas de eventos culturais, espaços culturais, lazer e meio ambiente. O município é constituído de diversas bibliotecas, incluindo a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Biblioteca Heitor Sinegalia, Biblioteca Manoel Fiorita, a Biblioteca do Centro Universitário FIEO, e Biblioteca da Faculdade de Ciências da FITO.
Dentre os teatros, Osasco é constituído pelo Teatro Municipal Gloria Giglio, principal teatro do município, inaugurado em 1996, durante o governo do prefeito Celso Giglio. O ambiente tem capacidade para 450 espectadores. Há também o Espaço Cultural Grande Otello, Teatro do Sesi e Escola de Artes Cesar Antônio Salvi. Os principais espaços culturais são o Osasco Cultural, Centro de Eventos Pedro Bortoloss e Espaço Cultural Grande Otelo.
Em Osasco, encontra-se também casas de eventos culturais, como Casa de Angola e Casa do Violeiro do Brasil.
O principal museu é o Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, também conhecido como Chalé Brícola. Seu acervo, além de abrigar documentos a respeito de Dimitri Sensaud de Lavaud, e a única peça que ainda resta do avião “São Paulo”, com o qual ele realizou seu voo histórico, se encontram objetos, filmes, documentos e obras de arte que contam um pouco da memória do município. O Museu Municipal Dimitri Sensaud de Lavaud, foi construído pelo banqueiro Giovanni Brícola, no final do século passado, e de sua construção participou Antônio Agù, fundador de Osasco. Edificado em estilo flamenco, com o melhor material existente na época: pinho-de-riga, mármore de Carrara e azulejos europeus, o Chalé Brícola serviu como residência para várias outras famílias, entre elas a de Dimitri Sensaud de Lavaud, inventor e cientista, que das suas imediações, no dia 7 de janeiro de 1910, realizou o primeiro voo com um aparelho mais pesado que o ar na América do Sul.
Depois de ter ficado abandonado durante muitos anos, o chalé foi escolhido como sede para o Museu Municipal, instalado em 30 de junho de 1976. Atualmente sofreu uma restauração.
Esportes
A liga de vôlei feminino de Osasco (Audax) é de reconhecimento nacional, o que torna a cidade mais divulgada em outras localidades. A cidade possui dois estádios chamados: o Estádio Municipal Prefeito José Liberatti (Rochdale) e o Estádio Municipal Elzo Piteri (Vila Yolanda). O município também conta com três ginásios poliesportivos: o Ginásio José Liberati (Presidente Altino); o Ginásio de Esportes Sebastião Rafael daSilva (Cidade das Flores) e o Ginásio de Esportes Ives Tafarello- SESC Osasco (Jardim das Flores.
Os principais clubes desportivos da cidade são: Grêmio Osasco Audax - Audax; Grêmio Esportivo Osasco - Grêmio Osasco; Osasco Futebol Clube; Osasco Voleibol Clube - Osasco/Audax Esporte Clube Osasco.
Ginásio Poliesportivo Geodésico[endnoteRef:1] [1: ] 
Bibliotecas
A principal biblioteca da cidade é a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, dentre outras há:
Biblioteca Heitor Sinegalia
Biblioteca Manoel Fiorita
Biblioteca do Centro Universitário FIEO
Biblioteca da Faculdade de Ciências da FITO
Teatro
Teatro Municipal de Osasco
O teatro municipal é possuidor de um acervo pinacoteca, além de abranger as peças teatrais, assume vários eventos como o Concurso Miss Osasco, eventos de portes públicos da cidade, etc.
Espaço Grande Otello
Teatro do Sesi
Escola de Artes Cesar Antonio Salvi
Espaços culturais
Centro de Eventos Pedro Bortoloss
Espaço Cultural Grande Otelo
Museus
Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, Antigo Chalé Brícola
Museu Afro de Osasco
Instituição de ensino cultural
A escola de artes, além dos espaços destinados as aulas, dispõe de um hall para exposição e eventos artísticos diversos e o teatro Nivaldo Santana, que abriga as apresentações de seus alunos e docentes, bem como atividades da comunidade artística.
Escola de Artes César Antônio Salvi
Casas de eventos culturais
Casa de Angola
Casa do Violeiro do Brasil
Lazer e meio ambiente
O principal parque da cidade é o Parque Municipal Chico Mendes. Nele se encontram equipamentos de ginástica, parquinhos, lago com animais, o borboletário, espaços esportivos, restaurantes, etc.
Parque Ecológico Nelson Vilha Dias
Parque Municipal Dionísio Alvares Mateos
Parque Clóvis Assaf
Parque de Lazer Antônio Temporim
Parque Ecológico Jardim Piratininga
Parque Ecológico Glauco Vilas Boas
Parque Conjunto Metalúrgicos
Esporte
A cidade é referência no vôlei feminino, além de contar com os times de futebol.
Corrida de Santo Antônio, realizada anualmente próximo do dia em que é reverenciado o padroeiro da cidade (13 de junho) - organizada pelo Centro Universitário FIEO
Jogos universitários
Circuito Osasco de Corrida e Caminhada - Marketing Esportivo
Foi a primeira cidade a ser sede do Circuito Running for Nature de Corrida e Caminhada realizado pela SportsFuse - Marketing Esportivo e Dizplay
Grêmio Esportivo Osasco - GEO
Osasco Futebol Clube
Sollys/Osasco
Esporte Clube Osasco
Marchas
Todo ano a cidade realiza as marchas de Consiência Negra
Descrição
Venho através deste resumo de aprendizado inserir a opinião coletada sobre a educação como um bem muitas vezes escasso e extremamente necessário na comunidade e sobre as opiniões de o que é a educação e das formas que essa pode ser aplicada e absorvida. Pude neste período de aprendizado, contar com a possibilidade de discutir a diferença de educação e Cultura, e assim estabelecer a minha linha de pensamento sobre o assunto, pude observar a importância da comunidade na educação e cultura de todos inseridos nela, desde os movimentos culturais e artísticos à Pinturas, Pichações, Grafites, Crenças, Costumes, Moral, Leis e até mesmo as Formas de comunicação e “Gírias” são parte integrante da comunidade e de uma forma intrínseca da cultura existente nesta. A relevância das pessoas inseridas nesta comunidade como produtores e multiplicadores de cultura, assim como a capacidade destes multiplicadores de levar a sua cultura e conhecimento ao maior número possível de pessoas, além da relevância das pessoas envolvidas como educandos em também multiplicar de maneira direta ou indireta oque absorveram.
Metodologia
Usando a escola pública da região onde resido – Osasco – SP, como fonte de pesquisa e seus profissionais, pude ter uma clara visão do que são pessoas bem-intencionadas e dispostas a ensinar seus alunos, assim como ter contato com pessoas que desacreditam do sistema e da capacidade de transformação da educação. Durante este período pude conhecer alunos e conversar com eles sobre às suas visões da Educação e assim entender a diferença básica da compreensão de educação por um aluno e compreensão de Educação de um educador e profissional da educação.
Conclusão
Com a execução deste trabalho pude ter a percepção do que é relatado por intelectuais da Educação. Pois segundo Camargo (2018), a comunidade sofre influência do sistema cultural e vai desenvolvendo, tendo uma percepção que os costumes e as crenças se dão pelo convívio social.  E assim como, o mesmo, A cultura começa numa sociedade simples, por intermédio da forma de expressão, nas atitudes e no modo de sentir, o seu modo como o indivíduo vive.
Percebi que isso se aplica também na importância das pessoas na vida deste individuo, e das coisas absorvidas e multiplicadas por este. Percepção de que a cultura não possui somente este significado. Existem outros parâmetros que a cultura envolve dentro da política, filosofia, sociologia e até mesmo no convívio social. 
Ou como (MARCONI; PRESSOTO, 2006). Não existem indivíduos sem cultura (costumes, crenças, leis e morais), todo ser humano é portador de cultura, nisso essa pessoa pertence a uma comunidade, que pode ter vários sistemas culturais Ou até mesmo Analisa-se definição de comunidade, conforme Redfield (1989), que é a união de seres humanos, com suas leis, crenças e costumes, certas atitudes, se integram-se conveniente ou não. Nessa visão, a comunidade tem suas particularidades, seus conceitos de cultura, tendo resultado conforme a história do ambiente em que os indivíduos vivem e padrões culturais, por isso, historiadores e sociólogos não tiram conceitos e conclusões definidos sobre termos culturais engajados a comunidade por causa da diversificação cultural.
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_Osasco
https://pt.wikipedia.org/wiki/Osasco

Continue navegando