Buscar

A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E O MUNDO DO TRABALH a8 e3

Prévia do material em texto

Disc.: ORIENTAÇÃO EDUCACION 
	2020.3 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Na elaboração de um plano de atividade da Orientação Educacional, entre muitas das diversas modalidades e funções eexistentes, deve-se se ter as seguintes características:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O conhecimento da realidade concreta e a capacidade de se promover alterações que venham ocorrer no contexto.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		A Orientação Educacional face às questões do trabalho salienta a importância do papel da escola frente ao mundo do trabalho, confirmada pela Constituição e pela Lei 9394/96, que deixa claro em seu artigo 1º. , inciso dois: "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e as práticas sociais". Especialmente tratando-se da escolha da profissão, é possível adotar uma prática de aplicação de testes para identificar as aptidões e características de personalidade do indivíduo e a partir dai, identificar a profissão. Nesse caso, estamos nos referindo a qual Teoria:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Teoria do Traço ou fator
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Relacione as teorias psicológicas com as situações abaixo, no que diz respeito a Orientação Profissional.
(A)Teoria do Traço e fator
(B)Teorias Psicodinâmicas
(C)Teorias Desenvolvimentistas
(D)Teorias Decisionais
 
(    ) Têm o objetivo de explicar a formação da personalidade e a escolha profissional do indivíduo. São fundamentadas na psicanálise, ou seja, no desenvolvimento afetivo sexual do indivíduo, pois acreditam que a constituição da personalidade ocorre a partir das relações dos impulsos da mesma com o meio.
(   ) Acreditam na concepção de desenvolvimento vocacional, o qual se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.
(    ) Inicia a área da orientação profissional, fundamentando sua prática em testes vocacionais, pois acredita que as aptidões, interesses e características da personalidade do indivíduo são inatos. Usa instrumentos para medir as aptidões, inventariar ou testar os interesses e descrever a personalidade do indivíduo.
(    ) Têm o objetivo de dar racionalidade à escolha profissional, que se dá a partir de análise (preditiva, avaliativa e decisória) dos elementos que intervêm na mesma. Definem que o orientador profissional deve colaborar com o indivíduo durante a análise dos elementos que intervêm na escolha profissional.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	B C A D
	
	
	
	
	
		4.
		Considerando a Psicopedagogia como uma atividade prática que trabalha as possíveis raízes dos problemas de aprendizagem e tenta solucioná-los, NÃO pode o Psicopedagogo omitir-se de: I - participar ativamente dos processos de qualificação dos docentes, tendo como meta a prática pedagógica preventiva. II - conhecer todas as relações que, necessariamente, existem entre os problemas de aprendizagem e as enfermidades. III - investigar, a partir de dados diagnósticos e de evolução do tratamento, as formas e a qualidade do funcionamento das estruturas cognitivas e afetivas, avaliando o substrato biofisiológico do sujeito e suas experiências escolares e extraescolares. IV - relacionar-se adequadamente com as famílias, numa postura investigativa de sua realidade. Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Dentre as teorias no campo da psicologia que explicam a escolha da profissão, temos a Teoria desenvolvimentista que acredita na concepção de que a vocação:
	
	
	
	
	
	
	se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.
	
	
	
	
	
	
		6.
		A orientação educacional, na escola cidadã,  NÃO se caracteriza como uma atividade onde se tem como objetivo:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	padronizar os alunos em um paradigma de ajustamento, responsabilidade e disciplina.
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		1- Para uma boa escolha profissional, o aluno deve considerar:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O conhecimento de si próprio e do mercado de trabalho
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		A adolescência é um período de transição entre a vida infantil e a adulta, uma fase de grandes mudanças e desafios para o jovem. Dessa forma, ele mesmo deverá enquadrar-se em uma sociedade, escolhendo uma profissão a ser seguida, passando  por influências internas e externas. Sem apoio, os alunos tendem a escolher a profissão de maneira fantasiosa, cedendo as pressões familiares, escolhendo a profissão da moda ou de algum ídolo. Diante dessa realidade, existem algumas estratégias que contribuem para uma escolha mais segura e consciente. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com um processo de Orientação Profissional.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Aceitar a sugestão para escolher a primeira profissão que lhe vir a cabeça para  que o aluno não perca tempo logo que conclui o ensino médio. O gosto pela profissão vai surgir ao longo do curso.

Continue navegando