Buscar

AD1 português 4 - 2019-2

Prévia do material em texto

Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Português IV
Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima AD1 – 2019. 2
 Aluna : Rosileide Maria Valeriano da Silva Lúcio Matrícula:16213120242
 Polo: Piraí
Bom trabalho!
Apontar para o sucesso, não a perfeição. Nunca desista do seu direito de estar errado, porque então você vai perder a capacidade de aprender coisas novas e ir em frente com sua vida.
Lembre-se que o medo sempre se esconde por trás do perfeccionismo.
David M. Burns
QUESTÕES
1) Conceitue Morfologia, apresentando seu objeto de estudo, e comente a importância dessa edisciplina.	(1 ponto)resposta:
Morfologia é o estudo das formas da língua, analisando em seus diferentes níveis de estruturas seu objeto de estudo que é o significante, isto é as formas das palavras, suas alterações na forma e a suas mudanças de sentido, por estudar as contruções das palavras a torna muito importante para a aprendizagem da língua portuguesa.
2) Faça a distinção ntre Morfologia Sincrônica e Morfologia Diacrônica.	(1,5 ponto) resposta:
Morfologia diacrônica é o estudo da evolução da língua que engloba as as mudanças ocorridas através do tempo e a Morfologia sincrônica estuda os fenômenos da língua através de um determinado momento do tempo,sendo assim apresenta características momentânia e descritiva e estática,pois estuda um momento especícfico. 
3) Com que outras disciplinas a Morfologia se relaciona mais proximamente? O que estuda cada uma dessas disciplinas?	(1,5 ponto) resposta:
A morfologia se relaciona mais proximamente com a fonologia que estuda os sons da fala(fonemas); A sintaxe que estuda as palavras enquanto elementos de uma oração, bem como suas relações de concordância, de subordinação e de ordem; A semântica parte da linguística qie se ocupa do estudo da significação como parte dos sistemas das línguas naturais.
4) Estabeleça a diferença e a relação entre morfe e morfema.	(1,5 ponto)resposta:
Morfema é uma unidade abstrata de sentido que, na prática pode ser representada por uma ou mais de uma forma; Morfe é a representação concreta de um morfema. Quando um morfema possui dois ou mais morfes diferentes será chamado de alomorfe.
5) Defina os fenômenos da alomorfia, da neutralização e da cumulação, apresentando exemplos de cada um deles.	(1,5 ponto)resposta:
Alomorfia são as diversas realizações de um único fonema, o fênomeno da Neutralização morfológica é o processo que anula a diferença entre dois morfemas pelo aparecimento de um morfema único. 
Exemplo: Júlio e eu cantamos todos os dias com os jovens. - presernte do indicativo
 Júlio e eu cantamos com os jovens ontem. - pretérito perfeito do indicativo
Cumulação morfológica é o processo em que um morfema, diferentemente do que se espera, pode assumir significação mais ampla ou cumulativa, pode ter mais de um significado.
Exemplo: Vendo : o "O" neste caso representa um morfema cumulativo pois tem o significado de 1º pessoa do singular, o tempo verbal presente e o modo verbal indicativo.
6) O que são afixos? Apresente exemplos de palavras formadas com esses elementos.	(1,5 ponto) resposta
Afixos são elementos mórficos modificadores de sentido que se acrescentam a radicais ou a temas, formando novas palavras. Quando colocados antes do radicais chama-se prefixo e quando colocado depois do radical chama-se sufixo.
Exemplo: Por : repor - prefixo ( re) e Mortal: Legal : legalmente - sufixo ( mente)
7) Defina o que são formas livres, formas dependentes e formas presas, ilustrando com exemplos.	(1,5 ponto)
 resposta
Formas livres: É constituída de uma sequência que pode funcionar isoladamente, que forma um enunciado compreensível. 
Exemplo: Homens e as mulheres podem ser independentes.
 Formas dependentes: são as que não podem funcionar isoladamente, não podendo
 ser livres, mas também não são consideradas presas, por ser possível colocar entre ela e
 a forma presa outro elemento ou ser mudada de posição em relação à forma livre a que
 está ligada.
 Exemplo:uma, um, o a, e, que, do.
 Formas presas são aquelas só funcionam unidas às outras, nunca sozinhas.
 Exemplo:morei, enchia, ficava, esquecíamos, lentamente.

Continue navegando