Buscar

ATIVIDADE 2 BIOLOGIA CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 BIOLOGIA CELULAR – PARTE DA NOTA FINAL
DISCIPLINA- BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
PROFESSORA – MARY CANDIDA
ALUNO – Lucas de Sá Farias - UP20103762
	Sobre a classificação dos tecidos, qual a classificação, em que se baseiam, e quais as principais características e funções de cada tecido?
Tecido epitelial – Cobre e reveste superfícies corporais e é responsável pela formação da glândula;
Tecido conjuntivo – Apoia e sustenta todos os outros tecidos básicos e preenche o espaço entre os órgãos;
Tecido muscular – Responsável pela contração e movimentos e estabiliza estruturas corporais; e
Tecido nervoso - Capta, processa e íntegra as informações do meio intra e extracelular e adapta o organismo às variações do meio.
	Sobre o tecido epitelial, julgue cada item, em caso de afirmativa incorreta, corrigir.
	Os adenomas são tumores que se originam a partir de células epiteliais. V (X) F().______
	O tecido epitelial é vascular, ou seja, recebe vários vasos sanguíneos. V() F(X). Ele é um tecido avascular, onde não recebe vasos sanguíneos.
	Os nutrientes chegam ao tecido epitelial por difusão após alcançarem o tecido conjuntivo. V(X) F().__________________________________________________
	O epitélio é um tecido altamente inervado, recebendo plexos nervosos sensoriais e mecânicos provenientes da lâmina própria e também terminações nervosas livres. V(X) F()._________________________________________________________________
	A inervação do tecido epitelial não permite a captação de estímulos do meio externo. V() F(X) Ela permite ao tecido a captação de estímulos do meio. 
3 – Ainda sobre o tecido epitelial explique:
	Qual a correlação do tecido epitelial com a mitose?
O tecido epitelial vive em alta taxa de replicação com seu papel relacionado ao revestimento e, consequentemente, à proteção de superfícies corporais.
	Qual a correlação do tecido epitelial com as bolhas de queimaduras?
As bolhas de uma queimadura são consequência do extravasamento de plasma que penetra até a camada média do tecido epitelial estratificado pavimentoso, mas que não consegue atravessar a camada de queratina.
	Qual a correlação da metaplasia com o tecido epitelial?
Metaplasia é a conversão reversível de um tipo epitelial maduro em outro. Embora ocorra normalmente em resposta ao estresse, sua persistência pode ser sinal de transformação tumoral.
	Qual a localização do tecido epitelial estratificado e qual a sua função?
Possui a função de várias camadas de células, apenas uma mantém contato com a membrana basal, podendo ser localizado, por exemplo, na traqueia, nos brônquios, no epidídimo e na cavidade nasal. 
	Quais as funções e características do epitélio glandular?
Origina-se sempre dos epitélios de revestimento que se prolongam em direção ao tecido conjuntivo. Se ocorre a preservação do ducto epitelial, temos a formação da glândula exócrina; já o desaparecimento desse ducto ocasiona a geração das glândulas endócrinas.
4 – Faça uma correlação entre o tecido conjuntivo e o epitelial, sobre o nome, características, funções e organização.
A presença de uma membrana basal que ancora as células do tecido epitelial à matriz extracelular do tecido conjuntivo. A membrana basal pode ser dividida em duas regiões. Chamamos de lâmina basal (ou lâmina densa) a porção da membrana basal mais próxima às células epiteliais. Formada de fibras de colágeno tipo IV e diversos tipos de proteoglicanos e glicoproteínas, essa estrutura é responsável pela inserção das células do tecido epitelial ao tecido conjuntivo. 
5 – Descreva e caracterize as principais encontradas no tecido conjuntivo.
O tecido conjuntivo é formado por diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular sintetizado pelas próprias células. Dentre suas funções, podemos citar: a) sustentação e preenchimento; b) defesa e c) nutrição. É formado por elementos não celulares que preenchem o espaço entre as células do conjuntivo, como as fibras de colágeno, que conferem resistência e um pouco de elasticidade; fibras reticulares, que dão resistência sem elasticidade; fibras elásticas, que cedem bastante à tração, mas retornam à forma original quando é cessada a força; e a substância fundamental amorfa, cuja função é preencher o espaço entre as células e as fibras do conjuntivo. 
6 – Sobre o tecido conjuntivo de propriedades especiais, descreva as principais características e funções:
	Tecido Adiposo – é um tipo de tecido conjuntivo especializado em armazenar lipídios na forma de triacilglicerídeo de forma a criar uma reserva energética para o corpo. Além da função de homeostase calórica, o tecido adiposo também é responsável pela secreção de hormônios, como o leptino e a grelina que controlam o metabolismo, pela sensação de fome e saciedade e pelo controle da temperatura corporal.
	Tecido Sanguíneo – é um tecido conjuntivo líquido, cuja função principal é fazer o transporte de substâncias, como os nutrientes, o oxigênio, os hormônios e os resíduos metabólicos, entre as estruturas corporais. Também são funções atribuídas ao sangue a manutenção da homeostase devido à sua ação tamponante, a termorregulação e a participação nos processos imunológicos e de coagulação.
	Tecido Cartilaginoso – podemos citar a sustentação de tecidos moles e o revestimento das articulações, permitindo a absorção de choques e o deslizamento dos ossos. Outras funções atribuídas a esse tecido dependerão muito da composição da sua matriz extracelular. 
	Tecido Ósseo – é um tecido conjuntivo modificado para desempenhar as funções de suporte e proteção. Para tanto, a matriz desse tecido é extremamente rígida graças à presença de cristais de hidroxiapatita, um sal formado de cálcio e fosfato. Devido à composição da sua matriz, o tecido ósseo também tem como função funcionar como local de armazenamento de íons de cálcio e fosfato, que serão mobilizados para o organismo conforme a necessidade. 
	Tecido Nervoso – é um sistema de integração, que permite ao organismo captar estímulos externos e internos, analisá-los e gerar uma resposta adequada que permita a adaptação do organismo ao estímulo inicial. 
7-Sobre o tecido muscular, classifique e cite todas as suas funções e características:
A função do tecido muscular vai depender da sua localização, mas todos eles têm em comum uma característica: a capacidade de contração, ou seja, de encurtar e desenvolver tração, resultando em movimento de estruturas e propulsão de substâncias.
8-Julgue cada item, cada item incorreto, corrigir
	As glândulas são formadas pelo epitélio glandular. V(X) F().________________________
	O tecido conjuntivo não é formado por diversos tipos celulares. V() F(X).O tecido conjuntivo é formado por diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular sintetizado pelas próprias células.
	O tecido muscular é um tecido especializado em movimento de contração. V(X) F().____
	Os três tipos de tecidos musculares se diferenciam pela forma celular e pela inervação. V(X) F().______________________________________________________________
	O tecido muscular esquelético não está sujeito ao controle do sistema nervoso voluntário. V() F(X). O tecido muscular esquelético está sujeito ao controle do sistema nervoso voluntário, ou seja, consciente do seu executor.
9-Responda:
	Qual o tecido responsável pelo processo de defesa do nosso organismo?
Tecido conjuntivo
	Qual tecido age mais rápido em um processo alérgico?
Tecido sanguíneo – basófilos
	Qual a função do tecido hematopoiético?
é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.
	Qual a correlação da leucemia com a histologia?
Proliferação neoplásica generalizada de células hematopoéticas oriundas de um mesmo clone.
	Qual o risco de lesão em um neurônio?
As lesões neuronais são de diferentes tipos e com diferentes consequências. Elas podem ocorrer de forma abrupta – traumas por exemplo –,ou crônicas, como as doenças degenerativas do sistema nervoso central. Fato é que ambas trazem consequências para a vida do indivíduo e para sua família. 
10-Responda:
	Sobre o processo de cicatrização explique suas fases.
Os fibrócitos voltam a ser fibroblastos, recuperando a capacidade de síntese e permitindo a regeneração do tecido conjuntivo lesionado. No caso de tecidos que não se regeneram, o tecido conjuntivo invade a região destruída para preencher o espaço deixado pela lesão.
	Sobre o curativo, qual a importância da orientação para hidratação da pele ao redor da lesão?
A pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções.
	O que são neurotransmissores?
Neurotransmissores são substâncias químicas que, ao se ligarem a proteínas receptoras específicas, desencadeiam uma cascata de sinalização intracelular nas células pós-sináptica, gerando um efeito fisiológico no organismo. 
	Qual a função de um hemotransfusão?
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio e nutrientes para o corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua a função do sangue no corpo humano e como ele não é produzido artificialmente, as pessoas que necessitam precisam contar com a doação e solidariedade de outras pessoas. 
	Qual a sua visão crítica, futuro (a) enfermeiro(a) sobre os tecidos após essa disciplina? Ou seja , sua visão sobre curativo, hemotransfusão, processo alérgico, acesso venoso?
Os tecidos são a porta de entrada do nosso corpo, seja ele para pontos de melhoria, seja malefícios e com isso o tratamento do tecido deve ser realizado com total atenção.

Continue navegando