Buscar

Atividade 1 de biologia final do semestre

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO FINAL DO SEMESTRE 1
	SOBRE A CÉLULA JULGUE CADA ITEM COMO VERDADEIRO OU FALSO, EM CASO DE FALSO, CORRIJA: 
	A CÉLULA É A MENOR UNIDADE DE VIDA CAPAZ DE SE NUTRIR, SE DEFENDER E SE REPRODUZIR DE FORMA INDEPENDENTE. V(X) F() ___________________________
	Toda célula precisa ter quatro elementos básicos em, pelo menos, uma fase do seu desenvolvimento: membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e material genético. V(X) F()______________________________________________________
	A membrana plasmática está presente nas células procariontes. V(X) F()__________
	Uma das funções da membrana plasmática é realizar o transporte de substâncias entre os dois meios, dentro e fora da célula. V(X) F()._________________________
	Permeabilidade seletiva da membrana plasmática quer dizer que ela deixa entrar na célula tudo o que está ao redor da célula. V() F(X). É a identificação e a seleção de quais substâncias podem entrar ou sair da célula. 
	SOBRE O TRANSPORTE ATIVO /PASSIVO RESPONDA:
	O que é? O transporte passivo sempre vai acontecer sem a necessidade de gasto energético porque acontece a favor do gradiente de concentração, ou seja, as moléculas fluem do lado mais concentrado em direção ao lado menos concentrado; Já o transporte ativo necessita de energia para ocorrer porque as substâncias fluirão do lado menos concentrado para o lado mais concentrado.
	Qual a sua importância? No transporte passivo as moléculas fluem do lado mais concentrado em direção ao lado menos concentrado e já no transporte ativo é necessário da energia utilizada nesse processo é o ATP. 
	Quais os tipos? Transporte passivo a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose, Transporte vesicular e transporte ativo.
	E como acontece cada um.
O transporte passivo não requer energia porque as moléculas fluem de um lado mais concentrado em direção a uma região menos concentrada;
A difusão simples, também chamada de difusão passiva, ocorre quando temos uma molécula pequena e sem carga, por exemplo, o oxigênio, o CO2 , a água e o N2;
Na difusão facilitada, a molécula a ser transportada chega até o seu destino atravessando a proteína transportadora do tipo canal iônico ou do tipo perméase;
Algumas substâncias precisam ser transportadas contra um gradiente de concentração e, para tanto, necessitam de energia para ocorrer. As estratégias de transporte recebem o nome de transporte ativo;
Macromoléculas, como as proteínas e os polissacarídeos, são muito grandes e não conseguem atravessar a membrana nem mesmo através de proteínas. As macromoléculas são transportadas através do transporte vesicular, tanto para entrar como para sair da célula. 
	Sobre o citoplasma, julgue cada item como verdadeiro e falso, e em caso de falso, corrige;
	Se refere apenas à parte líquida do citoplasma. V(X) F()____________________
	Tem característica coloidais e não de uma solução gelatinosa. V() F(X) O citosol se refere apenas à parte líquida do citoplasma. Essa solução tem característica coloidal, ou seja, gelatinosa e, em alguns pontos, pode apresentar maior ou menor consistência.
	Diversas macromoléculas são encontradas dispersas no citoplasma na forma de inclusões. V(X) F().___________________________________________________
	Sua composição é a mesma em diversos tipos celulares. V() F (X). Sua composição é bem variada entre os diferentes tipos celulares. 
	Nas células hepáticas e musculares é comum encontramos inclusões de glicogênio no citoplasma. V(X) F().________________________________________________
	Descreva 3 características e as funções de cada organela:
	Ribossomos – Os ribossomos são produzidos no nucléolo, um componente nuclear, e são formados por proteínas e RNA ribossômico. A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células.
	Retículo Endoplasmático Rugoso – Tem sua função associada à síntese e modificação de proteínas que serão inseridas em outras organelas, na membrana plasmática ou que serão secretadas. 
	Retículo Endoplasmático Liso – Tem sua função associada à síntese de lipídios e também à modificação de algumas proteínas. 
	Lisossomos – Organelas originadas pelo complexo de Golgi importantes por conterem enzimas digestivas e atuarem como sítio de hidrólise de macromoléculas, como lipídeos, proteínas e carboidratos; Funções dos lisossomos: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. 
	Mitocôndrias – É uma organela encontrada em todas as células. Sua função primordial é a transformação de um tipo de energia em outro. Nesse processo, as moléculas energéticas resultantes de uma degradação parcial do alimento entram nas mitocôndrias, local onde têm sua energia química potencial transformada em uma forma de energia que possa ser utilizada pela célula, no caso, o ATP, forma não armazenável. A sua função é produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular. 
	Descreva 3 características e as funções das seguintes organelas:
	Complexo de Golgi – É uma organela que consiste em sacos membranosos onde ocorrem as modificações químicas e o endereçamento das proteínas; as vesículas são responsáveis pelo transporte das proteínas para fora do complexo até o seu destino final sem que ocorra modificações químicas em virtude do contato com o citoplasma; A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. 
	Citoesqueleto Celular – É um conjunto de fibras finas e longas que desempenham três papéis fundamentais no interior da célula: mantém a forma e a sustentação da célula, Sua principal função é coordenar a distribuição de organelas na célula e orientar sua forma geral e também responsável pela sustentação e resistência da célula. 
	Filamentos intermediários – Fortalecem estruturas celulares e dão movimento à célula animal em divisão, ao citoplasma e formam as microvilosidades; A principal função dos filamentos intermediários é dar resistência mecânica e estrutural às células. 
	Microtúbulos – Dímeros de proteína tubulina envolvidos no funcionamento de cílios e flagelos. Além disso, também contribuem para a formação dos centríolos, atuantes na divisão celular. Além da função estrutural, os microtúbulos têm outras funções. Eles formam um substrato onde proteínas motoras celulares (dineínas e cinesias) podem interagir, e assim são usados no transporte intracelular. 
	Filamentos de Actina – As miofibrilas são formadas por filamentos de actina (mais finos) e miosina (mais grossos) dispostos ao longo de toda a extensão da célula muscular e organizados na forma de sarcômeros. Quando o músculo está relaxado, os filamentos de actina e miosina estão separados; na presença de um estímulo adequado, os filamentos se aproximam e interagem provocando o encurtamento do sarcômero e a contração da musculatura, tem como função sustentar a membrana plasmática e, junto com proteínas motoras, promover a locomoção celular. 
	Sobre o ciclo celular, responda:
	O que é? São células em renovação ou em crescimento que existe uma sequência de eventos que controlam o desenvolvimento, o amadurecimento e a divisão celular. 
	Quais os seus objetivos? Tem como objetivo principal preparar a célula para que esta, ao entrar em mitose, produza células-filhas com o mesmo conteúdo genético da célula-mãe. 
	E quais são as suas fases? Interfase, que envolve o crescimento e amadurecimento da célula, e subdividida nas fases G1, S e G2 e a mitose, que se refere à divisão celular em si. 
	Existe algum tipo de controle neste processo? Sim, são pontos de controle entre cada estágio com o objetivo de garantir que apenas as células que mantiverem as características essenciais da linhagem genitora continuem o processo, interrompendo o ciclo daquelas células que não atingirem os requisitos necessários para passar à fase seguinte. 
	Todasas células do nosso organismo têm a mesma capacidade de renovação? Por quê? Sim, pois ela própria possui a capacidade de dividir e reproduzir o tecido já que estão constantemente em proliferação e renovação.
	Sobre os períodos da divisão celular- mitose, descreva:
	As características – Na mitose, a divisão de uma célula-mãe gera duas células-filhas geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional. 
	As fases – Células estáticas, Células estáveis, Células em renovação, Células em renovação lenta e Células em renovação rápida 
	Os eventos mais importantes de cada uma – Células que não se dividem; Células estáveis – Células que se dividem lentamente, Mantêm a estrutura do tecido estável e Tornam-se mitoticamente ativas se estimuladas por lesão; Células em renovação – Exibem atividade mitótica regular; Células em renovação lenta – Reproduzem de forma lenta para acompanhar o crescimento do órgão ao longo do desenvolvimento; e Células em renovação rápida – Estão constantemente em proliferação e renovação e São mitoticamente ativas.
	Qual a diferença entre a meiose – As células germinativas, que gerarão os gametas, precisam reduzir o seu número de cromossomos para garantir a manutenção genética da espécie. Assim, essas células sofreram um processo de divisão celular diferente no qual a célula que inicia o processo é 2n=46 e as células-filhas geradas, em número de 4, serão n=23. 
	Em qual fase ocorre o Crossing-Over e qual a sua importância – Ocorre durante a prófase da primeira divisão nuclear. Ela é importante por realizar a combinação genética dos cromossomos, para realizar a variabilidade genética.
	Diferencie a formação de gametas, qual a diferença entre a formação do óvulo e do espermatozoide. Na formação dos gametas transforma uma célula germinativa diploide (2n=46) em quatro células haploides (n=23). Enquanto a ovogênese inicia-se durante o desenvolvimento embrionário, a formação dos gametas masculinos só será iniciada na puberdade. 
	Se houver alguma alteração no processo de formação dos gametas pode prejudicar a formação de embrião? Justifique a sua resposta com exemplo. Sim, os gametas são formados na fecundação do ovogêneses e com isso são enviados os cromossomos para que possam ser feito os pares de com formação genética e cada par de cromossomo deverá possuir 46 pares, qualquer alteração nos pares o embrião terá alterações na sua formação.
	Sobre o desenvolvimento embrionário, descreve:
	As fases – O primeiro passo é a passagem do espermatozoide pela corona radiata. Vários espermatozoides podem, simultaneamente, dispersar as células foliculares e chegar até a zona pelúcida. O passo seguinte é o rompimento da camada mucosa que protege a membrana do ovócito. Para que o rompimento dessa barreira ocorra, os espermatozoides precisam que os receptores específicos da sua membrana interajam com glicoproteínas presentes na zona pelúcida. No terceiro passo do processo, ocorre a fusão das membranas dos gametas. A membrana plasmática e o citoplasma residual do espermatozoide são desprezados e o flagelo se degenera. Apenas o núcleo e os centríolos do espermatozoide penetram no citoplasma do ovócito secundário. Finalmente, no último passo, temos a aproximação dos dois pronúcleos. A membrana dos pronúcleos irá se dissolver e os cromossomos irão se condensar e se distribuir pelo citoplasma do zigoto para dar início à primeira divisão mitótica utilizando os centríolos do óvulo e os centríolos do espermatozoide que penetraram junto com o núcleo. 
	Os folhetos – Através da movimentação e da diferenciação das células do epiblasto que serão formados os três folhetos germinativos, endoderme, mesoderme e ectoderme, cujas células são precursoras de todos os tecidos e órgãos do embrião.
	Os órgãos formados por cada folheto – Ectoderma – Sistema nervoso, Epiderme (pelos e unhas, por exemplo) Glândulas endócrinas, e exócrinas Cristalino, retina e córnea, Revestimento de cavidades (boca, anus e nariz, por exemplo) e Esmalte dos dentes; Mesoderme - Músculos, ossos e cartilagens, Tecido conjuntivo propriamente dito, Tecido hematopoiético, Sistema cardiovascular, Sistema genitouretral e Revestimento externo dos órgãos (pleura, peritônio, pericárdio); Endoderme - Revestimento interno do sistema respiratório e digestório, Glândulas anexas do sistema digestório (fígado e pâncreas),Timo Glândulas tireoidianas e paratireoidiana e Revestimento interno das vias urinárias.
	Qual a importância da consulta pré-natal em um gestante - Durante o desenvolvimento embrionário é quando ocorrem mais frequentemente as anomalias, sendo o período entre a terceira e a oitava semana de gestação o mais susceptível devido à intensa modulação da atividade celular. 
	O que você futuro enfermeiro pode fazer em um unidade básica para contribuir com o seu conhecimento para o desenvolvimento fetal adequado? Realizar planos de ação junto a comunidade explicando a importância de ser realizado o exame pré natal, programas de incentivo ao pré natal, aulas instrutivas de cuidados com o feto, alimentação, cuidados na gestação, no pré parto e pós-parto.

Continue navegando