Buscar

PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS

Prévia do material em texto

5
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................6
2 OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS AOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS........................................................................................7
3 ESPORTE “NA” ESCOLA E ESPORTE “DA” ESCOLA....................................10
4 CONCLUSÃO ........................................................................................................11
REFERÊNCIAS .........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Não é exagero afirmar que, como conseqüência da transformação das sociedades contemporâneas, o esporte se tornou desde o final do século XX e o que se passa no século XXI, o fenômeno social mais universalmente conhecido, principalmente através dos meios de intervenção que possui e suas relações com os diferentes grupos sociais. Suas influências positivas são testadas tanto na escola quanto em atletas de alta competição. Na escola mais excelente, como nas favelas, onde a educação não é um luxo, mais de um grupo de risco mudou e / ou melhorou o status social por meio e com os benefícios das atividades físicas / esportivas. Portanto, consolidar uma comunidade científica de pedagogos de treinamento esportivo que desenvolve elementos teórico-práticos, a partir de uma formação pedagógica, que contribuem para a solução de problemas no treinamento esportivo moderno, é um desafio atual para qualquer sociedade deste mundo.
Desde suas origens, o homem e a atividade física andavam de mãos dadas, e se, a princípio, sua adaptação e sobrevivência, a uma natureza muito hostil e competitiva, com o tempo foi além, seus ritos, jogos e diversões também constituem um legado deixado por nossos ancestrais em seus relacionamentos com esportes físicos e / ou atividades recreativas. Sua assimilação garantida, já que se definiu um papel muito importante em qualquer sistema social.
A vida do homem ocorre em grupos ou através da passagem de qualquer um deles; a atividade física existe por meio da ação, que por sua vez é baseada em operações, considerando o motivo como a raiz da atividade, subordinando o surgimento da ação a determinados objetivos, enquanto as operações são guiadas pelas condições em que a atividade que se desenrola dita, as rotas e / ou os procedimentos a serem seguidos em sua execução; portanto, as habilidades constituem o domínio das operações (psíquicas e práticas) que permitem ao sujeito orientar-se em relação às condições em que a atividade é realizada. , além de regular isso racionalmente.
A necessidade de o homem estudar a atividade humana é que ela seja orientada para os objetos com os quais essas necessidades são atendidas, por meio de um conjunto de ações que visam garantir os objetivos da atividade, caracterizados pelos métodos ou rotas usadas e pelo conjunto de variáveis ​​que modificam o uso de relacionamentos para alcançar o objetivo associado à ação.
2 Os procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos
O treinamento esportivo tem como missão a formação multilateral de pessoas, do ponto de vista físico / funcional, motor, psicológico, cognitivo e moral, portanto, do pedagógico, classificado como um processo complexo ou especial, sendo necessário, o tratamento de suas particularidades por meio de uma pedagogia que, em correspondência com as demandas colocadas no processo mencionado, a realiza. O treinamento esportivo, visto como um processo pedagógico eminentemente complexo, manifesta a cada momento de sua preparação os mais destacados resultados no esporte.
Sem dúvida, esse processo complexo deve ser cuidadosamente planejado e executado, sendo possível apenas se houver um profissional que tenha conhecimento sobre o processo, que saiba fazer as coisas com disposição e responsabilidade e que possua as habilidades necessárias. Esse profissional não é menos do que o técnico de esportes, que assume a tarefa de detectar e corrigir de maneira individual e em grupo os problemas não apenas técnicos e físicos, mas também pessoais, porque o atleta deve, antes de tudo, ser considerado por sua condição de ser humano.
Portanto, para que o processo de treinamento seja pedagógico, o técnico deve garantir que tudo o que é executado esteja a serviço do atleta e não vice-versa, atleta a serviço do esporte. Ele aprecia que não é o movimento (em termos de técnica esportiva), nem o resultado, que ocupa o lugar central, mas o ser que se exercita, que executa a atividade planejada. Portanto, esse processo deve permitir o desenvolvimento de habilidades motoras e psicomotoras, juntamente com os aspectos cognitivos, afetivos e sociais de sua personalidade e caráter. Tarefas atribuídas a essa pessoa como instrutor ou professor, que exigem a harmonia inegável de certas habilidades profissionais que valorizam não apenas o trabalho do treinador, mas também enriquecem o próprio processo.
Do ponto de vista pedagógico, as relações emocionais têm como foco a formação da personalidade por meio do processo de ensino-aprendizagem, que ocorre neste caso, no processo de treinamento esportivo. Não deve ser deixado à espontaneidade, mas governado por leis e princípios, visando atingir um nível qualitativamente mais alto como forma de promover a assimilação do conhecimento transmitido, o estabelecimento de relações interpessoais e a facilitação de um clima psicológico favorável para o desenvolvimento de comportamentos positivos, para que sua transmissão subseqüente aos outros membros da sociedade seja um caminho bem-sucedido.
Para entrar nesse assunto, é necessário abordar algumas definições que, sem dúvida, constituem a base ideal, para uma melhor compreensão das idéias que serão expressas posteriormente. As primeiras indicações de uma pedagogia esportiva datam da Grécia antiga. De fato, há mais de 2.500 anos, AC já Platão definiu a importância de uma educação ginástica para jovens. 
Pestalozzi, de tendência humanista onde estudou filosofia e, desenvolvendo idéias progressistas e democráticas, constituiu uma instituição para os pobres, onde tinha 50 estudantes entre órfãos e vagabundos, a importância deste trabalho é que ele permite que Pestalozzi seja considerado um percussor da vinculando estudo ao trabalho. Todo o trabalho de Pestalozzi é marcado pela concepção do objetivo que o coloca em posições avançadas, mesmo em nossos tempos, essas teorias ganham cada vez mais importância, o que tomamos as medidas necessárias e com o tempo nos processos táticos educacionais em busca da estratégia marcada e dá espaço à espontaneidade. Ele também foi o primeiro a falar, no contexto de uma teoria pedagógica dos tempos modernos, da necessidade de contemplar o caráter insubstituível e específico de uma educação corporal.
Hoje em dia, particularmente, o treinamento esportivo é entendido como toda a educação organizada, que visa o rápido aumento da capacidade de desempenho físico, psíquico, intelectual ou técnico-motor do homem. Mas como essa definição evoluiu:
Para Matveiev (1983), o treinamento esportivo é a forma fundamental de preparação do atleta, baseada em exercícios sistemáticos, e que representa essencialmente um processo organizado pedagogicamente, a fim de direcionar a evolução do atleta.
De qualquer forma, são observadas como regularidades nos conceitos abordados que o treinamento esportivo suscita como processo pedagógico a existência de um plano que também define objetivos parciais, além dos conteúdos e métodos de treinamento, cuja relação deve ser avaliada por controles dele. Estar orientado para o objetivo, ou o que é o mesmo, significa que todas as ações são executadas de uma maneira que leva diretamente ao fim desejado, a uma ação específica ou a um nível específico de ação. Além de serem entendidas como o conjunto de decisões tomadas em diferentes momentos, às atividades e experiências realizadas pelos atletas envolvidos na busca pelo aprimoramento do indivíduo no campo do esporte,através do cultivo de valores, a qualificação da qualidade do movimento, transmissão de conhecimento e ampliação das possibilidades de desempenho técnico.
O treinamento esportivo é um processo pedagógico científico sistemático e abrangente, concebido com base nas novas combinações e aplicações dos conteúdos, visando realizar as diferentes transformações e adaptações biológicas mais profundas, visando aumentar as capacidades de desempenho físico e psicológico.
Os seguintes princípios pedagógicos e didáticos a serem lembrados no treinamento esportivo destacam-se da análise dos conceitos abordados na textologia em estudo. Estes são os princípios que determinam a organização pedagógica e didática de todos os conteúdos selecionados na preparação do atleta; sua estrita conformidade garante a condução eficaz de todo o processo: Papel principal do treinador na participação ativa e consciente do atleta, Ensino ilustrado, Cientificidade, Sistematização, Planejamento, Individualização de encargos, Acessibilidade, Caráter instrucional e educacional, Multidisciplinaridade e Relação de teoria e prática.
O treinamento esportivo, como um processo eminentemente pedagógico, permitiu ao homem a possibilidade de adquirir ferramentas para o desempenho da comunidade, uma vez que, apesar da exclusão de conceitos, se complementam na prática. E viabiliza, através da educação, a criação de capacidades a partir do campo do desenvolvimento, que a partir do processo de ensino ao longo da vida permite, sob diversas perspectivas pedagógicas e com intencionalidade, uma série de oportunidades, das quais o diretor técnico deve aproveitar influenciar o processo de treinamento do atleta, como entidade social, e a melhoria da metodologia específica do treinamento esportivo.
3 Esporte “NA” Escola e Esporte “DA” Escola
Baseado na situação-problema apresentada, a parceria caracteriza o Esporte “NA” Escola.
O Esporte com a preposição "DA", se constitui em uma atuação mais pedagógica do professor de educação física que procurará alcançar a todos os educandos, mantendo seu interesse, participação e satisfação com as tarefas propostas.
O Esporte com a preposição "NA", relaciona-se ao fato de não se buscar alternativas diferentes para vivenciar uma modalidade esportiva, aplicando-se sempre a prática do esporte como ele foi e é instituído na sociedade.
4 CONCLUSÃO
Como conclusão, a pedagogia, como ciência, faz parte dessa unidade conceitual, dentro do treinamento esportivo, cumprindo uma função integradora. Consolidar uma comunidade científica de pedagogos de treinamento esportivo que desenvolva elementos teóricos e práticos que contribuem para a solução de problemas no treinamento esportivo, uma vez que sua abordagem permitirá a eficiência metodológica necessária. O processo pedagógico do treinamento esportivo ocorre entre proporcionar aos atletas adaptações de tipo biológico, para garantir seu desenvolvimento esportivo, mas também deve gerar um espaço de treinamento para uma entidade social no auge do que a sociedade exige, não apenas como atleta, mas também como ser social.
REFERÊNCIAS
Matveev, LP (1983) Periodização do treinamento esportivo. Ed. INEF, Madri.
GALATTI, L.R. et al. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos Jogos Esportivos Coletivos. Conexões, v.6, p.397-408, 2008.
MENEZES, P.; MARQUES, R.F.R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v.20, n.1, p.351-373, 2014.
VAGO, T.M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Movimento, v.3, n.5, 1996.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
EDUCAÇÃO FÍSICA
Bruno Gomes da Cunha
Lucas Leal Angelo
Lucas Soares de Souza Guilherme
Sergio Marcilio Carvalho
Thiago Ciafrino
OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS NA REALIZAÇÃO DE MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS
Campos dos Goytacazes
2019
Bruno Gomes da Cunha
Lucas Leal Angelo
Lucas Soares de Souza Guilherme
Sergio Marcilio Carvalho
Thiago Ciafrino
OS PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS NA REALIZAÇÃO DE MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS
Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Metodologia do Ensino do Handebol; Metodologia do Ensino do Basquetebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Ciências Moleculares e Celulares; Seminário Interdisciplinar IV.
 
Orientador (es): Prof. Douglas Kratki; Ana Paula Scaramal; Raphael Gustavo Testa; Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Pires; Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura.
Campos dos Goytacazes
2019

Continue navegando