Buscar

Bioquímica Unid 1, Avaliação 2

Prévia do material em texto

Nota finalEnviado: 18/08/20 20:23 (BRT)
10/10
1. Pergunta 1
/1
A membrana plasmática é constituída de proteínas, assim como de lipídeos. Tais proteínas desempenham varias funções, como por exemplo, o transporte de íons e moléculas pela membrana. Considerando que a OmpX é uma proteína que atravessa totalmente a membrana de E. Coli, qual das alternativas apresenta a melhor disposição dos aminoácidos que compõe a proteína OmpX?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os aminoácidos com carga elétrica se acomodam exatamente na superfície proteica que está em contato com a membrana lipídica 
2. 
Os aminoácidos com cadeia lateral apolar estão localizados na superfície da porção peptídica que está em contato com o meio extracelular 
3. 
A parte da proteína que está presa na membrana é composta em sua maior extensão por aminoácidos polares
4. 
A porção da proteína que penetra na bicamada lipídica é composta por uma superfície hidrofílica
5. 
As cadeias laterais hidrófobas harmonizam-se no exterior da porção proteica que está totalmente embutida na membrana plasmática.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Quando a proteína está na conformação nativa, ela é muito mais estável. Entretanto, a proteína pode ser submetida a um processo que a faz perder as estruturas secundárias, terciárias e quaternárias. Como a estrutura e função proteica estão correlacionadas, quando uma proteína perde sua estrutura culmina com a perda de sua função. O texto refere-se a qual processo?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Saturação
2. 
Desnaturação
Resposta correta
3. 
Degradação
4. 
Iniciação
5. 
Enovelamento
3. Pergunta 3
/1
As proteínas são polímeros de aminoácidos, com estrutura complexa e elevada massa molecular, que desempenham várias funções biológicas. Em relação à estrutura protéica, assinale a alternativa CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
No nível secundário, as proteínas já estão aptas para realizarem suas funções biológicas
2. 
Em condições desnaturantes, todos os níveis estruturais das proteínas são desfeitos, liberando os aminoácidos livres no meio
3. 
A estrutura primária, por ser o primeiro nível estrutural, não influencia a organização tridimensional das proteínas, visto que a estrutura tridimensional é determinada de forma aleatória
4. 
Todas as proteínas apresentam apenas três níveis estruturais: No primeiro nível, temos uma sequência linear de aminoácidos, e no secundário e no terciário ocorre o enovelamento protéico
5. 
A α-Hélice e a Folha β são as principais estruturas secundárias da proteína, que são mantidas por ligações hidrogênio
Resposta correta
4. Pergunta 4
Os inibidores enzimáticos são substancias químicas que diminuem a velocidade da reação enzimática. Qual o tipo de inibição enzimática que pode ser revertida com o aumento da concentração de substrato?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Inibição Não-competitiva
2. 
Inibição Irreversível
3. 
NDR
4. 
Inibição Alostérica
5. 
Inibição Competitiva
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
As enzimas são proteínas altamente especializadas que catalisam as mais diversas reações químicas. Sem enzimas, as reações metabólicas não correm a velocidades significativas em condições fisiológicas (37°C e pH neutro). Em relação à atividade dessas moléculas é INCORRETO afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A atividade de uma determinada enzima é inibida irreversivelmente por um mecanismo chamado de inibição competitiva, na qual o inibidor tem a forma semelhante ao substrato.
Resposta correta
2. 
A atividade de uma enzima é inibida de forma competitiva quando o inibidor se liga à enzima livre no mesmo local onde o substrato se ligaria, bloqueando a formação do complexo enzima-substrato.
3. 
Dois fatores externos principais influenciam a eficiência catalítica: o pH e a temperatura.
4. 
 A velocidade de uma determinada reação enzimática está associada ao pH, sendo que cada enzima tem um pH ótimo de atuação.
5. 
O aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em consequência de sua desnaturação.
6. Pergunta 6
Em relação aos aminoácidos, assinale a única alternativa FALSA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os aminoácidos, quando em solução aquosa, dependendo do pH do meio, podem desempenhar papel de substâncias ácidas ou básicas
2. 
A união de aminoácidos, através dos grupos ionizáveis presentes nas cadeias laterais, formando as ligações peptídicas, dá origem às moléculas de proteínas, componentes essenciais para a manutenção estrutural e para a funcionalidade das diferentes espécies de seres vivos.
Resposta correta
3. 
Entre todos os 20 aminoácidos encontrados nas cadeias polipeptídicas das proteínas naturais, apenas a glicina não tem carbono assimétrico
4. 
O pK de um grupo ionizável de um aminoácido corresponde ao valor de pH da solução em que ele está dissolvido, e onde coexistem, em proporções iguais, as formas ionizadas e não-ionizadas do referido grupo. 
5. 
Os aminoácidos diferem entre si, a partir da estrutura dos grupamentos laterais ligados ao carbono alfa, que podem apresentar diferentes características quanto à polaridade, ocorrendo, desde grupos apolares, até os polares carregados positiva ou negativamente
7. Pergunta 7
As proteínas são as grandes executoras de uma variedade de funções no corpo humano. Para realizar suas funções, os diferentes tipos de proteínas devem ser estruturalmente adequados a sua finalidade, de modo que certos resíduos de aminoácidos fiquem em evidencia em regiões especificas. Qual das alternativas descreve a principal característica de uma proteína quando se encontram em sua estrutura terciária?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estágio proteico o qual é caracterizado pela própria sequencia de aminoácidos.
2. 
A estrutura da proteína é distinguida dos demais níveis proteicos pela presença de mais de uma subunidade em sua composição.
3. 
No nível terciário, a proteína está protegida da ação dos agentes desnaturantes.
4. 
Nível estrutural é caracterizado por descrever a cadeia polipeptídica completamente enovelada e compactada.
Resposta correta
5. 
É caracterizada pela presença de conformações locais (α-hélice e folhas β), as quais são mantidas por ligações hidrogênio entre átomos de hidrogênio da amida e oxigênios carbonílicos.
8. Pergunta 8
Nas proteínas, os aminoácidos são unidos covalentemente por ligações peptídicas. Considerando a ligação peptídica e suas características, assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ligação peptídica é polarizada
2. 
São ligações rígidas e planas
3. 
É formada entre a porção amina de um aminoácido com o grupamento carboxílico de outro aminoácido
4. 
Por ser uma ligação muito fraca, pode ser quebrada em condições desnaturantes
Resposta correta
5. 
As ligações peptídicas estão envolvidas na formação de pontes de hidrogênio em estruturas secundárias
9. Pergunta 9
Os aminoácidos são compostos que têm um gripo amino e um grupo carboxílico ligado a um carbono central. É de amplo conhecimento sobre a importância dos aminoácidos na composição das proteínas. Sabe-se também, que nosso DNA codifica apenas 20 aminoácidos para compor as inúmeras proteínas encontradas em nosso corpo. Qual das alternativas a seguir representa o componente que liga um aminoácido a outro em um peptídeo?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ligação hidrogênio
2. 
Ligação fosfodiéster
3. 
Ligação glicosídica
4. 
Ligação peptídica
Resposta correta
5. 
Ligação iônica
10. Pergunta 10
As enzimas são proteínas conhecidas por atuarem como catalisadores nos sistemas biológicos. Ou seja, são biomoléculas que aumentam a velocidade de uma determinada reação química em nosso organismo. Em relação à cinética enzimática, marque a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Uma enzima com um Km elevado indica que possui alta afinidade pelo substrato
Resposta correta
2. 
A presença de um inibidor competitivo altera a constante de Michaelis-Menten. 
3. 
O Km representa a concentração de substrato quando éatingida metade da velocidade máxima.
4. 
Quando a velocidade máxima é alcançada, pode-se afirmar que ocorreu a saturação enzimática.
5. 
Fatores como temperatura, pH e presença de inibidores podem alterar a velocidades das reações enzimáticas

Continue navegando