Buscar

Prova Complemento Resistencias Materiais

Prévia do material em texto

CURSO: Engenharia Civil
	
	
	NOTA:
	
	DISCIPLINA: Complemento Resistências dos Materiais
	DATA: 
	
	
	
	TURMA:
	
	
	ALUNO: 
	RA: 
	
Boa prova!
1) Um poste de concreto, destinado a iluminar a implantação do canteiro de obras de uma barragem, que será construída na Região Norte do Brasil, e maciço, tem peso especifico de 25 KN/m³, e terá uma parte enterrada, correspondente ao engastamento. Para um Diamentro constante de 1,00 m e coeficiente de segurança a flambagem CSF = 3,0, pode-se afirmar que a altura deste poste apresenta, aproximadamente , o seguinte valor:
R:
Ex. 31
2) Um pilar quadrado de concreto armado e bi engastado e foi calculado para uma força de compressão de 3.200 KN. Sabendo-se que o seu modulo de elasticidade e de 2.800 KN/cm² e a sua altura 18,00 m, e o coeficiente de segurança a flambagem é 3,0, pode-se afirmar que cada lado da sua seção transversal tem:
R:
Ex: 30
 
3) Uma coluna de concreto armada de um edifício, com 0,80 m de diâmetro, foi dimensionada para uma tensão admissível a compressão de 10 Mpa. Esta coluna, situada no andar térreo do edifício, terá 20,00 m de altura, pode ser considerada bi-articulada, e o seu modulo de elasticidade e de 3.000 KN/cm². Para tais condições, o valor do coeficiente de segurança a flambagem da coluna será:
R:
Ex.29 
4) Uma viga prismática de concreto armado e protendida tem seção transversal retangular com 1,2 m de base e 4,2 m de altura com 40 m de vão. Após a retirada da forma e das escoras provisórias (cimbramenti) a viga permanece, temporariamente, submetida apenas a carga do peso próprio. Sabendo-se que a viga está simples, e, sendo seu peso especifico 25 KN/m³, pode-se afirmar que a máxima tensão de compressão, que ocorre na seção do meio do vão da viga, apresenta o seguinte valor:
R:
Ex.33
5) Uma viga prismática horizontal de concreto armado e pretendido, com 30 m de vão, tem seção transversal retangular, com 1 m de base e 3 m de altura. O concreto da viga tem modulo de deformação de 3000 KN/cm² e seu peso especifico e de 25 KN/m³. A viga suporta uma parede de alvenaria com 12 m de altura 0,8 m de espessura, e peso especifico de 20 KN/m³. Nestas condições pode-se afirmar que a flecha máxima da viga apresenta o seguinte valor:
R:
Ex.47
6) Uma viga prismática horizontal de concreto armado, com seção transversal quadrada, tem 20 m de vão e é apoiada nas suas extremidades. O peso especifico do concreto armado da viga e 25 KN/m³ e sua flecha máxima devida ao seu peso próprio e de 3 cm. Sendo o modulo de deformação da viga E = 3000 KN/cm² pode-se afirmar que os lados da seção transversal da viga têm o seguinte valor:
R:
Ex 46
7) Uma viga em balanço de concreto tem 3 m de comprimento peso especifico de 25 KN/m³, e sua seção transversal e circular, com diâmetro de 1 m. A extremidade livre da viga suporta um fio de aço que causou uma flecha máxima de 2 cm na viga em balanço. Sabendo-se que o modulo de deformação do concreto da viga e de 2800 KN/cm² pode-se afirmar que a força de tração no fio de aço apresenta o seguinte valor:
R:
Ex45
8) Uma viga de concreto armado em balanço, tem seção transversal quadrada, e seu comprimento e de 6 m, com modulo de deformação E= 3000 KN/cm². Após a retirada do cimbramento ou escoramento a viga apresentou uma flecha máxima de 5 mm. Com estes dados pode-se afirmar que o lado da seção transversal da viga apresenta o seguinte valor:
R:
Ex.44
9) Uma indústria de pré-fabricados de concreto armado e protendido tem um sistema de formas de aço para a produção de vigas prismáticas com seção retangular, com 1 m de base e 2 m de altura. A indústria pretende fabricar vigas com a mesma base, porem com o dobro do momento de inercia. Para tanto, a altura da nova viga deverá ser:
R:
Ex 43
10) Uma viga em balanço, de concreto armado, prismática e horizontal, tem 8 m de comprimento e sua seção transversal e retangular, com 0,8 m de base e 1,2 m de altura e peso especifico 25 KN/m³. Após a retirada do escoramento, apenas com a carga do peso próprio, pode-se afirmar que a máxima tensão de compressão, que ocorre no engasgamento, apresenta o seguinte valor:
R:
Ex42

Continue navegando