Buscar

Atividade-D.do TraII

Prévia do material em texto

1-Aponte duas semelhanças e duas diferenças entre demissão por justa causa em rescisão indireta?
A diferença é que: a demissão por justa causa é provocada por motivação e descumprimento(falta grave), do contrato de trabalho, é a dispensa provocada pelo empregado, proveniente de ato ilícito que viola obrigação direta com o empregador, somente as faltas tipificadas em lei serão possíveis da aplicação de justa causa. A rescisão é motivada pelo descumprimento contratual do empregador.
2-A justa causa aplicada de forma incorreta pode ser objeto de indenização por danos extrapatrimoniais ou danos morais?
Sim. Por danos extrapatrimoniais quando aplicada indevidamente,lesa o empregado a receber integralmente suas garantias trabalhistas.
Por danos morais, quando trabalhadores submetidos e expostos a qualquer situação que caracterize o dano moral laboral ao qual foi submetido.
3-Embriaguez habitual ou em serviço SEMPRE SERÁ MOTIVO DE JUSTA CAUSA ?
Não. A embriaguez é o estado em que o indivíduo, fica sem controle de seus atos, em razão do consumo de substâncias químicas que afeta sua desenvoltura social e profissional. Quando a embriaguez habitual é crônica e, o empregado faz prova através de laudo médico, a empresa afastará o empregado. Quando a embriaguez habitual compromete o desenvolvimento laboral do empregado, é motivado advertência. Se a embriaguez é no âmbito do trabalho aí sim, é motivo de justa causa.
*Para Garcia (2013, p. 661), a embriaguez é o estado em que o indivíduo, fica sem controle de seus atos, em razão do consumo de substâncias químicas, afetando o sistema nervoso, retirando, total ou parcialmente, sua capacidade de coordenação.

Continue navegando