Buscar

Apol 7 morfologia e classes gramaticais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Trataram de modo separado a fonética, a gramática e a etimologia, dedicando-lhes considerável atenção. A sua mais notável contribuição, como também a de toda linguística ocidental durante a antiguidade, deu-se no campo da gramática, domínio em que podemos acompanhar as várias etapas de um desenvolvimento progressivo da teoria e da terminologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROBINS, R. H. Pequena história da linguística. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979. p. 12. 
De acordo com os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras, a normatização é oriunda da Antiguidade Grega e baseia-se no estabelecimento de regras gramaticais de forma que a expressão verbal determine a forma de pensamento do indivíduo. Com base nessa afirmação, complete com V para verdadeiro, e F para falso:
I. ( ) Esse tipo de visão normativa sobre a língua tem como princípio a estrutura e a origem do pensamento do indivíduo, ou seja, privilegia a linguagem coloquial do falante.
II. ( ) Esse tipo de visão normativa da língua (certo x errado) gera julgamentos como “Fulano é burro, porque fala tudo errado”.
III. (  ) Esse tipo de visão sobre a língua parte das normas gramaticais estabelecidas para determinar a forma do pensamento, ou seja, as normas estabelecidas se tornam mais importantes que a intuição do falante.
IV. ( ) Esse tipo de visão normativa sobre a língua utiliza o pensamento do indivíduo como base da análise linguística. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
V – V – F – V
	B	
F – V – V – F
Você acertou!
As afirmativas II e III são verdadeiras. A tradição contemporânea sofre grande in?uência da gramática do latim clássico – desenvolvida pelos romanos – mas esta por sua vez está calcada em conceitos e princípios importados da cultura grega. De fato, a matriz dos estudos gramaticais é oriunda da Antiguidade Grega, período em que os estudos relacionados à questão da linguagem podem ser subdivididos em: i. os que procuram de?nir desde a epistemologia do conhecimento, a estrutura e a origem do pensamento com base na estrutura da língua; ii. os que procuram estabelecer normas de emprego de regras com base em princípios que admitem existir diferenças quantitativas e qualitativas entre a língua culta e a língua coloquial (esta vista como uma corruptela daquela). A normatização que aparece no item (ii), descrito anteriormente, toma por base a tese de que a forma de expressão verbal não apenas re?ete, mas, propriamente, determina a forma do pensamento. Em outras palavras essa tese chega aos nossos dias na forma de expressões do tipo ‘Se fala errado é porque pensa errado’ ou ‘Fulano é burro porque fala tudo errado’. A partir daí, percebe-se que o tipo de estudo gramatical descrito em (ii) preserva a relação entre pensamento e língua própria do tipo de estudos descritos em (i). Ambos os tipos de estudos acabam confundindo o ato de expressão com o ato ou propriedade genérica de pensar” (livro-base, p. 33).
	C	
F – F – V – F
	D	
V – V – V – F
	E	
F – F – V – V
Questão 2/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para a seguinte informação: 
“As palavras podem ser classificadas de várias maneiras; mesmo na gramática, há várias classificações. […] Mas, o que se convencionou chamar de classes de palavras ou categorias lexicais corresponde a uma classificação específica, a partir de critérios semânticos e gramaticais”.         
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 21.
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a concepção tradicional das classes de palavras, enumere, na ordem sequencial, a classe relativa a cada um dos seguintes elementos:
Substantivos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais
Verbo
Advérbio
Preposição e conjunção 
(  ) Classes de valor gramatical.
(  ) Classe relacionada à predicação.
(  ) Classes relacionadas ao nome.
(  ) Classe de modificadores de predicadores. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
“Os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio; classes de valor gramatical: preposição, conjunção” (livro-base, p. 56).
	B	
3 – 4 – 1 – 2
	C	
2 – 3 – 1 – 4
	D	
3 – 2 – 1 – 4
	E	
4 – 2 – 3 – 1
Questão 3/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a afirmação que segue: 
“Existem vários tipos de morfemas na língua portuguesa, e um deles é a desinência. Este morfema é responsável por designar algumas características na palavra, e quando é adicionado a ela, ao contrário do afixo, não forma uma nova palavra, mas apenas faz a flexão da palavra de origem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/desinencias-verbais-e-nominais/. Acesso em 12 ago. 2016. 
Considerando os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta apenas palavras formadas por morfemas de desinência pelo processo de flexão:
Nota: 10.0
	A	
vela - velejador - velório
	B	
menino - menina - crianças
	C	
feliz - infeliz - infelizmente
	D	
corre - correm - correram
Você acertou!
É correto afirmar que “corre” recebe desinência de 3ª pessoa do singular e presente do modo indicativo (ele corre); “correm” de 3ª pessoa do plural e presente modo indicativo (eles correm); “correram” de 3ª pessoa do plural e pretérito perfeito modo indicativo (eles correram). As demais opções tratam de substantivos que recebem apenas desinência de gênero e número. Como se pode constatar na rota 1 de aprendizagem: “Desinências verbais: São morfemas que indicam a flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), tempo (presente, passado e futuro) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) em verbos” (rota 1 de aprendizagem, p. 34).
	E	
humano - humana - humanidade
Questão 4/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Atente para as seguintes definições: 
“Preposição é a palavra que precede um sintagma nominal formando o conjunto em um sintagma adjetival ou um sintagma adverbial. São exemplos: a, até, com, de etc. […]. Conjunção é a palavra que precede uma oração, formando o conjunto em um sintagma adverbial ou um sintagma nominal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 334. 
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro-base, a preposição e a conjunção são:
Nota: 10.0
	A	
classes relacionadas unicamente ao nome.
	B	
classes relacionadas exclusivamente à predicação.
	C	
classes de valor gramatical.
Você acertou!
Na relação apresentada pelo autor, “os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio; classes de valor gramatical: preposição, conjunção” (livro-base, p. 56).
	D	
classes relacionadas às circunstâncias.
	E	
classes de modificadores de predicados.
Questão 5/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Faz-se derivação prefixal acrescentando um prefixo à palavra primitiva. Essa operação sempre produz uma alteração no sentido do radical. […] Faz-se derivação sufixal acrescentando um sufixo à palavra primitiva. Como na derivação
prefixal, o acréscimo de um sufixo sempre produz alguma alteração de sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 275.
De acordo com os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta todas as palavras formadas pelo processo de derivação sufixal.
Nota: 10.0
	A	infeliz - ilícito - impossível
	B	papelada - infeliz - treinador
	C	
atemporal - desfazer - reaver
	D	
responder - reativar - retocar
	E	
casarão - amável - felizmente
Você acertou!
A alternativa correta é a e), pois apresenta apenas palavras formadas por sufixação: casa+r+ão; amar+ável; feliz+mente. Nas demais alternativas, há diversas palavras formadas por prefixação. Como afirma a rota 5 de Aprendizagem: “A derivação sufixal acontece quanto é acrescido um sufixo a um radical” (rota 5 de aprendizagem, p. 14).
Questão 6/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Até por volta do século IX, a constituição da palavra é focalizada em termos de sílabas e letras. Não há unidades morfológicas envolvidas, como nos habituamos a ver no século XX. Somente por volta do século XII, os manuscritos começaram a exibir o que se pode considerar uma análise implícita em radical-terminação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 28. 
Considerando a dada citação e os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre o radical das palavras, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Constituinte que designa a ideia básica da palavra e, a partir do qual, novos vocábulos são formados.
Você acertou!
“Raiz ou radical: Constituinte que designa a ideia básica da palavra e, a partir do qual, novos vocábulos são formados. Tem formas livres; estruturas morfossintáticas independentes” (rota 1 de aprendizagem, p. 11-13).
	B	
O radical é um constituinte que designa o significado completo da palavra, tem forma presa e se liga a formas livres.
	C	
O radical é um constituinte que designa a ideia completa do significado da palavra e, na maioria dos casos, apresenta estruturas morfossintáticas dependentes.
	D	
O radical é um constituinte que designa o significado completo da palavra e, em alguns casos, apresenta estruturas morfossintáticas independentes.
	E	
O radical é um constituinte que designa a ideia completa do significado da palavra, isto é, trata-se da palavra como um todo.
Questão 7/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Sabemos pelas gramáticas, e por nossa experiência com o uso da língua, que é possível formar palavras de uma classe a partir de outra classe. Por exemplo, a partir de adjetivos, podemos formar substantivos, como em fatal/fatalidade; de substantivos podemos formar adjetivos, como em floresta/florestal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 27.
Considerando os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre derivação, assinale a alternativa em que ocorre mudança de classe de palavra por meio do processo de derivação.
Nota: 10.0
	A	
cão - cãozinho
	B	
chapéu - chapeleiro
	C	feliz - infeliz
	D	pensar – pensamento
Você acertou!
A alternativa correta é a d). Nas demais alternativas, as palavras permanecem na mesma classe, apenas nessa alternativa há uma formação de palavra de outra classe: pensar - verbo; pensamento – substantivo, pois o sufixo –ento forma substantivos (rota 5 de aprendizagem, p. 12-18).
	E	
reitor - reitoria
Questão 8/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a seguinte citação: 
“Estamos lidando, pois, não apenas com um grande número de palavras, mas também com um número maior de afirmações que valem para todas ela. Como se vê, em tais casos, o estabelecimento de classes se torna imperativo. Só assim fica possível fazer afirmações relativamente simples”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 308. 
De acordo com os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras, a dificuldade na classificação do particípio e de outras palavras que parecem transitar entre diferentes classes revela que:
Nota: 10.0
	A	A atual teoria de classes de palavras consegue explicar perfeitamente esses casos.
	B	
Uma nova teoria com mais classes de palavras do que já contém a atual deve ser desenvolvida.
	C	A atual teoria de classes de palavras, apesar de não conseguir distinguir certas funções da mesma palavra, é suficiente como base para futuros estudos.
	D	
Uma nova teoria de classes de palavras deve rever os princípios empregados para conceber cada classe, refletindo a funcionalidade lógica da sentença.
Você acertou!
“O problema das palavras que, como os particípios e os nominais, participam de propriedades de mais uma classe gramatical assinala a necessidade de que se revejam os princípios empregados para conceber classes de palavras nas gramáticas modernas […]. Em face disso, seria possível desenvolver o potencial descritivo das classes gramaticais contemporâneas, incrementando seu componente nocional de modo que as classes pudessem melhor refletir a funcionalidade lógica da sentença” (livro-base, p. 54,55).
	E	Não há necessidade de uma nova teoria de classes de palavras.
Questão 9/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Considere a seguinte afirmação:
“Do ponto de vista dos estudos gramaticais, que têm como objetivo a descrição dos sistemas linguísticos, é mais adequado falar em classes de palavras, para fazer referência à divisão das palavras na língua, de acordo com critérios morfológicos, semânticos ou sintáticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. v. único. São Paulo: Moderna, 2010. p. 166.
Considerando os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 1 de aprendizagem sobre os critérios utilizados para a divisão das classes de palavras pelas gramáticas tradicionais normativas, analise as seguintes afirmativas:
I. O critério morfológico utilizado para analisar e classificar as classes de palavras diz respeito à função das palavras nas sentenças e abrange fenômenos como a flexão e a ortografia.
II. O critério semântico utilizado para analisar e classificar as classes de palavras se refere à sua forma e ao tipo de significados de que são portadoras, é o mesmo critério usado em dicionários.
III. O critério sintático utilizado para analisar e classificar as palavras diz respeito às funções que elas exercem nas sentenças.
IV. O critério morfológico para analisar e classificar as palavras trata da forma, o sintático da função e o semântico do significado das palavras.
São verdadeiras apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	A	
II e IV
	B	
I e III
	C	
III e IV
Você acertou!
As afirmativas III e IV são verdadeiras. “Desta forma, para analisar e classificar uma palavra deve-se levar em consideração as competências morfológicas, sintáticas e semânticas. Morfológicas: é a estrutura e forma das palavras; Sintáticas: estuda o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração’ Semânticas: estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua” (rota 1 de aprendizagem - p. 26). A afirmativa I é falsa, pois não envolve ortografia e o estudo dessa parte da gramática é direcionado às palavras isoladamente, sem função alguma, e a afirmativa II é falsa, pois não é um critério utilizado em dicionários.
	D	
II, III e IV
	E	I, II e III
Questão 10/10 - Morfologia e Classes Gramaticais
Leia a definição abaixo:
“Advérbios modificadores são advérbios que afetam o significado do elemento sobre o qual incidem, fazendo uma predicação sobre as propriedades
desses elementos, isto é, modificando-os. Essa é a noção que está por traz da definição tradicional de advérbio como modificador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVES, N. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000. p. 236.
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro-base, a classe de advérbios refere-se:
Nota: 10.0
	A	
ao nome
	B	
à predicação
	C	
ao verbo
	D	
aos modificadores de predicadores
Você acertou!
Na visão das gramáticas normativas, “os termos são reunidos num conjunto de nove classes, essencialmente discriminadas como: classes relacionadas ao nome: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral; classe relacionada à predicação: verbo; classe de circunstantes e modificadores de predicados: advérbio” (livro-base, p. 56).
	E	
ao valor gramatical

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais