Buscar

Atividades de Psicomotricidade para Crianças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Campus São João de Meriti 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE
AVALIAÇÃO
Data: 06/06/2020
Professora: Drª. Rossana Pugliese
Aluna: xxxx
 
O desperta das potencialidades nas crianças é um momento único é através das brincadeiras que elas interagem com o mundo e aprendem a cooperar entre si, pois tudo é novo e cada descoberta é comemorada com festa. A partir das atividades que estimulem o movimento e a interação com meio, respeitando o tempo de cada um e reforçando a confiança nas suas ações seja em movimento ou parados de modo a proporcionar o controle postural e o desenvolvimento das habilidades motoras. 
Atividade para o fortalecimento do tônus muscular em crianças de um ano.
Com a criança deita de barriga para baixo em cima de um tapete colocar um chocalho colorido e sacudir e deixar um pouco afastado para que o bebê busque o objeto  com os olhos e tente alcançar rastejando ou engatinhando.
Segundo Fonseca a tonicidade é que indica o tono muscular, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor, é ela que garante as atitudes, a postura, às mímicas, as emoções, de onde emergem todas as atividades motoras humanas. (Fonseca 1995).
Atividade proposta para estimular o equilíbrio em crianças de 2 e 3 anos.
Colar no chão fita de tecidos coloridas em linhas reta e em curvas para que elas passem por cima e no final de cada fita caixas de bolas coloridas, na ida vão linha reta e na volta em zig zag com uma bola nas mãos que será colocada em outra caixa vazia. A atividade é para desperta o senso de ajuda ao próximo e equilíbrio.
Segundo Ajurianguerra(1980, p.210)
É pela motricidade e pela visão que a criança  descobre o mundo dos objetos e é manipulando-os que ela descobre o mundo; porém, esta descoberta a partir dos objetos só será verdadeiramente frutífera quando a criança for capaz de segurar e de largar, quando ela tiver adquirido a noção de distância entre ela e o objeto que ela manipula,quando objeto não fizer mais parte de sua simples atividade corporal indiferenciada
Atividade para a lateralidade em crianças entre 4 e 5 anos.
 
 Colar no chão desenho de formato dos pés esquerdo e direito e de cada pé separado com cores diferentes e solicitar que as crianças brinquem pisando de acordo com os pés e mãos desenhados. 
Para Coste (1978, p.59) “o mundo espacial da criança constrói-se paralelamente ao seu desenvolvimento psicomotor”, à medida que cresce a gestualidade e a importância dos fatores que criam o espaço da comunicação.
Atividade para Noção do corpo 5 / 6 anos
Dividir as crianças em grupos de quatro a cinco crianças para que elas façam um quebra cabeça do corpo humano.
Imagem corporal é o modo como o corpo se apresenta ao indivíduo, é a figuração do corpo humano formada mentalmente. Refere-se também a uma imagem tridimensional do corpo humano, já que envolvem representações mentais, as quais são armazenadas como impressões pelo córtex sensorial (Nicola, 2004)
Atividade para Estruturação Espaço- temporal
Desenhar círculos no chão e fazer a brincadeira do coelho saiu da toca, orientando as crianças a respeito da direção que ele foi, quantos cabem em cada circulo.
Segundo Gonçalves (2009, p. 30), “à medida que se colocam maneiras diferentes e novas para executar o movimento anteriormente conhecido, a criança se vê desorganizada e todo um sistema cerebral é ativado.
	
Atividade para coordenação motora fina / Praxia fina 6/7 
Brincadeira com peteca “quente” jogada em grupo de quatro crianças formadas em círculos, fazer passar rápido para o próximo sem deixar cair no chão.
Para Fonseca (2008, p.239) “a partir das primeiras explorações motoras, a criança descobre-se a si própria e, simultaneamente, descobre o mundo a sua volta”
Atividade para Coordenação motora ampla / Praxia Global 6/7
Fazer desenhos e solicita que os alunos fiquem em pé sobre a linha. Uma criança recebe um objeto para equilibrar e leva-o até um colega que está do outro lado da linha. Este, por sua vez, sai do seu lugar e transporta o objeto para outra criança e assim sucessivamente. 
Para Le Boulch (1986, p. 25) 
A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré escolares; leva a criança a tomar consciência do seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já estruturadas.
Referências:
Mattos Ferreira, Carlos Alberto de. Psicomotricidade da educação infantil a gerontologia,Rio de Janeiro: Wak Editora,2020
 Ajuriaguerra,J. Manual de psiquiatria infantil. 2. ed. São Paulo: masson do Brasil,1980
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_edespecial_pdp_silvia_regina_candeo_fontanini.pdf
https://neurosaber.com.br/exercicios-funcionais-para-desenvolvimento-psicomotor/

Continue navegando