Buscar

Prova de Metodologia do Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Metodologia do Ensino de História - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Com relação à narrativa histórica e a sala de aula, os estudos realizados por Proust (1996, p. 236-259) envolvem algumas análises acerca de alguns tipos analíticos. Assinale a alternativa correta com relação aos estudos desse pesquisador
I. Os relatos, embora sejam a ênfase na cronologia, não trazem a ordenação dos acontecimentos no tempo.
II. A narrativa se caracteriza como quadro por apresentar uma história abstrata, sem privilegiar as particularidades que ocorrem nas diversas situações.
III. A trama privilegia a elucidação dos conflitos, em detrimento dos acontecimentos e situações do passado.
IV. Vários estudos têm sido desenvolvidos a respeito de quais relações os alunos estabelecem com as narrativas. Históricas.
V. Os relatos trazem a ordenação cronológica dos acontecimentos em uma narrativa.
Assinale a alternativa correta:
A - I e II.
B - II e III somente.
C - III, IV e V.check_circleResposta correta
D - Somente a I.
E - Todas as alternativas estão corretas.
Questão 2 de 10
Numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, a professora de História dividiu a turma em equipes e sorteou temas relacionados a História da Grécia Antiga. A tarefa de cada grupo consistia em preparar materiais e montar uma apresentação oral para os demais alunos da classe. No dia da apresentação, os alunos da equipe responsável pela educação em Atenas e Esparta, narraram que na cidade de Esparta a educação era voltada para a formação de soldados, por isso se uma criança nascia sem condições físicas de cumprir seu papel na sociedade, era atirada de um penhasco para morrer. Sendo assim, os espartanos eram um povo primitivo, pois não respeitavam os direitos da criança e do adolescente. Com base no texto e na concepção de temporalidade histórica, analise as afirmativas:
I-Ao tratar do passado, os alunos atribuíram a sociedade, conceitos, ideias, sentimentos e razões de outras épocas com características diferentes, o que em História, é chamado de anacronismo.
II-A professora de história, diante da opinião da equipe, deve incluir em seu planejamento, o trabalho com os conceitos de tempo histórico, como permanências e mudanças, continuidades e ruptura, simultaneidade e sucessão.
Assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
A - A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B - A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C - As duas afirmativas são proposições falsas.check_ciResposta correta
D - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
E - As duas afirmativas são proposições verdadeiras.
(ENADE, 2014). “O mito das três raças foi uma construção fortemente enraizada na produção de material didático no Brasil e compõe uma das representações mais divulgadas da chamada identidade brasileira. Ou seja, a uma cultura brasileira mestiça costuma-se fazer corresponder uma identidade brasileira igualmente mestiça, coesa e homogênea. Os textos dos PCNs e das Diretrizes, ao defenderem a ideia de pluralidade cultural, entendida também como diversidade cultural, criticam exatamente o papel homogeneizador dessa formulação”.
MATTOS, H. et al. Personagens negros e livros didáticos. In: ROCHA, H. et al. A história na escola. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 309.
Refletindo sobre o tema acima, em especial com as relações às diversidades históricas e culturais tratadas nos PCNs e Diretrizes, avalie as afirmações a seguir.
I. As conexões entre os PCNs e as Diretrizes tendem a construir uma nova relação educacional, abordando a importância histórica e índios e negros no Brasil, e, ao inserir tais grupos nos livros didáticos, o objetivo principal é mostrar sua participação na formação cultural do povo brasileiro.
II. A partir das discussões sobre o “mito da democracia racial”, grupos antes considerados à margem do contexto histórico-cultural, passaram a fazer parte das políticas de inclusão, exemplificada pela inserção de temas como História da África e História Indígena nos diferentes níveis de ensino.
III. Os livros didáticos passaram a acompanhar a perspectiva da pluralidade cultural, social e histórica do Brasil, abordando as diferenças culturais dos povos indígenas a partir da relação passado e presente, bem como a discussão sobre o sistema escravista, desde o tráfico Atlântico até os dias atuais.
IV. Ao analisar a relação livro didático, PCNs e Diretrizes sobre a questão da pluralidade histórica cultural, o professor deve observar ao que na prática é aplicado em sala de aula, dando ênfase em questões relacionadas à realidade local, em detrimento da realidade nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
A -
I e III
B -
I, II e IV
C -
I, III e IV
D -
II e III
check_circleResposta correta
E -
II e IV
No que se refere à estrutura da narrativa histórica e o ensino de História, há diversos estudiosos que tratam dessa temática, como foi estudado no capítulo 7 do livro da disciplina. Assinale as afirmativas a seguir, marcando (v) para verdadeiro e (f) para falso quanto ao que esses autores afirmam sobre o resgate da narrativa histórica no ensino de História.
( ) Consiste na memorização de informações de narrativas da produção de novos textos a partir das experiências e de perspectivas próprias.
( ) A narrativa de Heródoto não se confunde com a História, uma vez que o que ele escrevia era ficcional.
( ) Com a escola dos Analles, no século XX, a narrativa passou a ser estruturada como discurso historiográfico.
( ) São apenas os documentos históricos que narram a História.
( ) Além das experiências emocionais e de valores, as relações afetivas e culturais contribuem para a construção de uma narrativa histórica.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, F, F, F, F.
B - F, F, V, F, V.cancelRespondida
C - V, F, F, V, F.
D - V, F, V, F, V.check_circleResposta correta
E - V, V, V, F, F.
Aqui no Brasil, Monteiro (2002)aproxima o conceito da transposição didática de Chevallard do ensino de história, ao investigar a experiência dos professores de história na mobilização dos saberes que dominam para ensiná-los. Para a pesquisadora, os professores dominam e produzem saberes, em um contexto de autonomia relativa, em uma construção que apresenta uma especificidade decorrente do fato de ser integrante de uma cultura escolar, diferenciando duas categorias. São elas:
A - saber escolar e saber coletivo.
B - saber escolar e saber docente.check_circleResposta correta
C - saber escolar e saber doente.
D - saber expressivo e saber docente.
E - saber individual e saber docente.
(ENADE, 2014). A função didática da relação cinema-história se consubstancia na utilização de um novo método aplicado ao ensino: o uso da linguagem cinematográfica como instrumento auxiliar de formação histórica, com a finalidade de integrar, orientar e estimular a capacidade de análise dos estudantes. Do ponto de vista didático, trata-se de utilizar películas já existentes como fontes para a discussão de temas históricos, de analisar o cinema como agente da história e como documento e, mais ainda, de preparar estudantes para a pesquisa.
NÓVOA, J. Apologia da relação cinema-história. Olho da História: Revista História Contemporânea. UFBA, 1995.
Sobre o uso do recurso audiovisual em sala de aula, avalie as afirmações a seguir.
I. A reconstrução dos gestos, de vestuário, de vocabulários, de arquitetura e de costumes referentes a uma época específica figura entre as várias possibilidades de utilização de uma obra cinematográfica em sala de aula.
II. A exibição de um filme em sala de aula viabiliza a reflexão crítica sobre o cinema como difusor de ideologias de certos grupos sociais e políticos.
III. Uma película sobre o tema histórico, para além da época que pretende retratar, deve ser analisada dentro do contexto temporal de sua produção.
É correto o que se afirma em:
A -
I e II, apenas.
B -
I, apenas.
C -
I, II e III.
check_circleRespostacorreta
D -
II e III, apenas.
E -
III, apenas.
Quanto à relação com o saber, os PCN consideram o aluno em seus “níveis de organização do pensamento como os conhecimentos e experiências prévias”(BRASIL, 1998, Introdução, p. 38)e pela sua relação com os demais agentes do processo educativo, fundamentados na teoria interacionista de realidade real e proximal de qual autor?
A - Drummond
B - Marx
C - Montessori
D - Piaget
E - Vigotskicheck_circleResposta correta
Atualmente, uma das mais influentes reflexões sobre o Ensino de História é a do historiador alemão Jorn Rüsen. Segundo ele, um dos principais objetivos da aprendizagem histórica é contribuir para a formação da consciência histórica. Leia atentamente o trecho abaixo e assinale a alternativa que interpreta corretamente o argumento de Rüsen:
“É este o caso quando se entende por consciência histórica a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”. (RÜSEN, Jorn. Razão histórica, p. 57).
A - Na perspectiva de Rüsen o principal objetivo do ensino de História é tornar os alunos conscientes da sua situação de opressão para que eles alcancem a emancipação através da revolução.
B - Na perspectiva de Rüsen o professor de História deve buscar ensinar o passado assim como ele foi, sem fazer conexões entre o conteúdo estudado e a realidade da vida cotidiana dos estudantes.
C - Para Rüsen a principal tarefa da aprendizagem histórica é a memorização dos fatos mais importantes da história nacional.
D - Para Rüsen o ensino de História pode contribuir para que os estudantes compreendam a sua situação presente em diálogo com as experiências do passado.check_circleResposta correta
E - Rüsen defende que o Ensino de História tenha como foco a preparaçãopara o vestibular e a fixação dos conteúdos.
Os estudos de Thompson, ao considerarem a____________________, gerada na _________________, contribuem para avançar no entendimento de que há uma relação dinâmica entre o _________ e a_________________, superando a visão da determinação unilateral da estrutura sobre o sujeito. Para exemplificar essa relação dinâmica entre sujeito e estrutura, ele recorre à relação entre o sujeito e sua cultura e aos valores culturais em que está inserido(1981, p. 189).
A - experiência humana, vida material, ser social e consciência social.check_circleResposta correta
B - experiência humana, vida social, ser material e consciência social.
C - experiência material, vida social, ser material e consciência real.
D - experimento humano, vida material, ser social e consciência social.
E - vida humana, experiência social, ser material e consciência social.

Continue navegando