A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
NUCLEOTÍDEOS

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.A biologia molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre DNA, do RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas. Com base nos fatos históricos mais relevantes acerca da evolução da biologia molecular, faça a correspondência adequada entre os cientistas e suas descobertas:
(1) Friedrich Miescher
(2) Thomas Morgan
(3) Gregor Mendel
(4) James Watson e Francis Crick
(5) Matthew Maselson e Franklin Stahi
(6) Marshll Nirenberg e Har Khorana
( 3 ) Desenvolveu a Lei da hereditariedade
( 1 ) Descobriu o ácido nucleico (DNA)
( 2 ) Relacionou a ligação dos genes com os cromossomos (Teoria cromossômica da herança)
( 4 ) Desvendaram a estrutura tridimensional da molécula de DNA
( 5 ) Verificaram que o DNA se replica de forma semiconservativa
( 6 ) Conseguiram decifrar o código genético humano
2. O DNA e o RNA são ácidos nucléicos, moléculas constituídas por sequências de nucleotídeos. Quais os três componentes básicos que formam o nucleotídeo?
R = Os ácidos nucleicos são formados por três componentes básicos, os quais formam nucleotídios: pentose, ácido fosfórico e bases nitrogenadas.
3. Quais as diferenças funcionais e estruturais entre as moléculas de DNA e RNA.
R = É da associação dos diferentes nucleotídeos que se formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido ribonucléico (RNA) e o ácido desoxirribonucléico (DNA).
Eles foram assim chamados em função dos açúcar presente em suas moléculas: O RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose.
Outra diferença importante entre as moléculas de DNA e a de RNA diz respeito às bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila. A importância e o funcionamento dos ácidos nucléicos.
4. Esquematize (desenhe) um nucleotídeo de DNA, identificando cada componente químico.
5. O que um NUCLEOSÍDEO?
R= Um nucleosídeo é um nucleotídeo sem o agrupamento fosfato. São produtos de hidrólise química ou enzimática, ocorrem em quantidade muito pequena na célula.
6. Qual o nome da ligação química que ocorre para unir os nucleotídeos em uma molécula de ácido nucleico? E a que une o açúcar a base nitrogenada?
R = Ligações fosfodiéster. As bases nitrogenadas se ligam covalentemente com uma pentose (um açúcar) e com um grupo fosfato. As bases organizam-se aos pares (sempre Adenina-Timina, citosina-Guanina)
7. Por que a molécula de DNA é quimicamente mais estável que a molécula de RNA?
R= Podemos dizer que o DNA é mais estável por conta da porção de açúcar que se encontra nele. Podemos dizer que a desoxirribose , por não possuir um átomo de oxigênio acaba não reagindo tão prontamente quanto a ribose, presente no RNA.
Além disso, ter uma cadeia dupla no DNA faz com que seja difícil que ele fique menos estabilizado.Ainda podemos dizer que é mais fácil com que o RNA perca suas ligações com bases nitrogenadas do que o DNA.
Ou seja, quimicamente o DNA tem diversos motivos para ser mais forte do que o RNA.
8. O que significa dizer que as duas fitas de DNA são ANTIPARALELAS?
R= As duas fitas possuem uma orientação antiparalela, o que significa que a fita molde para a síntese de DNA tem orientação oposta à fita de DNA que está sendo sintetizada.
9. Dê exemplo de substâncias químicas que podem atuar como agentes desnaturantes da moléculas de DNA.
R= Radiações ionizantes e radicais livres.
10. Quais são as três classes de RNAs de manutenção do metabolismo celular básico? Por que elas tem essa denominação?
R= Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro.
11. Qual a função da topoisomerases quando interagem como o DNA?
R= A topoisomerase ou DNA topoisomerase é uma enzima que desempenha importante papel nos processos de replicação e empacotamento de DNA. Seria uma nuclease reversível. Ela catalisa uma quebra nas moléculas de DNA, mas usa ligações covalentes para segurar as moléculas de DNA que foram quebradas. Essa enzima controla o superenrolamento da molécula de DNA. Ela é assim denominada porque altera o estado topológico (número de ligação) do DNA circular, mas não a sua estrutura covalente.
12. Qual a importância do pareamento de base nitrogenadas seguir a regra de uma PURINA pareando-se sempre a uma PIRIMIDINA.
R= Os grupos funcionais mais importantes das purinas e purimidinas são os nitrogênios do anel, os grupos carbonilas e amino exocíclicos. As pontes de hidrogênio ocorrem entre os grupos amino e carbonila e permitem uma associação complementar de duas (e ocasionalmente de três ou quatro) fitas de ácidos nucléicos. Os padrões mais importantes de pontes de hidrogênio são aqueles definidos por James D. Watson e Francis Crick em 1953, em que A se liga especificamente a T (ou U) e G se liga a C. Esses dois tipos de pareamentos de bases predominam nas fitas duplas de DNA e RNA, e os tautômeros (isômeros de conversão simples, que se diferem entre si apenas pela posição do hidrogênio) são responsáveis por esses padrões. É esse pareamento de bases específico que permite a duplicação da informação genética.
As bases, tanto purinas quanto purimidinas, têm caráter hidrofóbico e são relativamente insolúveis nos pHs próximos à neutralidade das células. Em pHs ácidos ou alcalinos, as bases se tornam carregadas e sua solubilidade na água aumenta.