Buscar

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional_Tema 02

Prévia do material em texto

Tema 02 - Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
1_A gestão financeira é a metodologia com a qual o indivíduo administra os seus recursos.
Ela tem se tornado cada vez mais urgente na vida das pessoas que visam realizar seus sonhos no âmbito econômico e, por isso, tem como principal característica:
R: A) Maximização das receitas e minimização dos gastos
2_Para uma boa gestão financeira, é importante ter clareza sobre o que podemos classificar como gasto e o que podemos classificar como receita. Neste sentido, precisamos diferencias receita bruta da receita líquida. Sobre isso, podemos afirmar:
I – Receita bruta é a entrada de valores financeiros sem quaisquer descontos.
II – Receita líquida é a entrada de valores financeiros após os descontos de impostos.
III – Toda vez que o salário é depositado na conta do colaborador, estamos falando de receita bruta. 
R: B) Apenas I e II
3_No contexto do planejamento financeiro, é fundamental compreender o fluxo de entrada e saída de recursos. Assim, as alternativas a seguir apresentam pontos de atenção para que tenhamos uma maior visibilidade orçamentária, exceto:
R: C) Maximizar os gastos supérfluos, as fim de atingir os objetivos futuros: pessoais, patrimoniais e profissionais
4_Embora o senso comum possa dizer o contrário, muitas vezes, para chegar a um determinado objetivo, no plano financeiro, faz-se necessário entrar em um endividamento.
Sobre isto, podemos afirmar:
I – O endividamento é um índice que demonstra quanto da sua renda será comprometido por dívidas.
II – Empréstimo e financiamento são tipos de endividamento.
III – Financiamento é um recurso que uma instituição financeira concede para você gastar do jeito que você quer.
IV – Empréstimo é o valor concedido pela instituição fiduciária diretamente vinculada a uma operação específica.
As afirmativas corretas são:
R: C) I e III
5_Você já sabe que podemos definir como investir aquele indivíduo cuja renda é maior que seu consumo ou gastos (sobrando, portanto, recursos para serem aplicados). Por outro lado, é fundamental conhecer os principais tipos de investimento para escolher a melhor opção de acordo com seu perfil. Sobre estes tipos de investimento, podemos afirmar:
I – A poupança é considerada um investimento variável por possuir valor de juros predefinido quando determinado valor é nela aplicado.
II – O tesouro direto é o investimento que possui a menos taxa de juros do mercado, porém possui o intuito de arrecadação de recursos para obras sociais.
III – O fundo de ações é um tipo de investimento variável, que se caracteriza pela compra de ações de determinada empresa. Uma parte de lucro da empresa são repassados aos acionistas proprietários das ações.
A respeito das afirmativas, podemos definir como verdadeira(s):
R: A) Apenas III
6_O tema do investimento sustentável poderia ser abordada sob diversos aspectos.
Porém, merece destaque (talvez por ser um dos mais importantes deste aspectos) a percepção da responsabilidade social da empresa na qual se pensa em investir. Sobre esta responsabilidade social, é falso afirmar:
R: B) a empresa responsável socialmente cuida do meio ambiente mesmo com a certeza que essa postura sempre diminui lucros e rendimentos.
 
7_Se falar em sustentabilidade deixou de ser, há algum tempo, uma mera questão política ou governamental e passou a fazer da vida cotidiana as pessoas, devemos compreender cada vez mais este conceito. Uma das abordagens sobre o tema é a denominada Triple Bottom Line. Podemos afirmar que ela compreende a sustentabilidade como composta por determinadas dimensões. Indique quais são elas:
R: C) Econômica, ambiental e social
8_Sabemos que a ISO26000 é uma norma de responsabilidade social que tem Brasil e Suécia como os principais países responsáveis pelo seu desenvolvimento, embora conte com especialistas oriundos de diversos outros países e segmentos sociais. Sobre a ISO26000 e suas características, podemos afirmar:
R: B) A Associação Brasileira de Normas, Técnicas (ABNT), e Swedish Standart Institute (SIS) da Suécia, são instituições que coordenam sua elaboração.

Mais conteúdos dessa disciplina