Logo Passei Direto
Buscar

prova 04 Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia

User badge image
ana

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo.
Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
( ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
( ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
( ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos.
Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso, quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo estudado.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No final da Idade Média, início da Idade Moderna, o conhecimento geográfico teve um salto quantitativo e qualitativo, decorrente da ampliação do horizonte geográfico e da incorporação de um continente novo, a América, ao conjunto de conhecimentos da época.
Sobre os fatores que favoreceram este processo, analise as seguintes sentenças:
I- Intensificação das grandes navegações e dos descobrimentos, com a catalogação das informações sobre os oceanos, climas, relevo, economia e cultura dos povos de outros lugares e continentes.
II- Elaboração de mapas com os percursos de rotas e principais entrepostos comerciais.
III- Apoio e financiamento das viagens e de expedições exploradoras por parte dos soberanos europeus.
IV- O domínio cultural exercido pela Igreja Medieval, estimulando o estudo das letras, dos mapas e da arte sacra a profana.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.
Nesse sentido, sobre o que a prática pedagógica inclusiva deve enfatizar, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II- A organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação e, consequentemente, realizar todas as atividades propostas sem dificuldades.
III- O ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
IV- A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A confecção de maquetes na concretização do ensino-aprendizagem da Geografia é muito importante, pois elas são um recurso muito interessante.
Em relação ao uso de maquetes em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possibilita a representação de rios, estradas, áreas urbanas, rurais, entre outros.
( ) Tem grande significado quando desprovida de objetivos determinados.
( ) Permite uma visão tridimensional do espaço, aproximando o abstrato do real.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

Maquete é uma representação completa ou parcial em escala reduzida de um objeto. O uso da maquete no ensino da Geografia é um recurso didático importante, pois auxilia a compreensão de temas com elevado grau de dificuldade e abstração, além de promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual parcial ou total pela utilização do tato no processo de aprendizagem.
Com relação aos objetivos do uso de maquetes no contexto escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
( ) Contribuir com o desenvolvimento da percepção e diferenciação de escala horizontal e escala vertical.
( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, a importância do relevo e da preservação dos mananciais hídricos.
( ) Para elaborar uma maquete, é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que se deseja.
a) V - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

O planeta Terra passou por um conjunto de transformações, as quais são estudadas dentro de uma concepção de tempo geológico. O tempo geológico, se comparado com o tempo histórico (do homem), é mais longo e também mais abstrato. É importante que as crianças compreendam que essas modificações, ao longo do tempo geológico, são naturais.
Todavia, as ações do homem utilizando um conjunto de técnicas também provocaram transformações no espaço terrestre, as quais chegam a interferir nas transformações naturais. Sobre essas modificações de origem humana, com implicações negativas mais facilmente percebidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Explosões vulcânicas, abalos sísmicos e tufões e furacões.
( ) Desmatamentos e incêndios florestais de grandes proporções.
( ) Danos ambientais como a poluição da hidrosfera, atmosfera em solos por efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
( ) Danos ambientais nas geleiras polares, embora exista uma polêmica sobre o aquecimento global. Um grupo de cientistas defende a ideia da mudança de temperatura do planeta ser um fenômeno natural; outro grupo defende que as ações do homem através dos processos de industrialização e urbanização contribuíram para este fenômeno.
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

Desde o século XIX, a Geografia passou a fazer parte do contexto escolar, como disciplina. Sua função e objetivos, porém, foram alterando-se com o passar dos anos, sendo estes registrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Sobre esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- A disciplina de Estudos Sociais foi introduzida no currículo, substituindo as disciplinas de Geografia e de História, acontecimento preconizado pela LDB ? Lei nº 5.692.
II- A Geografia, a partir da LDB ? Lei 9.394, embora tenha passado por um processo de revitalização, precisaria ainda ser discutida e repensada.
III- Com a promulgação da LDB ? Lei nº 4.024, conforme a ideologia social da época, a Geografia não era significativa, então foi instituída a Educação Moral e Cívica.
a) I - II - III.
b) II - I - III.
c) III - I - II.
d) I - III - II.

As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico.
Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
a) Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
b) Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
c) Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
d) Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.

O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos.
Esta compreensão a respeito do espaço geográfico:
a) Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais.
b) Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar.
c) Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
d) Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo.
Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
( ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
( ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
( ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos.
Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso, quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo estudado.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No final da Idade Média, início da Idade Moderna, o conhecimento geográfico teve um salto quantitativo e qualitativo, decorrente da ampliação do horizonte geográfico e da incorporação de um continente novo, a América, ao conjunto de conhecimentos da época.
Sobre os fatores que favoreceram este processo, analise as seguintes sentenças:
I- Intensificação das grandes navegações e dos descobrimentos, com a catalogação das informações sobre os oceanos, climas, relevo, economia e cultura dos povos de outros lugares e continentes.
II- Elaboração de mapas com os percursos de rotas e principais entrepostos comerciais.
III- Apoio e financiamento das viagens e de expedições exploradoras por parte dos soberanos europeus.
IV- O domínio cultural exercido pela Igreja Medieval, estimulando o estudo das letras, dos mapas e da arte sacra a profana.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.
Nesse sentido, sobre o que a prática pedagógica inclusiva deve enfatizar, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II- A organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação e, consequentemente, realizar todas as atividades propostas sem dificuldades.
III- O ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
IV- A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A confecção de maquetes na concretização do ensino-aprendizagem da Geografia é muito importante, pois elas são um recurso muito interessante.
Em relação ao uso de maquetes em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Possibilita a representação de rios, estradas, áreas urbanas, rurais, entre outros.
( ) Tem grande significado quando desprovida de objetivos determinados.
( ) Permite uma visão tridimensional do espaço, aproximando o abstrato do real.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

Maquete é uma representação completa ou parcial em escala reduzida de um objeto. O uso da maquete no ensino da Geografia é um recurso didático importante, pois auxilia a compreensão de temas com elevado grau de dificuldade e abstração, além de promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual parcial ou total pela utilização do tato no processo de aprendizagem.
Com relação aos objetivos do uso de maquetes no contexto escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
( ) Contribuir com o desenvolvimento da percepção e diferenciação de escala horizontal e escala vertical.
( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, a importância do relevo e da preservação dos mananciais hídricos.
( ) Para elaborar uma maquete, é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que se deseja.
a) V - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - V - F.

O planeta Terra passou por um conjunto de transformações, as quais são estudadas dentro de uma concepção de tempo geológico. O tempo geológico, se comparado com o tempo histórico (do homem), é mais longo e também mais abstrato. É importante que as crianças compreendam que essas modificações, ao longo do tempo geológico, são naturais.
Todavia, as ações do homem utilizando um conjunto de técnicas também provocaram transformações no espaço terrestre, as quais chegam a interferir nas transformações naturais. Sobre essas modificações de origem humana, com implicações negativas mais facilmente percebidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Explosões vulcânicas, abalos sísmicos e tufões e furacões.
( ) Desmatamentos e incêndios florestais de grandes proporções.
( ) Danos ambientais como a poluição da hidrosfera, atmosfera em solos por efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
( ) Danos ambientais nas geleiras polares, embora exista uma polêmica sobre o aquecimento global. Um grupo de cientistas defende a ideia da mudança de temperatura do planeta ser um fenômeno natural; outro grupo defende que as ações do homem através dos processos de industrialização e urbanização contribuíram para este fenômeno.
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

Desde o século XIX, a Geografia passou a fazer parte do contexto escolar, como disciplina. Sua função e objetivos, porém, foram alterando-se com o passar dos anos, sendo estes registrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Sobre esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- A disciplina de Estudos Sociais foi introduzida no currículo, substituindo as disciplinas de Geografia e de História, acontecimento preconizado pela LDB ? Lei nº 5.692.
II- A Geografia, a partir da LDB ? Lei 9.394, embora tenha passado por um processo de revitalização, precisaria ainda ser discutida e repensada.
III- Com a promulgação da LDB ? Lei nº 4.024, conforme a ideologia social da época, a Geografia não era significativa, então foi instituída a Educação Moral e Cívica.
a) I - II - III.
b) II - I - III.
c) III - I - II.
d) I - III - II.

As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico.
Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
a) Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
b) Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
c) Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
d) Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.

O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos.
Esta compreensão a respeito do espaço geográfico:
a) Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais.
b) Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar.
c) Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
d) Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade.

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme os PCN, os atuais 1º, 2º e 3º anos correspondem ao primeiro ciclo. As crianças estão ente 6 e 8 anos de idade. Nesta fase, a criança inicia sua leitura de mundo, e as atividades de geografia são fundamentais para apropriação de noções espaciais básicas e elementares, pois nesta fase os alunos já têm desenvolvido, principalmente se fizeram o pré-escolar, o espaço vivido, e estão na fase do desenvolvimento do espaço percebido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos que a criança deve dar conta ao concluir o primeiro ciclo:
	 a)
	Explorar temas direcionados à natureza e sua ligação com a sociedade, utilizando a paisagem local para a compreensão das transformações do espaço geográfico.
	 b)
	Contribuir na elaboração de conceitos geográficos quanto à orientação, à locomoção e à representação cartográfica.
	 c)
	Analisar pequenos textos sobre as paisagens apresentadas no livro didático, sem estabelecer relações com as paisagens do cotidiano.
	 d)
	Analisar as transformações ocorridas em lugares distantes através de mapas, a partir da realidade do aluno.
	2.
	A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação da realidade social, pensando o seu saber como uma arma desse processo. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza.
(    ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas.
(    ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural.
(    ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Devido ao avanço das tecnologias, os professores estão constantemente buscando formas de criar novas estratégias de ensino para os alunos. É uma tendência que a sala de aula torne-se um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atraia mais a atenção dos alunos. Com relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- A internet tem uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas, introduzindo maneiras inovadoras de ensinar.
II- O acesso à internet e aos aparelhos tecnológicos são práticas comuns aos jovens e, por isso, quando os estudantes percebem que os professores esforçam-se para adequá-las na sala de aula, identificam a insegurança dos professores ao utilizarem esses novos recursos.
III- Implementando as tecnologias na sala de aula, as explicações ganham mais vivacidade e dinamicidade, aumentando a atenção dos alunos.
IV- Ao inserir as tecnologias na sala de aula, o professor poderá incentivar seus alunos a compartilharem informações e qualquer dado ou notícia que tenha relação com o conteúdo estudado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	No final da Idade Média, início da Idade Moderna, o conhecimento geográfico teve um salto quantitativo e qualitativo, decorrente da ampliação do horizonte geográfico e da incorporação de um continente novo, a América, ao conjunto de conhecimentos da época. Sobre os fatores que favoreceram este processo, analise as seguintes sentenças:
I- Intensificação das grandes navegações e dos descobrimentos, com a catalogação das informações sobre os oceanos, climas, relevo, economia e cultura dos povos de outros lugares e continentes.
II- Elaboração de mapas com os percursos de rotas e principais entrepostos comerciais.
III- Apoio e financiamento das viagens e de expedições exploradoras por parte dos soberanos europeus. 
IV- O domínio cultural exercido pela Igreja Medieval, estimulando o estudo das letras, dos mapas e da arte sacra a profana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem. Nesse sentido, sobre o que a prática pedagógica inclusiva deve enfatizar, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade. 
II- A organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação e, consequentemente, realizar todas as atividades propostas sem dificuldades. 
III- O ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem. 
IV- A organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	A confecção de maquetes na concretização do ensino-aprendizagem da Geografia é muito importante, pois elas são um recurso muito interessante. Em relação ao uso de maquetes em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possibilita a representação de rios, estradas, áreas urbanas, rurais, entre outros.
(    ) Tem grande significado quando desprovida de objetivos determinados.
(    ) Permite uma visão tridimensional do espaço, aproximando o abstrato do real.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	Maquete é uma representação completa ou parcial em escala reduzida de um objeto. O uso da maquete no ensino da Geografia é um recurso didático importante, pois auxilia a compreensão de temas com elevado grau de dificuldade e abstração, além de promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual parcial ou total pela utilização do tato no processo de aprendizagem. Contudo, a construção de uma maquete só terá significado ao processo pedagógico se estiver vinculada a objetivos bem determinados, seja para a alfabetização cartográfica ou para a obtenção de conhecimentos geográficos. Com relação aos objetivos do uso de maquetes no contexto escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
(    ) Contribuir com o desenvolvimento da percepção e diferenciação de escala horizontal e escala vertical.
(    ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, a importância do relevo e da preservação dos mananciais hídricos.(    ) Para elaborar uma maquete, é necessário reservar alguns materiais ou mesmo optar pelo tipo de material que deseja utilizar, a aparência que se deseja.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	O planeta Terra passou por um conjunto de transformações, as quais são estudadas dentro de uma concepção de tempo geológico. O tempo geológico, se comparado com o tempo histórico (do homem), é mais longo e também mais abstrato. É importante que as crianças compreendam que essas modificações, ao longo do tempo geológico, são naturais. Todavia, as ações do homem utilizando um conjunto de técnicas também provocaram transformações no espaço terrestre, as quais chegam a interferir nas transformações naturais. Sobre essas modificações de origem humana, com implicações negativas mais facilmente percebidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Explosões vulcânicas, abalos sísmicos e tufões e furacões.
(    ) Desmatamentos e incêndios florestais de grandes proporções.
(    ) Danos ambientais como a poluição da hidrosfera, atmosfera em solos por efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
(    ) Danos ambientais nas geleiras polares, embora exista uma polêmica sobre o aquecimento global. Um grupo de cientistas defende a ideia da mudança de temperatura do planeta ser um fenômeno natural; outro grupo defende que as ações do homem através dos processos de industrialização e urbanização contribuíram para este fenômeno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	A geografia clássica ou tradicional era neutra e pragmática. Ao adotar a neutralidade pregada pelo positivismo, esta teve um papel para a sociedade e para o sistema capitalista, atendendo aos interesses capitalistas das classes dominantes na exploração dos recursos naturais do planeta. Desta forma, analise as sentenças a seguir:
I- Na escola geográfica alemã, a geografia servia para responder a duas necessidades básicas: a unificação do território alemão e a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações.
II- De modo geral, a escola geográfica francesa caracterizou-se pela acentuada preocupação racionalista, pela orientação ideográfica, pela posição política crítica, encoberta pela neutralidade científica e por dar grande importância à análise.
III- A escola geográfica britânica, fortemente ligada à Universidade de Cambridge e Oxford, sofreu grande influência da escola francesa no que tange aos estudos regionais.
IV- A escola geográfica soviética também sofreu influência da escola inglesa. Isso pode ser explicado pela proximidade geográfica dos dois países. Os soviéticos concentraram seus estudos na análise do clima e do solo, devido às condições rigorosas do clima e às dificuldades no desenvolvimento da indústria.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Desde o século XIX, a Geografia passou a fazer parte do contexto escolar, como disciplina. Sua função e objetivos, porém, foram alterando-se com o passar dos anos, sendo estes registrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sobre esses acontecimentos, analise as sentenças a seguir:
I- A disciplina de Estudos Sociais foi introduzida no currículo, substituindo as disciplinas de Geografia e de História, acontecimento preconizado pela LDB ? Lei nº 5.692.
II- A Geografia, a partir da LDB ? Lei 9.394, embora tenha passado por um processo de revitalização, precisaria ainda ser discutida e repensada.
III- Com a promulgação da LDB ? Lei nº 4.024, conforme a ideologia social da época, a Geografia não era significativa, então foi instituída a Educação Moral e Cívica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência dos acontecimentos:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	11.
	(ENADE, 2006) As relações sociais e afetivas são importantes no processo educativo e devem ser consideradas no planejamento pedagógico. Ao planejar uma aula de geografia, quais atividades deveriam ser priorizadas por uma professora de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento social e afetivo dos alunos?
	 a)
	Atividades em grupo que respeitem os pais e professores como autoridades máximas.
	 b)
	Atividades escolares: produzindo mapas coletivos e trabalho em equipe.
	 c)
	Atividades que enfatizem a expressão oral dos participantes.
	 d)
	Atividades individualizadas que estimulem a criatividade.
	12.
	(ENADE, 2005) O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos. Esta compreensão a respeito do espaço geográfico:
	 a)
	Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade.
	 b)
	Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar.
	 c)
	Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais.
	 d)
	Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina