Buscar

Relatorio Cristais Artificiais

Prévia do material em texto

Sumário
1.Introdução	3
2. Materiais e Reagentes	4
3.Procedimento	4
4.Resultados e Discussão	4
5.Conclusão	4
6.Referências	5
1.Introdução
Os minerais são sólidos homogêneos, com composição química definida, (mas geralmente não fixa), formados por diferentes processos naturais inorgânicos, que possuem um arranjo atômico ordenado.
A origem de um mineral está condicionada aos nutrientes (elementos químicos e suas quantidades) e às condições físicas (temperatura e pressão) reinantes no seu ambiente de formação. Assim sendo, minerais originados no interior da terra são geralmente diferentes daqueles formados na sua superfície. Os minerais formam-se pelo processo de cristalização, que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquido cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos cristalinos adequados formando o arranjo tridimensional ordenado.
Entre os processos de formação temos:
· Cristalização magmática: Na qual os minerais formados a partir da solidificação do magma (material líquido, em alta temperatura, geralmente de composição silicática). Sendo os magmas gerados a partir da fusão de rochas, seu resfriamento ocasiona a formação de muitos minerais.
Quando o magma começa a arrefecer, elementos químicos começam a formar ligações químicas e cristalizarem na forma de minerais (cristais). A cristalização não é total, isto é, não ocorre ao mesmo tempo e sim durante um longo intervalo de temperatura, originando minerais numa determinada sequência. A primeira etapa da cristalização consiste na formação de íons “embrionários”, que se crescerem e se agregam para formaram os núcleos (minúsculos cristais). Uma vez que o núcleo é estável, ele funciona como uma semente, ao qual o material vai aderindo, como o consequente crescimento do cristal.
· Precipitação a partir de soluções saturadas: É este o processo responsável pela precipitação de minerais a partir da evaporação. Considere uma solução aquosa, à medida que a água a concentração de sal torna-se tão alta que a solução é dita saturada - não pode mais conter sal. Se a evaporação continuar, o sal começa a precipitar, isto é, abandona a solução sob a forma de cristais.
É importante na formação das rochas sedimentares químicas, um processo que ocorre em ambientes evaporíticos em desertos e nas plataformas carbonáticas marinhas (depósitos de halita formam-se exatamente nessas condições). Este tipo de cristalização também ocorre a temperaturas mais elevadas, até poucas centenas de graus centígrados, quando soluções aquosas quentes, denominadas soluções hidrotermais, interagem com as rochas causando dissolução e reprecipitação de minerais. 
· Vapor: Condensação de Materiais rochosos em estado de vapor, os cristais se formam diretamente (sem passagem pelo estado líquido).
2. Materiais e Reagentes
Materiais 
· Béquer de 50 mL 
· Baqueta de vidro 
· Espátula 
· Placa de petri 
· Proveta de 50 mL 
Reagentes 
· 60 mL água destilada 
· 2 espátulas cheias de Sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4. 5H2O) 
3.Procedimento
Medir a água na proveta e colocar a água no béquer. Dissolver o Sulfato de Cobre completamente, colocar na placa de petri. Deixar “repousar” por duas semanas, até os cristais se formarem. 
4.Resultados e Discussão
Após duas semanas pudemos identificar a formação do mineral com um arranjo definido. Pelas observações feitas com auxílio de uma lupa chegamos à conclusão de que o mineral possui estrutura cristalina que se assemelha à Rhombohedral. Possui duas faces opostas paralelas e vértices agudos nas laterais.
5.Conclusão
O experimento cumpriu seu propósito ao possibilitar o estudo prático da formação de um cristal e a identificação do sistema cristalino que apresenta.
6.Referências
http://geomuseu.ist.utl.pt/JAZIGOS%20MINERAIS%202006/Termometria%20e%20Forma%E7%E3o%20de%20Minerais/Forma%E7%E3o%20dos%20minerais%202006.pdf
http://mw.eco.br/ig/cursos/Mineralogia2/01_Aulas_1e2.pdf 
https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/magma 
PRESS, F.; GROTZINGER, J.; SIEVER, R.; JORDAN, T. H. Para Entender a Terra. Tradução: MENEGAT, R. (coord.). 4a edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.
TEIXEIRA, Wilson. FAIRCHILD, Thomas Rich. TOLEDO, M. Cristina Motta de. TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra– 2a edição. Companhia Editora Nacional. São Paulo. 2009.
Questões:
1) Qual a diferença entre cristal e vidro?
No cristal há uma organização das partículas em um padrão tridimensional definido, formando uma estrutura com geometria definida e tendo pouca movimentação de partículas. É necessária uma formação lenta para que as partículas consigam se organizar.
No vidro não há estrutura ordenada, há uma movimentação maior das partículas. Essa estrutura se forma a partir do resfriamento rápido do material que impossibilita o arranjo das partículas de forma organizada.
2) O vidro pode ser produzido naturalmente?
Sim. É comum a formação de vidro vulcânico nas erupções de estratovulcões por exemplo.
3) Na natureza qual o nome desse mineral e suas características? 
É o mineral Calcocianita, possui estrutura cristalina Orthorhombic, dureza 3,5 na escala de Mohs. Sendo considerado extremamente raro este mineral é encontrado em Vesúvio, um vulcão ativo no golfo de Nápoles, Itália; e calcantila, e é responsável pela coloração azul do lago da gruta azul, localizada na chapada da Diamantina, Bahia.
Sua aplicação mais usual é como fungicida, é também usado como bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à água para evitar o crescimento de microrganismos, nomeadamente algas e fungos, e nas misturas para conservação de madeiras de construção, em tinturarias e como produto intermédio em várias indústrias.
5

Continue navegando