Buscar

Avaliação I Tópicos Especiais - FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648686) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A arte teve início desde os tempos da pré-história, onde eram desenhadas nas cavernas figuras com os acontecimentos que ocorriam naquela época. Nos dias de hoje, a arte apresenta um modelo de beleza, com variedades. Desses modelos, são feitas as práticas artísticas representadas não apenas pela pintura, mas também por teatro, monumentos, dança, gravuras, esculturas, músicas, literatura, entre outros. A arte se transformou em algo muito maior que apenas a arte da pintura, fez com que as culturas pudessem ser representadas pelo povo independentemente da distinção de raça e cor. Analise as afirmativas a seguir:
I- A arte na época da pré-história era apenas apresentação de figuras das suas necessidades.
II- A arte pode ser representada por diversas formas da cultura de uma nação.
III- Podemos dizer que a arte é apenas uma pintura que é colocada em um quadro.
IV- Podemos considerar que a arte é uma conexão entre o passado, presente e o futuro.
V- A arte pode ser considerada como uma cultura erudita, de conhecimento científico a partir dos conhecimentos acadêmicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia, quatro condições básicas são necessárias. Essas quatro condições mínimas para implantar um regime democrático são fundamentais para que haja a participação democrática de um povo em prol dos objetivos comuns do próprio povo. Sobre essas condições, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Direito dos cidadãos de escolherem governo por meio de eleições.
	 b)
	Eleições regulares.
	 c)
	Garantia de direitos de expressão.
	 d)
	Acesso à fonte única de informação sobre a ação de governos.
	3.
	O conhecimento de diferentes culturas pode favorecer o respeito à diversidade, além de promover uma vivência plena e a valorização de cada movimento cultural. Por outro lado, a identificação de um indivíduo exclusivamente com sua sociedade pode induzir à rejeição e ao preconceito de outras culturas. Como se denomina esse preconceito que cada cultura ou sociedade produz, ao mesmo tempo que procura incutir em seus membros à supervalorização de suas normas e valores peculiares em detrimento de outras culturas?
	 a)
	Positivismo.
	 b)
	Etnocentrismo.
	 c)
	Revolucionismo.
	 d)
	Neoliberalismo.
	4.
	O multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas, assim como o embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pelo respeito à diversidade. Sobre multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas convivendo de forma desarmônica.
(    ) O multiculturalismo é pluralista, porque as diferenças coexistem em um mesmo país ou região. 
(    ) Multiculturalismo implica na conquista de reivindicações das minorias ou grupos marginalizados, como os negros e índios.
(    ) No multiculturalismo há diálogo e convivência pacífica entre as culturas diversas. No entanto, esta coexistência pacífica significa negar as diferenças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Indireta.
	 b)
	Deliberativa.
	 c)
	Participativa.
	 d)
	Direta.
	6.
	A diversidade humana deveria ser um instrumento de unificação dos indivíduos, diferentemente das desigualdades sociais. Sem diversidade não há estímulos para pensar diferente, não há estímulos para pensar no princípio da equidade. Portanto, pensar diferente é o caminho para viver e compreender o sentimento solidário que devemos ter. Considerando o princípio da equidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somos iguais como indivíduos, pois somos iguais como seres humanos. A isso se dá o nome de equidade.
	 b)
	Somos iguais, idênticos, pois pertencemos à mesma espécie.
	 c)
	Somo únicos como indivíduos, mas pertencemos à mesma espécie, a espécie humana. No entanto, há seres humanos "superiores" ou "inferiores".
	 d)
	Somos únicos como indivíduos, e por isso somos diferentes, mas somos iguais como seres humanos.
	7.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	É notável que a humanidade vive um tempo de reflexão sobre seu modo de ver o mundo e a própria essência humana, tendo em vista, ao menos na intenção, superar as mazelas causadas pelas guerras, violência e desigualdade social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um horizonte de esperança para a humanidade:
	 a)
	Mudanças comportamentais são necessárias para promover a dignidade humana, por exemplo, continuar trabalhando individualmente, seguindo a lógica do mercado, produzir mais e mais.
	 b)
	A humanidade deve reconhecer que o diálogo pressupõe o reconhecimento individual, aspecto fundamental para promover a paz e uma vida menos prazerosa e esperançosa.
	 c)
	Na busca por um mundo melhor, a humanidade precisa ser mais humana, praticar o diálogo, que pressupõe o reconhecimento mútuo e desejar uma vida mais digna e prazerosa para todos.
	 d)
	Os parâmetros de mercado que visam o sucesso absoluto do indivíduo, devem ser os norteadores da humanidade, pois só assim conseguiremos progredir e garantir uma vida socialmente sustentável para todos.
	9.
	Quando se fala em inclusão educacional, é necessário uma mudança de mentalidade e de valores, a necessidade da conscientização humana e social, independentemente das raças, cor de pele, credo, poder aquisitivo fazem parte da sociedade. Segundo a Constituição Federal de 1988, propriamente dito no artigo 206, inciso I, o ensino será em ?igualdade de condições para acesso e permanência na escola?, ou seja, é a garantia do direito à educação e o acesso à escola. No que se refere à inclusão educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O acesso à educação é exclusivamente a diversidade humana nos demais grupos sociais, que devem ser separados pelo motivo das diversas culturas existentes e diferenças religiosas.
(    ) A inclusão social à educação não depende apenas das famílias, mas de todo o sistema educacional em si, desde o professor, escola e governo.(    ) A oportunidade de inclusão e o acesso às escolas são para todas as classes sociais.
(    ) As mudanças para a inclusão à educação não dependem apenas dos aspectos técnicos, mas da mudança no comportamento das pessoas, fazendo reflexões com toda a comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	No Brasil, a partir do governo Lula e da entrada do PT no comando do país, o terceiro setor ficou mais evidente. Tudo isso por conta da origem do partido, que surgiu de organizações sociais e por movimentos populares na época da ditadura. Os vínculos desse partido com os movimentos sociais influenciaram a supervalorização do terceiro setor, e colocou o segundo setor como agente social de destaque. No Brasil, é algo relativamente ?novo?, que começou a aparecer com mais frequência a partir da década de 60. No entanto, nos últimos anos, tem ganhado uma importância ainda maior e, principalmente, o apoio das empresas, que se mostram cada vez mais ligadas à responsabilidade social. No que se refere ao terceiro setor, analise as afirmativas a seguir:
I- Trabalho voluntário sem remuneração pelos serviços prestados.
II- Não possui importância com fins lucrativos, mas apenas para sobreviver e reinvestir os valores sobressalentes. 
III- A gestão não pode sofrer interferência externa. 
IV- Foi criado para criar empregos com salários altos e que pouco auxiliam a população na parte social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://terceiro-setor.info/>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais