Buscar

PORTIFOLIO PRONTO 2 SEMESTRE

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO
42 DESENVOLVIMENTO
42.1 Microeconomia e Macroeconomia
52.2 Metodos Quantitativos
62.2 Metodos Quantitativos
62.3 Etica, Politica e Sociedade
2.3 Ética, Politica e Sociedade
7 
8CONCLUSÃO
REFERENCIAS
9
10APÊNDICE – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados
11APENDICE
1 INTRODUÇÃO
O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do produto interno bruto – PIB. Ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacionais e internacionais, tendo uma produção e um comércio superaquecidos que fabricam e comercializam os mais variados produtos. Este trabalho tem a finalidade de estender de maneira objetiva fatos cotidianos existentes numa rede supermercadista incluído a Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, e uma analise sobre a Ética, Politica e Sociedade dentro do sistema empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
O Plano Real propiciou que redes estrangeiras investissem ou reinvestissem no Brasil, e nota-se que após a implantação do Plano Real houve um aumento na entrada de redes supermercadista estrangeira no país, evidenciando um aumento de concentração de mercado neste setor. Houve um aumento expressivo nos processos de fusões dentro do setor de supermercados em meados da década de 90, pelo motivo do Brasil oferecer grandes atrativos para o setor supermercadista. Outro fator primordial pra o crescimento é o desenvolvimento na área tecnológica. A tecnologia fez com que a gestão empresarial ficasse mais eficiente, gerando um conhecimento mais amplo sobre valores, produtos e negociações de mercado. Sendo assim as empresas adotam procedimentos pra gerar melhorias, como por exemplo, vendas das lojas menos rentáveis. O capital estrangeiro, no entanto adquiriu mais força a partir do ano de 1996 quando ocorreram os grandes processos de fusões com empresas estrangeiras, como o do Grupo Wal Mart que adquiriu empresas como Dosul, Zottis, Nacional, Econômico e Real, onde sua estrutura organiza-se em torno do oligopólio. Oligopólio é um sistema que faz parte da economia politica que caracteriza um mercado onde tem poucos vendedores e muitos compradores, em um oligopólio as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. 
Onde podemos citar: Oligopólio Concentrado (pequeno número de empresas no setor), oligopólio diferenciado, onde a disputa acontece devido à diferenciação do produto, havendo um esforço competitivo centrado em publicidade, comercialização e inovação, não sendo habitual, portanto, a concorrência em preços, oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).
No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas. Sendo que essas cotas podem ser Perfeitas e Imperfeitas. Perfeitas-cartel perfeito: todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista. É a chamada “solução de monopólio”.
Imperfeitas-cartel imperfeito: existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder. 
   
2.1 METODOS qUANTITATIVOS
Descrevem um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas. Que é formado por três colunas: 
MEDIDA DE TENDENCIA CENTRAL
Quando se trabalha com dados numéricos observa-se uma tendência destes de se agruparem em torno de um valor central. Isto indica que algum valor central é a característica dos dados e que o mesmo pode ser usado para representá-los.
Média- Mediana- Moda.
Médias: Aritmética - Geométrica - Harmônica
Separatrizes: Mediana - Quartis - Decis - Centis
Modas: Bruta - Czuber - King – Pearson
MEDIDA DE DISPERSÃO
As medidas de dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de afastamento dos valores observados em torno de um valor central. Elas indicam se um conjunto é homogêneo ou heterogêneo.
TECNICA DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA.
As técnicas probabilísticas asseguram com uma determinada margem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional a sua representação na população) todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta forma garante-se que os resultados obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com uma determinada margem de erro, para a população alvo.
Os procedimentos de amostragem probabilísticos devem cumprir quatro critérios:
· Deve ser possível definir o conjunto de amostras distintas que o procedimento é capaz de selecionar.
· Cada amostra possível tem uma probabilidade conhecida de seleção.
· As amostras são selecionadas por um processo aleatório no qual cada amostra tem a mesma probabilidade de ser selecionada.
· O método para calcular a estimativa deve conduzir a uma estimativa única para qualquer amostra especifica.
NUMERO-INDICE 
Os numeros-índices são medidas estatísticas usadas para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc.
Eles podem ser classificados como:
· Relativo (Relação) de Preço- Trata-se do número-índice mais simples. Relacionando-se o preço de um produto numa época (chamada época atual ou época dada) com o de uma época o (chamada básica ou simplesmente base) teremos um relativo de preço. Fazendo-se P t = preço numa época atual e Po preços na época-base. 
·  Relativo (Relação) de Quantidade- Assim como podemos comparar os preços de bens, podemos também fazê-lo em re1ação a quantidades, querem sejam elas quantidades produzidas, vendidas ou consumidas. Se fizermos q t= quantidade de um produto na época atual (época t) é qo = quantidade desse mesmo produto na época zero (básica).
· Relativo (Relação) de Valor- Se p for o preço de determinado artigo em certa época e q a quantidade produzida ou consumida desse mesmo artigo na mesma época, então, o produto p x q será denominado valor total de produção ou de consumo. Sendo p t e q t respectivamente, o preço e a quantidade de um artigo na época atual (t) e po e qo, o preço e a quantidade do mesmo artigo na época básica (0). 
· Índice de Laspeyres- O índice de Laspeyres constitui uma média ponderada de relativos, sendo os fatores de ponderação determinados a partir de preços e de qualidades da época básica, por conseguinte, no índice de Laspeyres, a base de ponderação é a época básica, dai a denominação método da época básica.
DEFLAÇÃO DE DADOS
A Deflação caracteriza uma diminuição relativamente longa do nível geral de preços numa zona económica. Isto significa nomeadamente que a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras. É o processo inverso a inflação. Corresponde à diminuição do Índice dos Preços no Consumidor (IPC). Está desconectada da evolução dos mercados financeiros.
2.3 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.
A revolução das tecnologias de informação e comunicação não tem contribuído somente na modificação da economia mundial. Ela tem gerado consequentemente mudanças culturais, alterando hábitos, comportamentos e valores éticos. Quando o assunto é Ética, Politica e Sociedade divide opiniões, principalmente quando é tratado no meio empresarial. Onde existe uma serie de condutas éticas que podem ser estabelecida na ética empresarial, tanto na relação empresa com o consumidor, como: Preços, produtos (diferenciação), propaganda, inovações. Quanto à relação empresa com colaborador, tornando o ambiente umlocal onde os funcionários sintam-se a vontade pra desempenhar seu trabalho de uma forma ética dentro do contexto social. A globalização envolve elementos de produção e comercialização, relacionando-se a economia e as finanças. Já na planetarização, por sua vez é caracterizada pela influencia politica, que é o resultado do desenvolvimento tecnológico e de processamento de informação. 
CONCLUSÃO
Foi visto no inicio do trabalho um estudo de microeconomia e macroeconomia, fazendo uma analise das variantes dos agentes da economia, compreendemos que a macroeconomia estuda a economia como um todo. E a microeconomia estuda as escolhas feitas pelos agentes econômicos e a maneira que essas escolhas afetam o mercado. No processo de método quantitativo coletamos, analisamos e interpretamos estáticas da economia do setor supermercadista que tende a variar constantemente. E como o setor empresarial analisa isso de uma forma ética, fazendo com que contribua de maneira positiva pra sociedade.
REFERÊNCIAS
http://www.agas.com.br/site/default.asp
http://www.federasul.com.br/Default_02.asp
http://www.scp.rs.gov.br/atlas/
CASTANHEIRA, Nelson. P. Metodos Quantitativos. 2. Ed. Editora IBPEX DIALOGICA.
 APÊNDICES
Tabela Do PIB do RS (1994-2005)
ANOS PIB TAXAS DE CRESCIMENTO %
 Total Per Capita Total Per Capita
1994 31.129 3.298 5,2 4,1
1995 53.653 5.624 -5,0 -6,0
1996 63.263 6.564 0,5 -0,5
1997 69.221 7.006 6,1 3,5
1998 70.542 7.063 -0,5 -1,6
1999 75.450 7.441 3,0 1,4
2000 85.138 8.302 4,4 3,2
2001 94.084 9.071 3,1 1,9
2002 104.451 9.958 1,1 -0,1
2003 128.040 12.071 4,8 3,6
2004 150.121 13.995 3,0 1,8
2005 152.714 14.081 -4,8 -5,8
 22,7 5,7
DADOS ATUAIS:
Ranking de 2013 dos 10 maiores supermercados do estado do Rio Grande do Sul
1º Walmart (Porto Alegre)
2º Companhia Zaffari (Porto Alegre)
3º Unidasul (Esteio)
4º Peruzzo (Bagé)
5ª Imec (Lajeado)
6º Supermercado Guanabara (Rio Grande)
7º Asun (Gravatai)
8º Rede Vivo (Santa Maria)
9º Master ATS (Erechim)
10º Comercial Zaffari (Passo Fundo).
ADRIELE RAMOS DOS SANTOS
estrutura de mercado do setor supermercadista
Simões Filho
2014
ADRIELE RAMOS DOS SANTOS
estrutura de mercado do setor supermercadista
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Politica e Sociedade e Seminários.
Orientador: Prof. Regina Lucia Sanches Malassise, Marcelo Caldeira Viegas, Wilson Sanches e Sebastião de Oliveira.
Simões Filho
2014

Continue navegando