Buscar

Trabalho 1 Administração

Prévia do material em texto

Nome: Valdemar Nascimento do Carmo Júnior 
Disciplina: Administração
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. A administração envolve áreas como: empresa, esportiva, financeira, hoteleira, rural, produção, hospitalar, dentre outras.
O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
· Setor primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias. 
· Setor secundário: atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.
· Setor terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista. O setor terciário também requer qualidade e grande quantidade de mão de obra. Alguns exemplos de empresas do terceiro setor são bancos, escolas, hospitais, telecomunicações, agências de turismo, etc. Quanto mais elevado o nível do terciário, mais a população recebe uma variedade de serviços.
Já relacionado ao agronegócio esses 3 setores podem ser divididos como: primário onde temos os produtores rurais agricultores e pecuaristas, secundário com as agroindústrias e fabricantes de insumos e o terciário com transportadoras, distribuidores e comerciantes de produtos agrícolas.

Continue navegando