Buscar

Simulado AV1 Direito Civil III

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CIVIL III   
	Aluno(a): IGOR GABRIEL NASCIMENTO RODRIGUES
	201512562556
	Acertos: 2,0 de 2,0
	18/03/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201514923011)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a formação e interpretação dos contratos, podemos afirmar:
		
	
	No caso de contrato de adesão firmando tendo como partes duas pessoas capazes, agindo no exercício de sua atividade profissional, é válida a cláusula de renúncia antecipada do aderente, mesmo quando se trate de direito resultante da natureza do negócio.
	
	Somente quando evidenciada uma relação de consumo, é possível sustentar o princípio da interpretação mais favorável ao aderente, em sede de contrato de adesão.
	 
	Pode-se dizer que as regras de interpretação dos contratos previstas no CC/2002 dirigem-se primeiramente às partes, que são as principais interessadas em seu cumprimento. Não havendo entendimento entre as partes do exato alcance da avença e do sentido exato por elas assinado, a interpretação deverá ser realizada pelo juiz.
	
	Na estipulação em favor de terceiro, o estipulante não pode reservar-se do direito de substituir o terceiro designado no contrato, dependendo este, da anuência do terceiro beneficiado e da do outro contratante.
	
	Deixa de ser obrigatória a proposta se feita sem prazo a pessoa presente e não foi imediatamente aceita. Não considera-se presente a pessoa que contrata por telefone ou outro meio de comunicação semelhante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201514923546)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O comprador de um determinado bem com vícios ou defeitos ocultos, mas que sejam de fácil constatação, que o tornem impróprio ao uso a que é destinado, ou lhe diminuam o valor, poderá requerer a redibição ou abatimento no preço:
		
	
	No prazo de 1 ano, contato da entrega efetiva e se já estava na posse o prazo será de 3 meses;
	
	No prazo de 1 ano contato da entrega efetiva;
	
	No prazo de 60 dias se a coisa for móvel e de 6 meses se for imóvel;
	 
	No prazo de 30 dias se a coisa for móvel e de um ano se for imóvel, contato da entrega efetiva;
	
	No prazo de 90 dias se a coisa for móvel e de 6 meses se for imóvel, contados da entrega efetiva da coisa;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201514922980)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FGV - 2014 - DPE/RJ - Técnico Superior Jurídico) Fabrício ofereceu verbalmente uma mesa usada a Eduardo, pelo preço de trezentos reais, pagamento à vista, em dinheiro. Eduardo respondeu positivamente. É correto afirmar que o contrato:
		
	
	Não foi celebrado, porque não houve a entrega do bem.
	
	Foi celebrado, mas é rescindível até a entrega da mesa.
	
	Não foi celebrado, porque não houve formalidade essencial à venda.
	 
	Foi celebrado, pois houve proposta e aceitação.
	
	Foi celebrado, mas é ineficaz até a entrega da mesa.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201514923938)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Joana, comerciante, celebra verbalmente com Sapatos e Acessórios Ltda. contrato de compra e venda de lote contendo 105 (cento e cinco) pares de sapatos, no valor total de R$ 4.000,00. Recebidos os sapatos, Joana começa a revendê-los em sua loja, mas percebe que os 6 (seis) primeiros pares vendidos apresentaram defeito (quebra do salto), sendo devolvidos pelos consumidores. Diante desse cenário, é correto afirmar que:
		
	
	O contrato encontra-se maculado por erro substancial quanto à qualidade essencial do objeto, podendo Joana postular sua anulação, com o retorno à situação original;
	
	Se trata de vício do produto, regulado pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo garantido a Joana pleitear, à sua escolha, a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou o abatimento proporcional do preço;
	 
	Se trata de vício redibitório, regulado pelo Código Civil, podendo Joana redibir todo o lote, não se sujeitando ao mero abatimento no preço dos sapatos que, comprovadamente, apresentaram vício oculto;
	
	O vício que atinge a relação é o erro, vez que houve falsa percepção da realidade, mas Joana não poderá postular a anulação do contrato, pois, sendo comerciante experiente, deveria conferir as mercadorias antes de efetuar a compra, sendo tal erro inescusável.
	
	Se trata de vício redibitório, regulado pelo Código Civil, e Joana poderá devolver os 6 (seis) pares de sapatos defeituosos, com o abatimento proporcional do preço, mas não poderá redibir todo o lote, considerando o baixo percentual de pares de sapatos que apresentaram defeito, a atrair a incidência do art. 503 do Código Civil, segundo o qual, ¿nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas¿;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201514922792)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação aos contratos e sua formação, estão correto afirmar que:
		
	
	a aceitação da proposta de contrato com adições, não importará nova proposta.
	
	o contrato é formado, mesmo se a resposta do policitado chegar após o prazo estabelecido pelo policitante, que o dispôs expressamente como condição para o negócio jurídico.
	
	considera-se celebrado o contrato no domicílio do policitado.
	
	os contratos entre ausentes aperfeiçoam-se desde a expedição da aceitação, sem exceção.
	 
	o contrato não se aperfeiçoa, se a retratação do aceitante chegar antes da aceitação ou com esta.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201514922989)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Procurador MPTC/SC - 2014- FESEPE) Assinale a alternativa que não está de acordo com o disposto no Código Civil:
		
	
	É lícito às partes estipular contratos atípicos.
	
	A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.
	
	Se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal terão função unicamente indenizatória.
	 
	O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de três meses se a coisa for móvel, e de três anos se for imóvel, contado da entrega efetiva.
	
	Se, por ocasião da conclusão do contrato, uma parte der à outra, a título de arras, dinheiro ou outro bem móvel, deverão as arras, em caso de execução, ser restituídas ou computadas na prestação devida, se do mesmo gênero da principal.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201515741365)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FAUEL - 2018) Assinale a alternativa correta, a respeito dos contratos: 
		
	
	A oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, ainda que o contrário resulte das circunstâncias ou dos usos.
	
	Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa falecida.
	
	Na estipulação em favor de terceiro, o estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, exceto se houver oposição do outro contratante.
	
	Na evicção tem direito o evicto a receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu, salvo no caso de cláusula de exclusão da garantia contra a evicção.
	 
	O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201514923009)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	As cláusulas gerais consistem em expressões semânticas relativamente vagas, princípios e máximas que compreendem e recepcionam a mais variada sorte de hipóteses concretas de condutas tipificáveis, já que consistem em normas abstratas.
	
	A boa-fé no contrato consiste não só em principio, mas em cláusula geral.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	 
	O texto do Código Civil contempla cláusulas gerais, as quais conferem ao sistema jurídico flexibilidade e capacidade de adaptação à evolução do pensamento e do comportamento social e importam em avançada técnica legislativa de enunciados, pela delimitação e precisão de seu conteúdo.
	
	A função social do contrato consiste não só em principio, mas emcláusula geral.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201514923203)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa incorreta
		
	
	A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir
	 
	O antigo sistema contratual era baseado no princípio da boa-fé objetiva e da possibilidade de relativização.
	
	O novo código Civil é uma tentativa de reeducação dos envolvidos contratuais através de deveres de conduta obrigatórios, nascidos através de modernos princípios e imperativos éticos
	
	A maneira de provar o vínculo contratual é livre, baseado no livre convencimento do juiz.
	
	A boa-fé objetiva serve como parâmetro para analisar o abuso de Direito, pois comete ato ilícito aquele que, ao exercê-lo, excede manifestadamente os limites ditados pelo fim econômico e social do contrato
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201514924114)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os contratos podem ser conceituados como sendo "negócio jurídico bilateral ou plurilateral que visam à criação, modificação ou extinção de direitos e deveres com conteúdo patrimonial" (Tartuce, Direito Civil 3 - Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie). Levando em consideração o conceito sobre contratos acima proposto, é correto afirmarmos que:
		
	
	Os efeitos dos contratos estabelecidos no conceito de Tartuce são sempre estendidos a terceiros.
	
	O conceito de contrato acima proposto revela uma visão pós-moderna ou contemporânea dos contratos.
	
	O direito privado civil brasileiro admite como categoria jurídica contratual a figura dos autocontratos (contrato consigo mesmo).
	
	O contrato da atual realidade nacional surge da necessidade de dirigir os pactos para a realização e finalidades que atendam aos interesses da coletividade, ensejando uma visão clássica ou tradicional dos contratos.
	 
	É imperioso concluir ser o contrato um negócio jurídico considerado por sua importância uma das principais fontes das obrigações. Revestindo-se como instituto patrimonial do direito privado.

Continue navegando